terça-feira, 28 de julho de 2009

empreendedorismo e nichos de mercado

Precisamos mudar a nossa cultura e visão, em relação no que é ensinado no currículo escolar, dando ênfase em formar pessoas para o mercado de trabalho, para se tornarem empregado.

Dar condições e treinamento mostrando, dando toda a orientação, ensinando o caminho, as maneiras, de como se tornar um empresário e empreendedor.

Para gerar empregos e não ter que procurar um emprego.
Por falta de experiência
Por falta de observação
Falta de curiosidade
Medo de ariscar
Falta de capital
Não sabem como conseguir estas linhas de crédito,bancos,através do SEBRAE, linhas de crédito do governo, outros.

Profissionais que tenham experiências no mercado.
Comercio e serviços, passando os seus conhecimento, e dicas, orientando o aluno para a escolha de uma futura profissão, para montar a sua própria empresa.
Despertar neste futuro profissional a garra de criar a sua micro, ou pequena empresa,escolhendo atividade que gostaria de trabalhar, mostrando através de filmes, visitas em empresas,criando trabalhos em equipes para desenvolverem pesquisas e planejamento de como criar uma micro empresa em varias atividade do mercado.
Nas áreas de produtos e serviços
São varias as oportunidade de se conseguir identificar este mercado.
Quando você sente a necessidade de um determinado tipo de produto ou serviço.
Nota que poderia resolver aquele problema se muda-se a maneira, o atendimento personalizado, jeito, rapidez.Melhorar aquele produto no formato, tamanho.
Serviço ser mais rápido, com melhor acabamento, design.
Formato,tamanhos diferenciados,pessoas de poder aquisitivos maior ou menor.
Deficientes físicos com necessidades especiais, o que o mercado de produtos e serviços, poderia melhor e facilitar as suas vidas.
Pessoas obesas quais são as suas necessidades de produtos e serviços
Pessoas de altura acima de dois metros necessitam de produtos e serviços.
Dar aos alunos uma visão geral de com ser um empreendedor no mercado brasileiro.
E também pensando no mercado externo, visando a exportação de seus produtos e serviços.
Tendo uma visão mercadológica, encontrando parceiros e cooperativas. Cursos com assessoria de consultores especializados, em orientar cada etapa deste empreendimento.
O professor da disciplinas, deve organizar vários grupos, de 3 a 5 alunos, para formar os grupos.
Cada elemento do grupo, deve dar sugestões, em que área querem criar uma empresa, relacionado com criação de novos produtos ou serviços.
Após o grupo ter se definido, em que seguimento irão criar a empresa, se é relacionado com um tipo de serviços.
Ou uma empresa, ou industria, para desenvolvimento de um novo produto, a ser lançado no mercado.
Os alunos do grupo devem começar as pesquisas, em cima do tema que escolheram.
Sair a campo recolhendo informações, sobre o que irão fazer no trabalho.
O professor da disciplinas, deve organizar vários grupos, de 3 a 5 alunos, para formar os grupos.
Cada elemento do grupo, deve dar sugestões, em que área querem criar uma empresa, relacionado com criação de novos produtos ou serviços.
Após o grupo ter se definido, em que seguimento irão criar a empresa, se é relacionado com um tipo de serviços.
Ou uma empresa, ou industria, para desenvolvimento de um novo produto, a ser lançado no mercado.
Os alunos do grupo devem começar as pesquisas, em cima do tema que escolheram.
Sair a campo recolhendo informações, sobre o que irão fazer no trabalho.

Poderão usar como modelo, a empresa que as pessoas da família trabalhão, o pai ou a mãe, irmãos etc.
Tanto na área de serviços, ou de fabricação de produtos.
Ou tentar criar a sua própria empresa de serviços. Ou de criação de novos produtos.
Usando toda a imaginação do grupo, procurando fazer para o mercado, produtos e serviços diferenciados.
Criando os produtos e serviços utilizando tudo que o grupo não encontrar dentro do mercado de produtos e serviços.
Lançamento de novos produtos e serviços, com apresentação destes produtos ou serviços, como se fosse a sua empresa.
Apresentando o trabalho para os outros grupos, mostrando todo o trabalho com apresentação de como funciona a empresa.
Quais são os profissionais que representam a empresa e suas funções de cada elemento, como foi feito o planejamento e a elaboração do trabalho, mostrar o produto ou serviços de cada grupo.
Como pretendem colocar no mercado,qual é a estratégia de venda destes produtos, ou serviço.
Quais os mercados que pretende vender, interno ou externo ou os dois.
Estes produtos ou serviços, qual é o custo de fabricação deste produto.
Matérias prima utilizadas para a fabricação do produto.
Criar marca e logotipo do produto ou serviço.
Qual é o publico alvo, que deve consumir este produto ou serviço, que faixa de idade prefere este produto.Realizar pesquisa na rua, ou com os próprios colegas.
Descrever a empresa, como é esta empresa, quantos funcionários tem,localização,metragem quadrada,fotos da empresa, imagens,poderá ser tirada da internet ou de uma empresa ou construção qualquer, para dar mais realidade no trabalho.
Poderá ser colocado imagens e som, musica de fundo para a apresentação do trabalho. O grupo poderá se vestir a caráter como empresários, se for do interesse do grupo.
O produto pode ser feito de isopor, massa,ou qualquer tipo de produto, para demostrar a criatividade, desenho etc.
trabalho vai valer como se fosse a nota da prova.
Poderá ser um trabalho para cada nota de prova, com temas diferentes, para despertar maior interesse dos grupos
Ou poderá ser um só trabalho semestral ou anual. depende do conteúdo do projeto a ser feito de cada grupo.
Se abrangência do trabalho for nos moldes desta proposta, poderá ser um trabalho semestral.
Se o professor quiser dar mais ênfase, com maior complementação, poderá ser anual dando maior abrangência no trabalho, utilizando vários programas de computação, para dar maior realidade na criação e desenvolvimento de produtos.
Fazendo o produto ou serviço ser mais profissional, usando todas as ferramentas de marketing.Fazendo uma pesquisa nestas
áreas de grande abrangência nos mercados de produtos e serviços.
É só pesquisar nas bibliotecas da cidade, nos colégios, ou faculdades, nos sebos etc.

Nenhum comentário: