segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dicas: para demonstração de produtos

Dicas: para demonstração de produtos

Não demonstre sentimentos negativos ou insegurança

Não demonstrar nem uma reação de excitamento

Jamais transmitir embaraço, nervosismo, falta de domínio, lentidão ou ansiedade.

Aja de maneira cordial e amistosa

Certifique-se de que todos os equipamentos e materiais estejam em plena funcionalidade, canetas, blocos, computador etc.

Nunca mendigue uma venda

Solicite a aprovação do pedido

Procure evitar todos os tipos de interferências de terceiros, chamadas telefônicas etc.

Conduza a conversa de maneira que o cliente potencial pense, como se já fosse o possuidor do produto.

Deixe o talão de pedidos em lugar de fácil acesso, bem antes do fechamento.

Nunca prometa qualquer coisa, nada que não seja verdadeiro ou que não dependa de você.

Vendedor tem que ter plena convicção quanto às informações do produto, preço, prazo, fazer apresentação no momento adequado. Jamais precipitadamente.

Saber trabalhar a comunicação não verbal:

Linguagem não verbal positiva

Acenar com a cabeça, olhos, tranqüilidade facial,

Ficar atento a todos os detalhes da comunicação não verbal emitidos pelo cliente.

Comunicação verbal favorável de concordância.

Não tagarelar, ouça mais.

Não apresentar excesso de alternativas, isto confunde o cliente que terá dificuldade em decidir.

Usar argumentos convincentes.por ex: este telefone possui teclas e, por isto, você pode marcar os números com maior rapidez e precisão.

Fazer considerações de como este produto irá beneficiar a sua vida.

Questionamento direto sobre o que ocorrera depois da negociação.

Prazo de entrega

Formas de pagamento

Garantias, etc.

O vendedor precisa identificar qual a real necessidade do produto

Ex: produto maquilagem necessidade beleza.

É preciso estar atento às idéias, conceitos e percepções do cliente.

Não cansar o cliente com excesso de detalhes técnicos.

Estar atento a tudo aquilo que a pessoa diz.

Nunca interrompa o que a pessoa esta dizendo. Isto é falta de respeito.

O cliente precisa estar ciente de todas as vantagens e benefícios que a aquisição do produto irá lhe proporcionar. (O conhecimento é fundamental)

Fechamento

É o momento da conclusão onde se dá a tomada de decisão por parte do cliente.

Estar atento para identificar o momento exato é de extrema importância.

Fatores importantes do fechamento

Caso o vendedor não tenha executado um bom trabalho nas fases antecedentes poderá sentir dificuldade nas suas tentativas de fechamento.

Dicas para o fechamento

Não fazer o fechamento uma cerimônia senão acabará por atemorizar o comprador!

Acompanhamento e manutenção após venda.

Marketing de relacionamento entre cliente e vendedor.

Reações do cliente nas etapas de venda.

São 4 tipos de reações por parte do cliente.

Aceitação, indiferença, dúvida, objeção.

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