segunda-feira, 21 de abril de 2008

Negociação e vendas

Negociação e vendas

O verdadeiro vendedor não é um vencedor, no sentido de alguém que enxerga a negociação como uma batalha que precisa ser vencida. Não há vencedores numa venda, apenas partes satisfeitas com o ganho do conjunto. Se o ganho for apenas de quem vende, não foi um bom negócio, pois provavelmente será o último.

Características Empresariais Pessoais

Capacidade de realizar

Buscar oportunidades e ter iniciativa

Ser persistente

Exigir eficiência e qualidade

Cumprir Contratos de Trabalho

Correr Riscos

Capacidade de planejar

Definir metas

Buscar Informações

Conceituação Negociação

Ética na Negociação

Conceituação vendas / vendedor

Não há nenhum setor nas empresas tão intimamente ligado ao lucro, que é o grande objetivo delas. Os vendedores estão criando um novo perfil a ser levado em conta na hora da contratação de um profissional de venda..Para saber vender e atingir os resultados esperados precisamos de um profissional altamente capacitado, com um perfil diferenciado para o mercado. Além da formação universitária excelente capacidade de comunicação, boa aparência e negociação, é preciso ter o dom de vender, acima de tudo amor pelo que faz.

Não adianta o vendedor ter uma boa história, uma boa idéia se ele mesmo “não se compra”.

Conceituação cliente / consumidor / usuário

O objetivo da negociação é atingir o fechamento do processo de vendas com total ética na negociação. Para que isto aconteça é fundamental conhecer o perfil do publico alvo, saber exatamente quem são os clientes, consumidores, usuários.

Cliente

São os que pagam pelo produto, mais não necessariamente serão os consumidores.

Consumidores

São os que pagam e também irão consumir os produtos adquiridos.

Usuários

São aqueles que não pagam, mas serão os beneficiados, ou seja, irão consumir os produtos adquiridos por um cliente.

É fundamental conhecer o publico alvo, cliente, consumidor e usuário, para direcionar o produto e usar as estratégias adequadamente em todas as etapas do processo de vendas.

Etapas de um processo de vendas

Prospecção de cliente

Prospect é o próprio cliente já identificado

Os vendedores podem qualificar os clientes potenciais por meio de:

Interesses, poder de decisão na hora da compra, exame de sua situação financeira, volumes de negócios, exigências especiais etc.

Pré-abordagem:

Os vendedores devem estudar o máximo possível o perfil do seu cliente.

Inicialmente o vendedor deve saber como saudar o comprador para obter um bom começo de relacionamento. DEVE ESTAR PREPARADO PARA:

Usar a cortesia

Evitar distração

Não interromper o cliente

Olhar diretamente em seus olhos.

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