Negociação e vendas
O verdadeiro vendedor não é um vencedor, no sentido de alguém que enxerga a negociação como uma batalha que precisa ser vencida. Não há vencedores numa venda, apenas partes satisfeitas com o ganho do conjunto. Se o ganho for apenas de quem vende, não foi um bom negócio, pois provavelmente será o último.
Características Empresariais Pessoais
Capacidade de realizar
Buscar oportunidades e ter iniciativa
Ser persistente
Exigir eficiência e qualidade
Cumprir Contratos de Trabalho
Correr Riscos
Capacidade de planejar
Definir metas
Buscar Informações
Conceituação Negociação
Ética na Negociação
Conceituação vendas / vendedor
Não há nenhum setor nas empresas tão intimamente ligado ao lucro, que é o grande objetivo delas. Os vendedores estão criando um novo perfil a ser levado em conta na hora da contratação de um profissional de venda..Para saber vender e atingir os resultados esperados precisamos de um profissional altamente capacitado, com um perfil diferenciado para o mercado. Além da formação universitária excelente capacidade de comunicação, boa aparência e negociação, é preciso ter o dom de vender, acima de tudo amor pelo que faz.
Não adianta o vendedor ter uma boa história, uma boa idéia se ele mesmo “não se compra”.
Conceituação cliente / consumidor / usuário
O objetivo da negociação é atingir o fechamento do processo de vendas com total ética na negociação. Para que isto aconteça é fundamental conhecer o perfil do publico alvo, saber exatamente quem são os clientes, consumidores, usuários.
Cliente
São os que pagam pelo produto, mais não necessariamente serão os consumidores.
Consumidores
São os que pagam e também irão consumir os produtos adquiridos.
Usuários
São aqueles que não pagam, mas serão os beneficiados, ou seja, irão consumir os produtos adquiridos por um cliente.
É fundamental conhecer o publico alvo, cliente, consumidor e usuário, para direcionar o produto e usar as estratégias adequadamente em todas as etapas do processo de vendas.
Etapas de um processo de vendas
Prospecção de cliente
Prospect é o próprio cliente já identificado
Os vendedores podem qualificar os clientes potenciais por meio de:
Interesses, poder de decisão na hora da compra, exame de sua situação financeira, volumes de negócios, exigências especiais etc.
Pré-abordagem:
Os vendedores devem estudar o máximo possível o perfil do seu cliente.
Inicialmente o vendedor deve saber como saudar o comprador para obter um bom começo de relacionamento. DEVE ESTAR PREPARADO PARA:
Usar a cortesia
Evitar distração
Não interromper o cliente
Olhar diretamente em seus olhos.
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