sábado, 25 de agosto de 2012

REFORMA NO SISTEMA DE ALIQUOTAS PARA COBRANÇA DE VEICULOS USADOS. CONFORME O ANO DE FABRICAÇÃO DOS CARROS USADOS,

Prezado Senhor Israel,

Recebemos sua mensagem e informamos que sua manifestação foi registrada e será encaminhada aos deputados federais e às comissões da Câmara dos Deputados.

Este serviço é um canal aberto à sociedade. Utilize-o sempre que necessário.

Colocamo-nos sempre à disposição e agradecemos o contato.

Central de Comunicação Interativa/Câmara dos Deputados

Disque-Câmara 0800-619619

MMT02



De: israel.tagliari@yahoo.com.br [mailto:israel.tagliari@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de agosto de 2012 13:08
Para: Central de Comunicação Interativa/SECOM
Assunto: FALE CONOSCO - DB69102805468

FALE CONOSCO - DB69102805468 - legislacao
Ação: Sugerir
Nome: israel tagliari
E-mail: israel.tagliari@yahoo.com.br
Telefone: (41) 99901599
Cidade: ctba-PR
Logradouro:
Complemento:
Número:
Bairro:
CEP:
Mensagem: REFORMA NO SISTEMA DE ALIQUOTAS PARA COBRANÇA DE VEICULOS USADOS. CONFORME O ANO DE FABRICAÇÃO DOS CARROS USADOS, COM BASE EM TABELAS DE MERCADO QUE DEVEM SER COMPARADAS COM O VALOR DE CADA ESTADO E DE CADA CIDADE DENTRO DE UM VALOR REAL DE MERCADO, DEPENDENDO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO VEICULO NO MOMENTO DA VENDA E NÃO NO PREÇO DE TABELA NACIONAL QUE É UTILIZADO FIP. QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É O VALOR REAL DE MERCADO E É COBRADO MUITO ACIMA DO VALOR DO VEICULO. ALGUMAS DESTORÇÕES DOS VALORES COBRADOS ACIMA DO PREÇO DO MERCADO E QUEM FICA SEMPRE PREJUDICADO É O CONSUMIDOR, QUE NÃO TEM COMO RECORRER DO QUE É COBRADO A MAIS E SIMPLESMENTE TEM QUE ARCAR COM O PREJUIZO SEMPRE TODOS OS ANOS, COM ESTA COBRANÇA ENDEVIDA QUE É UM ESTELIONATO SOBRE AS PESSOAS SEM DIREITO A RECLAMAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO QUE É PAGO SOBRE OS VALORES COBRADOS SEMPRE A MAIS DO VALOR DE MERCADO. 1*- A BASE DE CALCULO É FEITO PELA TABELA FIP DO ANO ANTERIOR AO DO IMPOSTO DE IPVA. E CADA ANO OS VEICULO TEM UMA PERDA E NÃO É CONSIDERADA ESTA PERDA DO VALOR DE MERCADO QUE É EM MÉDIA DE 10% A 20% DEPENDENDO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO VEICULO. 2*- Cada cidade e região que tem um valor diferente de mercado e varia muito e também depende de que estado o veiculo esta sendo negociado no duplo sentido. A porcentagem da alíquota deve ser considerada e cobrada conforme o ano do veiculo se tem 3 anos de uso deve ser 2.5% se o veiculo tem de 4 a 10 anos de uso 1.5 % de 11 anos a 15 anos 0.8 % , acima de 16 anos deve ser isento. Somente o seguro obrigatório deve ser cobrado. 3*- Veículos usados que são cobrados valores bem acima do valor de mercado que chegam de 5 mil a 8 mil o IPVA fica acima do valor de mercado e ainda é cobrado uma alíquota de 2.5% com mais de 10 a 12 anos de uso. Vou dar um ex: um Alfa Romeu 156 ano de fabricação 2.000 importado com 12 anos de uso que o valor de mercado é de 22 mil a 25 mil no mercado e na tabela Fip que ainda depende do estado de conservação para valer estes preço, tem dois modelos que tem o valor de mercado não atualizado um modelo é 26 mil e o outro é 50 mil. E o preço lançado no IPVA é de 30.721,00 com alíquota de 2.5 % que chega R$ 770,00 para pagamento do IPVA de 2012. È cobrado mais de 8 mil a mais do valor de mercado no IPVA de 2012 e isto sem contar os anos anteriores que foram cobrados com os valores bem mais altos e quem fica com o prejuízo é o consumidor que não adianta reclamar na receita estadual e no DETRAN e nem nos PROCON. Que não resolve nada que alegam não ser de sua competência e o contribuinte continua no prejuízo e sem poder reclamar que esta sendo explorado e obrigado a pagar sem direito algum e a única maneira é uma mudança nas leis para que a população deixe de ser prejudicada for falhas humanas e distorções nos valores cobrados a mais dos contribuintes e nos lançamentos lançados de informações incompletas para o sistema que faz a cotação dos valores equivocados.Que quem paga é o povo. 4*- Grande parte dos veículos neta tabela permanecem com valor desatualizados por não ter sido lançados os preço atualizados principalmente dos veículos usados importados e nacionais. E novamente o consumidor é prejudicado, pois o valor atribuído é do ano anterior ao lançamento do IPVA , que no valor cobrado o veiculo já teve sua desvalorização em 10%. O seu valor de mercado é bem a baixo do valor que esta na tabela do ano anterior da cobrança do imposto de IPVA. E também muitas vezes o modelo do veiculo não esta na tabela e é cobrado por o modelo mais alto no exemplo citado acima do importado Alfa.
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