terça-feira, 28 de julho de 2009

Visão de marketing e suas ferramentas

A pouca experiência que só o tempo pode formar bons profissionais, deixa uma laguna imensa entre oportunidade e a criatividade de muitas pessoas que deixam de mostrar o seu talento, em vários segmentos de mercado e serviços.
Nas artes, esporte, musica, política, comercio, social, no 3º setor, reciclagem de pessoas, consultoria, na arte de ensinar, outros.

Porque ?
A mentalidade dos políticos, do governo e dos mestres da arte de ensinar não conseguem ver que os tempos mudaram, o mercado mudou, as pessoas mudaram, a cultura do povo mudou.
As expectativas e mentalidade de ensinar nos bancos de escolas, faculdades, nos cursos de graduação e pós graduação, tem que criar novos modelos de profissionais voltados a ser empreendedor.
Aprender a ser o seu próprio patrão, para criar empregos, criar produtos e serviços, em vários segmentos da economia.
Só assim poderemos acabar com o desemprego, criando oportunidades no mercado, encontrado novos nichos de mercado, e com isto a engrenagem da produção e do consumo, da exportação e da importação, vão surgir as oportunidades do empreendedor de pequeno, médio e grande porte, surfar em ondas que só vão quebrar na praia dos que tem visão de marketing.

Basta enxergar com olhos de quem enxerga o arco ires no horizonte.
Oportunidade existem em qualquer segmento, basta você analisar com olho clinico.
Ex: é só você observar tudo que gira em sua volta e começar prestar atenção no que acontece a cada momento e encontrar um jeito diferente de melhorar. Mudar, adaptar, criar novos conceitos.etc

As oportunidades muitas vezes estão nos mínimos detalhes em uma discussão de pessoas por um motivo qualquer, numa brincadeira,num bate boca, numa reclamação, num mal acordo num imprevisto, coisas que você vê que estão erradas, feitas de formas diferentes que não atende as expectativas das pessoas surgem as idéias um nicho de mercado.
Ex: como melhorar um tipo de serviço,um tipo de produto quanto a sua forma, apresentação, nome, suas características, formula, direcionar diretamente para os seus consumidores de poder aquisitivo diferenciado ou com detalhes mais requintados, específicos,mudanças de relacionamento, existe um mercado para se tirar vantagem e tirar proveito do momento e encontrar uma maneira de lucrar.

Comece a pensar em tudo que seus tios, pais amigos, conhecidos precisam e não tem no mercado.
Como produto, serviços, atendimento, relacionamento, passeios turismo, passa tempo diversões, viagens, excursões.
Comidas, sem sal, açúcar, temperos, congelas frescas quantidades para pessoa sozinhas, solteiras, desquitadas, casadas
Pessoas com alguma deficiência física ou mental, enferma,necessitam de acompanhante
Pessoas solitárias, lazer, esporte, jogos musica, tipos de guloseimas feitas na colônia, eco-turismo,
Querem gastar mas falta oportunidades, produtos e serviços especializados.
Lavanderias que atenda a domicilio
Pessoal de faxina
Produtos de segurança para se adaptar em locais escorregadios como banheiros.
Produtos de beleza específicos para a terceira idade, roupas com tamanhos especiais sobre medidas, confortável para pessoas obesas.

Nenhum comentário: