segunda-feira, 21 de abril de 2008

REFORMA 360º DA EDUCAÇÃO.

REFORMA 360º DA EDUCAÇÃO.

Vamos fazer uma reforma geral de 360º na educação para atender as exigências do mercado de trabalho, da economia na área administrativa, tecnológica e cientifica.

1*- Porque primeiramente vamos fazer uma analise do que as empresas , industrias e comercio e as outra áreas diversa pede de cada suposto candidato para o preenchimento de uma determinada área ou varias áreas de atuação dentro do mercado de trabalho. É só abrir um jornal de emprego que existe são milhares de emprego a disposição de que tem conhecimento, capacidade e centenas de cursos de espacialização, cursos profissionalizante saiba criar idéias e sugestões com soluções lucrativas para a empresa crescer.

2*- O candidato terá que saber dois ou mais idiomas fluentemente, saber informática com cinco diferentes linguagem de preferência com mais duas especialização com pós graduação e doutorado, PH em marketing. Devera mandar o seu currículo para o RH da empresa e aguardar o dia do teste, após aprovado no teste fazer a entrevista com o psicólogo, fica na espera de ser chamado quando o RH achar um empregador para esse candidato. Mas quando o salário é de R$ 850,00 + vale transporte e refeição. Em síntese este é o perfil que a empresa esta procurado. Em parceria com os RH, especialista em recrutar pessoas com este perfil. A maioria das empresas nem tem um departamento ou setor que teriam necessidades operacionais para esta pessoa, e se existisse esta pessoa para completar a vaga ,para trabalhar simplesmente querem que uma só pessoa faça o trabalho de vários profissionais especializado, em cada área diferenciadas para poder ter as informações e um especialista mas com um salário baixíssimo é necessário que as pessoa contratantes sejam mais objetivas em qual realmente é o perfil do candidato,e o que realmente querem, para fazer o que precisam, sem querer uma super maquina do saber mais com pouca utilidade e lucratividade, desempenho deste elemento. Em síntese as empresa querem um super computador, com centenas de programa os mais atualizado, com uma memória fantástica, mas não sabem o que fazer com o computador, nem como faz para abrir o soft para descobri o que ele sabe fazer..

3*- Analisado os anúncios feitos por empresas e RH de todos os jornais do país pode-se verificar o perfil do que o mercado ou os contratantes estão querendo, super dotados, que é case impossível de você ou qualquer outra pessoa com 20 ou 30 anos de experiência em diversas áreas diferentes de mercado conseguir esta bagagem, e se encontra terá que se sujeitar a estas fortunas que o mercado oferece.

4*- Gostaria de saber quem foi o esperto e gênio que quer fazer as pessoas aprenderem algum idioma começando pelas aulas de gramática e leitura, escrita de qualquer idioma. Quer ir contra a lei da natureza, basta simplesmente olhar para os seus filhos e netos, e querer já nos primeiros meses ainda aprendendo a dizer as primeiras palavras ensinar a gramática, leitura e a escrever. O que primeiramente a criança vai aprende é a formar as primeiras palavras e frases, conhecer os objetos e coisas em geral, saber a função de cada coisa ou brinquedo, terá que aprender a brincar, gatinhar, andar, correr, falar, passados alguns anos depois desta aprendizagem geral, que vai entrar no jardim para iniciar a sua trajetória de aprendizagem da escrita e assim por diante. Porque a escola quer ir contra a lei da natureza. Querem que já no inicio da aprendizagem de um idioma, iniciar pela gramática, escrita e falada sem passar pela parte inicial que é simplesmente começar a falar. Depois de se aprender bem a falar e saber o que esta falando, começa-se as outras etapas de aprendizagem da escrita e da leitura. Aprendendo-se a falar e saber o significado do que se esta falando se torna bem mais fácil a aprendizagem da escrita e da leitura diminui o numero de analfabetos, que tem dificuldade de apreender e abandonam os estudos por não conseguir acompanhar a turma da escola, esta é a principal falta de interesse e abandono dos estudos. O segundo item é o currículo escolar que é somente voltado para matérias padrões e não tem matérias mais profissionalizantes e técnicas que façam que o aluno aprenda alguma coisa nova de seu interesse, que realmente vai fazer a diferença na sua aprendizagem escolar, esta na hora de mudar totalmente a maneira de ensinar tornar as coisas mais praticas fazendo o aluno enxergar e ver que esta realmente apreendendo algo novo saindo da rotina desta matérias chatas e sem utilidade para usar no dia a dia com uma profissão ou aprendizagem.

5*-As escolas juntamente com o ministério da educação e os órgãos competentes em analisar e refazer os currículo escolares, em todos os ciclos de ensino, desde o jardim de infância, até o ensino básico, complementar, ate a faculdade e pós graduações , mestrado, deverão sofre uma mudanças total para se adaptar a realidade do que realmente é necessário ensinar e o aluno. Para aprender, sempre voltado para a lei do mercado de trabalho, que é o objetivo destes vários anos de estudos para o ciclo de aprendizagem,. de cada profissional. São milhares de cursos e aprendizagem, de especialização e profissionalizantes, que são oferecidos para o mercado do país, e também para os que querem se aperfeiçoarem no mercado de fora do seu país de origem.

6*- O que realmente tem que se mudar de imediato no currículo escola, para que o aluno, escola, professor e o mercado possa realmente falar a mesma língua, é ensinar ao aluno o que realmente ele ira precisar para sua formação profissional, o que realmente seja de seu interesse e que realmente o aluno goste de fazer e estudar as disciplinas que ele sente facilidade de aprender, de estudar para se aprofundar no estudos, na pesquisa e obter conhecimento, se tornando realmente um profissional naquilo que ele escolheu como sendo a sua profissão inicial , porque cada pessoa com o passar do tempo vai mudando e querendo aprender um pouco mais, e através de interesse pessoal, necessidades diversas, que a pessoa vai complementado a sua aprendizagem durante toda a sua vida.

7*- O programa e as matérias devem ser escolhidas pelo aluno o currículo é o aluno quem deve fazer, com as disciplina que sejam de seu interesse e de escolha do aluno, é ele que deve decidir o que realmente ele quer apreender, que sinta facilidade para poder apreender aquilo que gosta, e não ser obrigado a seguir um currículo imposto pelo ministério da educação, que exigem das escolas e do aluno. O aluno tem que ter livre escolha pelas matérias que o currículo ou o curso poderá oferecer, e também pode optar por outra disciplinas profissionalizantes em qualquer curso, que tenha facilidade, ou goste da disciplina, ou do curso profissionalizante, que é de seu interesse o programa das grades curricular devem ser oferecidas para cada ano letivos, matérias diferenciadas em varias áreas, fora as que já existe. Sugestões: para um curso fundamenta ou complementar, devera ter disciplinas alem das que já existem algumas centenas de outras disciplinas, que envolva meio ambiente, lazer esportes, criatividades em geral, biodiversidade, terra, mar e ar, marketing em todas as áreas de abrangência, política, economia nacional e internacional, importação, e exportação de produtos, informática em todas as áreas de especialização tecnologias avançadas, tipos de comercio, indústrias, criação de novos produtos e serviços, seguranças de trabalho, logística, reparação e serviços em diversas áreas profissionalizantes, telecomunicações, áreas médicas e cursos profissionalizantes, energia alternativas e inovadoras. Etc. assim quando o aluno tiver concluído o curso realmente terá experiência, e visão do que seguir como uma profissão para sua formação profissional, deixando aquelas matérias chatas e cansativas, que pouco irão facilitar par os seus estudos e para o mercado de trabalho, pois qualquer aluno que faça um curso como é hoje sai da escola sem nem uma possibilidade de conseguir algum tipo de emprego, por que somente lhe da o direito de tentar um cursinho, se conseguir passar em um vestibular talvez aprenda alguma coisa na faculdade, que nada ainda continua lhe garantindo um mercado de trabalho, na ultima esperança junta tudo que tem, com boa vontade e vai tenta outro sonho fazer uma pós, quando terminar a pós, verá que pouco adianto tantos gastos, e esforço para completar o seu curso, ou chamada especialização, vai continuar fora do mercado de trabalho. Mas ainda resta uma esperanças fazer um concurso público. Volta a estudar, gasta uma fortuna, consegue passar, achando que agora sim vai ter a vida que pediu. Daí começa outra desilusão a espera se um dia surgir uma vaga que poderá ser chamado, no desespero entra com uma ação judicial, para garantir a sua tão sonhada vaga. Quando por muito sacrifício consegue. Chega a conclusão que não era nada daqui que queria, ou sonhava e já se passo 30 ou 40 anos e um sonho frustrado. Mas ainda resta a ultima esperança ser um representante do povo, se lança para candidato político. Mas descobre que não é tão fácil chegar a tão sonhada vaga, para deputado federal representante do povo. Solução começa a fazer o que realmente sabe, começa fazer projetos como este que você esta lendo para tentar melhorar e modificar o sistema de ensino no país, esperando que com suas idéias e conhecimento possa contribuir um pouco com a vontade dos políticos e da sociedade de fazer mudanças já..

8*- O aluno deve ter que cumprir, e ser aprovado em um total de carga horária necessária para completar o curso, ou o ano letivo que esta cursando, com total liberdade para escolha de todas as matéria que serão oferecidas para a complementação do ano letivo em que esta estudando.

9*- O que deve importar para o ministério da educação é a carga horária e não interferir na escolha das disciplinas, de forma alguma pode-se obrigar ao aluno estudar uma matéria que não se encaixe com seu perfil.ex: exigir que o aluno aprenda física, química, matemática, é isto que faz o aluno ter notas baixas e perder anos de estudo,e muitas vezes abandonar os estudos, ninguém pode ser obrigado a fazer ou aprender o que não gosta, e não tem facilidade em aprendes, não faz parte do seu perfil.

10*-Acabar com os vestibulares porque não acrescentam nada na formação profissional da pessoa é simplesmente é para dificultar a entra no curso superior. E hoje já existem vagas e faculdades sobrando para absorver todos os alunos que quiserem ingressar num curso superior.

11*- Acabar com as provas para fazer a avaliação da aprendizagem do aluno, será feita somente através de trabalhos de equipes de quatro pessoas por equipe, que é o numero ideal para ser formado uma equipe, isto já comprovado por experiência própria. Todo tipo de avaliação só poderá ser através de trabalhos que deverão ser desenvolvidos conforme temas de cada disciplina e cada tema a ser estudado, que será também de livre escolha dos aluno,s deixando cada um mostrar e usarem todas as sua criatividades de criação. Deveram ser todos os trabalhos desenvolvidos e apresentados com todos os elementos da equipe. Cada um vai demonstrar o que fez e com o auxilio do grupo para as conclusões iniciais e finais, deverão ser feitos os trabalhos em padrões profissionais, seguido todas as orientações necessárias para apresentação. Em programas de soft de escolha dos candidatos, ou alunos. Sempre com imagem, fotos, movimento, fundos musicais, com padrões de criatividade de produtos ou serviços, planejamentos, comercio, custos, sistema de implantação, coletas de dados pesquisas, designe em dois e três D.

A apresentação de ser através dos grupos formados. Cada grupo deve se empenha r no maximo para tirar proveito do tema que ira apresentar, formando uma competitividade entre os grupos, para ver que tem mais criatividade, e assim pode cada vez mais criar esta pratica para aprenderem já, o que o mercado vai exigir deles na suas carreiras profissionais, e assim que o aluno pega gosto para estudar procurando o que ele desconhece, e que vai chamar a sua atenção e desempenho entre grupos. Fazer apresentações para familiares todo o final do ano, e para empresas a serem convidadas, que poderão ser da própria comunidade, e assim poderá despertar o interesse nas empresas, na contratação de estudantes e profissionais futuros e talentos natos, que poderão surgir nas salas de aula, demonstrando suas habilidades.

12*- As escolas deverão ter todos os equipamentos necessários para o desenvolvimentos de estudos e projetos, são eles televisão, aparelho de som, data show e computador com programas de flex , power poient, etc.placa de som, caixa de som. Com menos de 10 mil pode-se equipar o laboratório para as apresentações dos alunos, e também com o auxilio do caderno eletrônico que foi desenvolvido por mim e minha equipe no curso de marketing e propaganda, em Curitiba Paraná na faculdade Uninter. sou um dos autores dos cursos de tecnologia de curta duração,.aumento de vagas nas universidades federais e implantação de novas faculdades federais em todo o pais.

13*- A nova reforma devera fazer um levantamento de todos os alunos que cursaram faculdade federais, estaduais, e particulares, e verificar a quantidade de alunos que por algum motivo desistiram, trancaram, abandonaram ou foram jubilados que tem uma carga horária equivalente a dos cursos tecnológicos em torno de 1900 horas cursadas em uma ou varias faculdade e somar esta carga horária e emitir um diploma para estes antigos alunos que deveram ter os seus diplomas garantidos , mesmo não tendo concluído os cursos que estavam cursando na época o que importa é a carga horária cumprida e se faltar carga horária o ex aluno poderá complementar se esta cursando ou já curso um outro curso superior, ou se já tem um curso superior completo, deve ter o direito deste diploma, por que qualquer pessoa que faz qualquer tipo de curso tem o direito de um certificado, ou diploma das matérias cursadas, é um direito adquirido não importado que matéria foram cursadas .

Sugestão: poderão os diplomas no causo do aluno ter cursado um curso de engenharia civil, poderá ter um diploma ou certificado de engenheiro tecnológico no curso de engenharia civil, podendo ou não constar de uma especialidade referente as disciplinas cursadas . Ex: se o aluno curso disciplina na área de estradas, rodovias, ferrovias, saneamento, topografia, economia, engenharia ambiental, administração, etc. poderá ser em uma destas áreas qualquer. E assim em qualquer outros cursos .superiores que existente no país.

Nenhum comentário: