quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CREAS : Curso de reciclagem empreendedorismo ambiental e social.

ONG CREA's empreendedorismo reciclagem

T

Crea’s Curso Reciclagem Empreendedorismo Ambiental Social

APOSTILA

TRANSFORMANDO O LIXO EM PRODUTOS.

GERANDO EMPREGOS E LUCRANDO.

PROGRAMAÇÃO

Através de pesquisa de mercado identificamos as necessidades de criar um curso de treinamento teórico e prático de como transformar o lixo que não é lixo em geração de empregos e renda a nível nacional. Cuidando do meio ambiente, retirando se possível todo o lixo que deve ser reciclado e transformando-os em outros produtos, nas empresas e indústrias de reciclagem. Promovendo uma ação social em nível de empreendedorismo em todo o território Brasileiro. E posteriormente em outros países, ensinando todas as etapas necessárias para se criar uma associação ou cooperativa e todo o trabalho a ser realizado na coleta do lixo, separando cada tipo de lixo ou produto, lavando, prensando, enfardando e pesando, para ser revendido para as empresas ou indústrias de reciclagem. Enfim, todo o processo necessário para se realizar esta primeira etapa da coleta do lixo que não é lixo. E também uma relação de nomes de empresas e indústrias nacionais que compram estes produtos para serem reciclados. Com lista de endereço e preço pago para cada tipo de produto. Podendo ser de grande serventia para as cooperativas e associações consultarem esta lista de compradores, já que a maioria delas não sabe e também não conhece o mercado e o tipo do negócio, e também a falta de informações. Este é o nosso objetivo, dar estas informações, as mais completas possíveis, para facilitar este tipo de negócio.

Também daremos informações teóricas e práticas de como montar um negócio, uma empresa ou indústria de reciclagem, documentação necessária para montar uma associação ou cooperativa, ou como funciona uma usina de reciclagem, o que é necessário para se implantar este tipo de negócio. Tipo de equipamentos, o que fazer, para que servem, suas funções, fornecendo as etapas de cada tipo de informação necessária para se realizar este tipo de tarefa neste mercado da reciclagem.

Transformando o lixo em produtos

*** Matérias primas que poderemos utilizar para fabricação de centenas de produtos para colocar no mercado, retiradas do lixo que não é lixo. E transformar em outros produtos, já.

Vamos utilizar o plástico, ferro, aço, alumínio, madeira, arame, cordas e diversos materiais, vidros, espelhos, borracha, isopor, tecidos, espuma, lonas, papel, jornais, latinhas de refrigerante, pneus, cobre, papelão, jornal etc. poderão ser utilizados centenas de outros produtos e materiais diversos.

O que vamos fabricar e transformar em novos produtos:

O que as pessoas não encontram no mercado?

Vamos por parte porque são centenas de produtos e serviços.

Um simples exemplo para dezenas de novos produtos que as pessoas precisam, para o seu dia a dia, para que tem mais de 1.93 de altura e não encontram no mercado e são pessoas magras, ou são obesas, ou são gordas. Ex: Colchões, camas, roupas de cama, roupas com design diferenciados no tamanho, caimento, conforto, estilo das pessoas, sapatos, tênis. Peças sanitárias, mesas, cadeiras, jogos de sofá, bancos para automóveis, motos, bicicletas, veículos diversos como meio de transporte para doentes muito pesados. Larguras das portas dos veículos e das residências com altura acima de 2,25m e o teto com no mínimo de 3m. São as residências, aptos, sobrados, enfim, toda a construção civil tem que ter um diferencial para estas pessoas e ainda não conseguiram enxergar o potencial do mercado. Basta olhar em sua volta e começar a observar o que as pessoas precisam e o mercado não tem para oferecer para estes consumidores em geral, com necessidades e desejos e muita grana para gastar. O mercado, indústrias e empresas especializadas em colocar idéias e sugestões com ações práticas, simples e rápidas poderiam já ter implantado no mercado, evitando a poluição do nosso planeta. Com soluções simples e consciência das pessoas em geral, que é melhor prevenir já, antes que seja tarde demais.

Sos: salve o planeta terra, a água, o ar que respiramos, vamos salvar as florestas, acabar com doações de terra para os sem terras e despoluir já o que está sendo transformado em carvão. O nosso verde da floresta, por ganância de um presidente que ergueu sua bandeira de destruição da Amazônia para plantar cana, criar gado e pastos, exportar madeira e diversos produtos da nossa Amazônia, que pertence ao povo e não ao governo ou espertinhos que tiram vantagens em benefício próprio, e a floresta que se dane.

Vamos criar consciência ambiental do que estamos provocando em nosso planeta, se quisermos ver os nossos netos e bisnetos e as novas gerações ter condições para sobreviverem e aproveitarem o que este pequenino grãozinho de areia perdido no universo chamado de planeta terra continue a existir. A vida humana e toda a biodiversidade conseguir, através de um ambiente favorável, transformar a vida neste pontinho no universo que somos simplesmente nós, você e eu. Que poderá simplesmente se acabar em uma montanha de lixo, contaminando o que a natureza levou bilhões de anos para construir e um povo com inteligência mais avançada, que evoluiu em menos de 100 anos ou somente 50 anos, com as tecnologias avançadas, com as informações retiradas de alguns gênios e transformadas em produtos e serviços, como a utilização da ciência do conhecimento, conseguiram poluir com seus inventos os mares dos cinco continentes com esgotos lançados dos navios, indústrias, cidades, produzida por uma população de pessoas e animais em geral, que a superpopulação se transformou em um problema real para o nosso planeta. Estamos com excesso de peso das pessoas, do lixo e dos animais, enfim, dos seres vivos em geral que estão sobrevivendo ainda em nosso planeta terra. Pense nisso e reflita: o que somos, para que nascemos, o que devemos fazer em vida e em que nos transformaremos após a morte? Em simplesmente pó. É bom pensar em deixar pelo menos a nossa marca em nosso planeta. Comece a pensar e agir enquanto existe um pequeno intervalo de tempo para que nossa vida não tenha sido insignificante na terra.

Eu estou tentando fazer a minha parte, e você ?

ISRAEL TAGLIARI

Programação:

SÃO 5565 CIDADE NO BRASIL

30% TÊM ALGUM TIPO DE RECICLAGEM.

12 % RECICLAM O LIXO

O RESTANTE SOMENTE POLUI O MEIO AMBIENTE.

NOSSO OBJETIVO É MUDAR ESTE QUADRO ENSINANDO A RECICLAR O LIXO QUE NÃO É LIXO, TRANSFORMANDO EM NOVOS PRODUTOS.

GERAR EMPREGOS E PROMOVEDO A CIDADANIA.

INVESTIR NO EMPREENDEDORISMO AMBIENTAL E SOCIAL

Processos.

- Coleta do lixo

- Separação do lixo

- Prensagem do lixo

- Enfardamento do lixo

- Pesagem do lixo

- Venda e negociação do lixo.

- Preço por quilo de cada tipo de produto

- Lista de compradores no Brasil ( Empresas e Indústrias )

- Como montar uma associação ou Cooperativa de Reciclagem

-O que é preciso para montar uma Cooperativa ou Associação

- Equipamentos necessários para montar uma empresa de reciclagem

-Equipamentos utilizados na reciclagem e suas funções

-Endereço de empresas que revende estes produtos.

-Como montar uma usina de reciclagem de lixo ou material orgânico

-Tipo de terreno adequado para a usina de reciclagem e compostagem orgânica.

Este é o objetivo da nossa ação social. Fazer parcerias com nossos colaboradores financeiros e participativos, em conjunto nesta ação em benefício do nosso planeta, na conservação do meio ambiente, para que nossa geração e as gerações futuras possam usufruir de tudo o que a natureza queira e possa nos oferecer.

Seja mais um parceiro e colaborador.

Através desta apresentação o nosso gerente angariador financeiro estará inteiramente disponível para contatar sua empresa e prestar as informações necessárias.

Apresentação:

Informações diversas.

Faturando com a reciclagem do lixo que não é lixo.

As empresas pesquisadas podem reciclar até 1, 5 milhão de toneladas por ano, o que significa que têm capacidade ociosa., o grande gargalo é a coleta seletiva: "Se houver aumento dos índices de coleta seletiva não haverá ociosidade e o negócio da reciclagem será ainda mais atrativo. Segundo dados do IBGE, somente 30% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva e 19% contam com a reciclagem."Indústrias faturaram R$ 1,23 bilhão
As empresas pesquisadas faturaram R$ 1,23 bilhão em 2003 e estão no mercado há 11 anos, em média.A indústria já apresenta segmentos, o que revela a evolução do negócio. Uma parte das empresas, 37%, concentra suas atividades apenas na reciclagem. Outras 32% na triagem, 20% na transformação e 12% na triagem e na transformação.
A pesquisa envolveu 492 empresas. O número, no entanto, pode ser bem maior, pois muitas empresas trocam freqüentemente de nome ou trabalham na informalidade, fato compreensível, frente a bi-tributação do IPI, por exemplo."Os empregos
As 492 empresas pesquisadas geraram cerca de 11.500 empregos diretos no Brasil. Estima-se que mais outras 500 mil pessoas trabalhem como catadores, a maioria informal. Esses empregos concentram-se na região Sudeste (50,3%) e Sul (29,3%).
"Além do econômico, a indústria da reciclagem tem um aspecto social importante para o País, quando se analisa a condição de milhares de pessoas, em especial aquelas que não têm formação ou escolaridade mínima.O IRMP (Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos no Brasil) de 16,5%, refere-se à quantidade de produtos reciclados sobre a quantidade de resíduos descartados.
A íntegra da pesquisa está no site da Plastivida. Lá o leitor poderá conhecer os principais plásticos reciclados, aplicações, índices mundiais de reciclagem, conceitos e critérios da pesquisa. Os textos disponíveis neste site
podem ser reproduzidos desde que sejam
citados a fonte (www.lixo.com.br) e os respectivos autores.

Quanto e o que se recicla no Brasil e no mundo

Papel O consumo anual (por habitante) de papel no Brasil manteve-se estável em 1998, situando-se em 38,4 quilos, ainda distante dos níveis observados em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos (336,5 kg por habitante). No entanto, estima-se que 35% do papel produzido no país nos últimos dez anos são originados de matéria-prima reciclada. Nos Estados Unidos, esse número é de 27,6%, caindo para 10,8% no Canadá. Plástico O consumo anual de plásticos no Brasil gira em torno de 19 quilos. O volume é relativamente baixo se comparado aos índices de outros países, como Estados Unidos (100 kg/hab) e a média na Europa (80 kg/hab.). No campo da reciclagem, 15% dos plásticos rígidos e filme retornam à produção brasileira como matéria-prima, o que equivale a 200 mil t/ano. Nos Estados Unidos, este número é quase cinco vezes maior.
Vidros A indústria brasileira produz 800 mil t/ano de vidros para embalagens, das quais 35% são recicladas, somando 280 mil toneladas por ano. Os Estados Unidos produziram 11 milhões de toneladas em 1997, das quais reciclaram 37%, correspondendo a 4,4 milhões de toneladas. Índices de reciclagem de vidro em outros países: Alemanha (74,8%), Reino Unido (27,5%), Suíça (83,9%) e Áustria (75,5%).
Latas de alumínio e aço Em 1998, o Brasil atingiu o recorde nacional de reciclagem. Foram mais de 5,5 bilhões de latas recuperadas pela indústria, o que significa uma taxa de 65% sobre o total de latas de alumínios vendidas (8,5 bilhões de unidades). Os números brasileiros superam países industrializados, como Inglaterra (23%) e Itália (41%). Os Estados Unidos recuperam 66%, o que equivale a 64 bilhões de latas por ano. O Japão recicla 73%. Quanto às latas de aço, 35% das latas consumidas no Brasil são recicladas, o que equivale a cerca de 250 mil t/ano. Nos Estados Unidos, 60% das embalagens de folha de flandres retornaram à produção de aço em 1987. Se o Brasil reciclasse todas as latas de aço que consome atualmente, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano.

Fonte: www.napoles.com.br/destino/quanto.htm

LINKS PARA RECICLAGEM

EMPRESAS QUE NEGOCIAM A COMPRA DE MATERIAL PARA RECICLAR.

Açobras Reciclagem de Sucata Compra e venda de sucatas, ferro velho, resíduos, insumos, plásticos, lixos, coletas, aparas, metais, papelão, polímeros, cobre, latão, alumínio, bronze, zamack, chumbo, níquel, estanho e aço. São Paulo, SP.
Alutech - Alumínio Tecnologia Indústria de reciclagem de sucata de alumínio em geral, especialmente latinhas de bebidas. Abastece as usinas siderúrgicas fornecendo alumínio secundário para a composição de ligas metálicas como o aço e outras aplicações. Duque de Caxias, RJ.
Asmare Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte, MG. Comércio de materiais recicláveis. Entidade social que contribui com meio ambiente e a vida.
Atividades Humnas e o Lixo Contém informações referentes sobre os cuidados com o lixo, aterro sanitário de Curitiba, tipos de lixo etc...
Brasil Recicle Descontaminação de lâmpadas especiais, lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de mercúrio. Mercúrio no meio ambiente, reciclagem, lâmpadas usadas e queimadas, sucata de lâmpadas etc... Indaiá, SC.
CRB - Transjavi Empresa de reciclagem de lixo. Belo Horizonte, MG.
Hydra Power Compactadores de lixo, equipamentos para reciclagem e hidráulicos. Limpeza, higiene e serviços. Reciclagem de plásticos, metais, papel, papelão e vidro.
Krown Tecnologia em Reciclagem Desenvolve equipamentos, processos e tecnologias para a reciclagem de materiais, como usinas de seleção e triagem de lixo, prensas, picotadores e tanques de descontaminação. São Paulo, SP.
Lixo Amapá Sobre a situação da questão dos resíduos sólidos de todos os municípios do estado. Macapá, AP.
Lixo e Reciclagem Ecologia, reciclagem, fotos, HP, educação, cursos, lixo e poluição.
Lixo e Reciclagem Página de pesquisa, tudo que se relacione ao lixo, como artigos e curiosidades, saúde e meio ambiente, atividades humanas, para onde vai, problemas etc...
Lixo Reciclável Informações sobre o porquê e como fazer reciclagem.
Loucos Por Lixo Página voltada principalmente a conscientização da importância da reciclagem do lixo.
Maria Papirus Página dedicada a conteúdos relacionados à reciclagem artesanal de papel, produtos e abordagens voltadas para arte e educação.
Mega Reciclagem Reciclagem de lâmpadas de mercúrio e sódio. Curitiba, PR
Padron Ecology Subdivisão da empresa Padron Indústria Têxtil, especializada na produção de roupas fabricadas com fibras recicladas de garrafas PET.
Pro Reciclar Tem como objetivo desenvolver métodos de reciclagem de lixo orgânico para produção de adubo natural, produzir mudas de árvores frutíferas e ornamentais utilizando-se como substrato o húmus obtido da decomposição do lixo orgânico e promover a arborização do espaço urbano com as espécies frutíferas e ornamentais através da distribuição destas mudas.
Projeto Knapik Reciclagem de papel, reciclagem de plástico, artigos, projeto de reciclagem, prensa de materiais recicláveis, carrinho de materiais recicláveis, informações e outros. Porto União, SC.
Projeto Reciclar Página do Projeto Reciclar UFV demonstrando a Coleta Seletiva de Lixo. Educação ambiental, quais são os materiais recicláveis, coleta seletiva, UFV etc...
Realpet - Solução em Reciclagem Empresa dedicada à reciclagem de garrafas descartáveis e retornáveis de plástico PET. Tem como objetivo preservar a natureza respeitando-a. Para isso, reaproveitar resíduos plásticos domiciliares e industriais, que são jogados no meio ambiente.
Recicla Residos Gerenciamento ambiental de resíduos, papel, plástico, vidro, metais, tecidos, madeiras, entulhos e resíduos químicos, treinamentos e palestras. Sorocaba, SP.
Reciclagem Site com links para reciclagem de materiais como: papel de escritório, papel ondulado, plástico filme, latas de alumínio, latas de aço, vidro, plástico rígido, pneus, PET, embalagens cartonadas longa vida, óleo lubrificante usado etc...
Reciclagem Página dedicada a reciclagem ou coleta seletiva.
Reciclagem de Latas Processamento de lata de alumínio para reciclagem. Proteção ambiental. Rio de Janeiro, RJ.
Reciclagem de Materiais Textos sobre reciclagem de materiais dirigidos para alunos de 1º e 2º graus.
Reciclar é Preciso Home page dedicada a informações sobre reciclagem de materiais como papel, papelão, pet, pneu, plásticos, latas de alumínio e aço.
Reciclar Serviços Ambientais e Analíticos Soluções analíticas, tratamento de água, resíduos sólidos, equipamentos, produtos, monitoramento ambiental... Aracruz, ES.
Recicláveis Informações sobre reciclagem e meio ambiente. Projetos sócio ambientais e de educação ambiental, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviço e muito mais.
Recicle Web Site Tem como meta inicial prestar serviços na área de retirada de resíduos através de containeres estacionários. Coletas (seletiva, hospitalar, domiciliar, comercial, industrial, sépticos, entulhos) transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos, aterro sanitário, reciclagem, meio ambiente, leis,fauna e flora etc... Brusque, SC.
Recicloteca Tem o objetivo de difundir informações sobre técnicas e pesquisas em reciclagem, conservação do meio ambiente, redução e reaproveitamento do lixo. Banco de dados da Recicloteca.
Resolidi Assessoria Comercial Empresa voltada a reciclagem, resíduo, coleta seletiva e residuo industrial. Rio de Janeiro, RJ.
Retricom Saneamento Ambiental Empresa especiazada em equipamentos para usina de reciclagem e com postagem de lixo, prensas hidráulicas, peneiras, lixeiras e contêiner. Breve introdução à importância da reciclagem e links para pesquisa sobre o tema.
Reynolds Latasa Informações sobre fabricação e programa de reciclagem de latas de alumínio.
Saber Cuidar Saiba mais sobre reciclagem, Rio Tietê, NEC, aterros sanitários (SASA), colheta de lixo do Brasil etc...
Sílex Recicladora de resíduos industriais. Reciclagem de lixo ou resíduos industriais. Gerenciamento ambiental e capacitação do gerador do resíduo a ISO 14000.
Usiferr Reciclagem/comercialização e coleta de resíduos industriais. Coleta seletiva de lixo, reprocessamento, normas CADRI e conceito ambiental. Recicle sucata, metais ferrosos e não-ferrosos, papelão, plástico e vidro.
VENATIV Serviços de reciclagem, resíduos, gerenciamento de resíduos, meio ambiente e coleta seletiva. Copacabana, RJ.
World Cicla - Coleta Seletiva e Reciclagem Empresa pioneira no Brasil em produtos e serviços voltados para coleta seletiva de lixo. Realiza palestras de conscientização sobre reciclagem

RECICLAGEM
Alumínio
Para fabricar o alumínio metálico, usa-se como matéria-prima o minério de alumínio, conhecido como bauxita. O Brasil tem uma das maiores reservas do mundo, estimada em 870.000 toneladas. O grande nó desse produto é que ele é eletrolítico. É a corrente elétrica que possibilita tal façanha. Gasta-se muita energia elétrica, que é cara, para produzir alumínio. Por isso se diz que o alumínio metálico tem altíssimo conteúdo de energia. Quando reintroduzimos o alumínio metálico na linha de produção, reaproveitando, por exemplo, as latinhas de refrigerante, poupamos muita energia, o que significa redução de custos. Reutilizando alumínio já produzido, conseguimos uma economia da ordem de 96% da energia necessária para produzir o minério.
Plásticos

Nos últimos anos, têm-se verificado uma tendência de aumento na utilização de plásticos. Até a década de 50, o material predominante utilizado em embalagens de materiais sólidos era o papelão, e os materiais preferidos para armazenamento de líquidos eram o vidro e as latas.
De lá pra cá, os plásticos conquistaram o mercado das embalagens, devido ao baixo custo.
Por muito tempo se negligenciou o problema do descarte desses materiais; seu fim era e ainda tem sido, na maioria dos casos, os aterros sanitários, diferentes dos vidros, que geralmente são reutilizados, e do papel, que é biodegradado no meio ambiente.
Alguns produtos
Atualmente, o interesse de vários segmentos industriais no reaproveitamento de diversos tipos de plástico vem crescendo. Do processo esquematizado abaixo, surge o formato de novos objetos: solas de tênis e sapatos, interruptores de tomadas, baldes, mangueiras...

1) O material plástico é separado manualmente
2) É moído e diluído sob intensa agitação
3) A massa agitada é separada e seca
4) Depois de seco é aglutinado e vai para extrusora que dá formato ao objeto desejado (Solas de tênis, mangueiras, etc.).

2) Vidros

3) Desde 1986, a indústria de vidro no Brasil desenvolve um programa de reciclagem permanente, baseado num processo de educação e instalação dos chamados "papa-vidros" em diversos locais públicos e privados. O programa contempla um suporte técnico na criação de centros de tratamento, para onde é encaminhado o material vítreo coletado, o qual é selecionado, descontaminado, esmagado (moído), lavado e, finalmente, encaminhado para indústria, onde novamente será reutilizado como matéria-prima no fabrico de novos vidros.
Para produzir materiais vítreos, há considerável gasto com energia para alimentar os fornos que fundem o vidro. Dependendo do tipo de vidro, a temperatura pode variar entre 1500 e 1600ºC em contínua produção; o forno normalmente é alimentado por óleo combustível, gás natural ou, em alguns casos, eletricidade. A fusão é etapa que gasta mais energia, perfazendo aproximadamente 80% do total usado para transformar o mineral, por exemplo, numa garrafa.
A reciclagem de vidros significa também uma economia significativa de energia, já que o vidro reciclado contém uma energia que, de outra forma, deveria ser fornecida. Comparativamente, a temperatura usada para refundir o vidro reciclado é menor e permite economizar cerca de 100 litros de óleo combustível (ou seu equivalente) para cada tonelada de vidro produzido.
No Brasil, o vidro ainda corresponde a 3% dos resíduos urbanos, mas é bem possível que essa porcentagem diminua, porque o vidro é um material 100% reciclável, por uma tecnologia simples, barata e consagrada, que mantém excelente qualidade nos novos produtos gerados a partir da sucata, além de haver interesse financeiro da indústria e conscientização da população. O Brasil produz atualmente cerca de 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Cerca de 25% desse total provém de matéria prima reciclada.


Papel e papelão

Para cada tonelada de papel são poupadas aproximadamente 20 árvores! Além da preservação das florestas, a reciclagem proporciona uma economia de energia em torno de 70%, portanto, além do retorno em termos ecológicos, temos também uma economia de energia e água na produção de papel, a partir do papel velho que seria jogado no lixo.

O papel, depois de selecionado e enfardado, é vendido para as indústrias de papel que o utilizam como matéria-prima na produção de papel novo. Alguns exemplos: Papel toalha, guardanapos, lenços de papel, papel higiênico e papel para impressão. Nas indústrias gráficas: cadernos, livros, caixas para embalar produtos alimentícios e caixas de papelão para uma infinidade de utilidades.

O papel é feito tradicionalmente de fibras de vegetais. Para a produção de 1 tonelada de papel, gastam-se quase 100 mil litros de água tratada, muita energia e mais de 50 árvores adultas. Quando se aproveita o papel já usado, os gastos são extremamente reduzidos: economia de 50% a 80% de energia e o corte de 20 à 30 árvores são poupados. Nas grandes cidades, quase 25% do lixo é constituído de papel e o Brasil, por incrível que pareça, ainda importa papel de outros países.

Compostagem

A compostagem é um processo de transformação da matéria orgânica do lixo em um composto (adubo) orgânico.

Isso acontece pela ação de microorganismos existentes no próprio lixo, que vão decompondo a matéria orgânica mais complexa em produtos finais.

Basicamente existem dois tipos de compostagem: um que se dá com a presença do oxigênio do ar (via aeróbia), e outro que ocorre sem este oxigênio (via anaeróbia).

Fundamentos do processo de compostagem

As substâncias resultantes da decomposição por via aeróbia são os gás carbônico (CO2), a água (H20) e produtos finais oxigenados (nitratos, sulfatos, etc.), havendo uma grande liberação de energia sob a forma de calor durante o processo.

Na compostagem anaeróbia, além de gás carbônico e água são produzidos o metano (CH4), a amônia (NH3) e produtos finais parcialmente reduzidos (aldeídos, álcoois, etc.), ocorrendo uma liberação de energia durante a decomposição em intensidade menor que na compostagem aeróbia.

Por ser mais rápido e não exalar odores desagradáveis ou líquidos agressivos, o processo aeróbio de compostagem costuma ser preferido.

As "condições favoráveis., ou melhor, os principais fatores que influem na atividade biológica para a decomposição da matéria orgânica, são:

Teor de umidade - Se não houver água em quantidade suficiente, a massa de lixo a compostar tenderá a secar, reduzindo a velocidade de decomposição e aumentando o tempo de compostagem.

Se o teor de umidade é muito alto, odores desagradáveis são produzidos, além de poder ocorrer uma percolação de nutrientes do composto pela elevada concentração de água. A compostagem nesta situação também ocorrerá lentamente.
O teor de umidade ideal para uma compostagem aeróbia está na faixa de 40 a 60%.Aeração - No processo de compostagem aeróbia, se o teor de oxigênio é baixo os microorganismos aeróbios morrem e são substituídos pelos anaeróbios, os quais não decompõem a matéria orgânica com rapidez e ainda produzem maus odores.
Para se garantir, num processo aeróbio, a aeração necessária a toda massa de resíduos, é normalmente empregado o sistema de aeração forçada ou utilizados mecanismos para o revolvimento periódico como, por exemplo, pás mecânicas.

Relação carbono-nitrogênio (C/N) - Os microorganismos responsáveis pela compostagem necessitam de carbono para seu desenvolvimento e de nitrogênio para a síntese de proteínas.

No processo de compostagem há uma queda acentuada do teor de carbono, enquanto ocorre uma menor diminuição do teor de nitrogênio.

Em geral, a relação C/N ideal no início da compostagem deverá estar entre 30:1 e 35:1.

Um composto curado, isto é, em condições de ser empregado na agricultura deverá ter uma relação C/N menor ou igual a 18:1.

Teor de fósforo e de potássio - A presença destes dois elementos é necessária pare o desenvolvimento dos microorganismos responsáveis pela compostagem.

A quantidade ideal de fósforo e de cerca de 20% do teor de nitrogênio, enquanto o potássio deverá ocorrer em nível de aproximadamente 8% do teor de nitrogênio.

Substâncias tóxicas - Manganês, cobre, zinco, níquel, cromo e chumbo são metais pesados que, ocorrendo sob determinada configuração química, podem inibir o processo de compostagem, já que são nocivos aos microorganismos.

Além destes fatores, existem outros que também influenciam o processo de compostagem, como a reação do meio (pH ácido ou alcalino), a presença no substrato a ser composto de macro e micronutrientes necessários ao metabolismo dos microorganismos e ainda a intensidade dos ventos.

voltar ao topo >>

O composto orgânico derivado do lixo

O composto orgânico é um recondicionador de solos exauridos , não devendo ser confundido com os fertilizantes químicos, embora possua em sua composição cerca de 6017o em peso dos macro e micronutrientes necessários às plantas (nitrogênio, fósforo, potássio, etc.).

Entre suas propriedades, pode-se destacar:

melhoria da estrutura do solo, tornando-o poroso e agregando suas partículas que se transformam em grânulos;

aumento da capacidade de absorção e retenção da água no solo,

redução da erosão do solo causada pela água das chuvas;

aumento da estabilidade do pH do solo;

retenção dos macro nutrientes impedindo seu arrastamento pela água das chuvas;

formação de quelatos, ou seja, estruturas moleculares que aprisionam os micronutrientes (ferro, zinco, cobre, etc.) possibilitando sua absorção apenas pelas raízes das plantas;

aumento da aeração do solo, necessária à respiração das raízes;

melhoria da drenagem da água do solo;

maior retenção do nitrogênio no solo.

O composto orgânico pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura, associado ou não a fertilizantes químicos, em quantidades que variam em média de 5 a 50 t/hectare, em função da qualidade do solo.

Os processos aeróbios de compostagem possibilitam uma característica bastante importante ao composto orgânico resultante que é a eliminação de organismos patogênicos que porventura se encontrem no lixo.

Isto se dá em virtude da elevação de temperatura da massa a compostar a até aproximadamente 70°C, durante quase todo o processo de decomposição.

voltar ao topo >>

Recuperação de materiais do lixo urbano

O processo de compostagem deverá estar sempre que possível associado a um sistema de recuperação dos subprodutos recicláveis presentes no lixo.

Existem diversos processos para seleção desses materiais que, eventualmente, podem ser instalados de forma isolada ou associadas entre si, como por exemplo:

Manual - consiste na "catação" executada por trabalhadores ao longo de uma esteira transportadora, em uma mesa de madeira ou concreto ou mesmo no chão.

Peneiramento - consiste na classificação dos subprodutos em função do tamanho através de peneiras rotativas ou vibratórias em plano inclinado.

Separação gravimétrica - efetua-se em função da diferença de massa entre os subprodutos utilizando-se esteiras oscilatórias inclinadas, separadores balísticos ou por ricochete.

Separação magnética - consiste na separação do material ferroso existente no lixo através de extrator eletromagnético ou tambor (também chamado polia) magnético.

Existem, ainda, outros processos de separação, tais como classificação ótica, via úmida e correntes elétricas induzidas, sendo em sua maioria procedimentos sofisticados, caros e de utilização um tanto ou quanto discutíveis.Há que se considerar um outro fator importantíssimo: "No Brasil a mão-de-obra não qualificada necessitando de emprego é bastante numerosa". Quando se pensar em um projeto de reciclagem, deve-se ter em mente uma utilização intensiva desta mão de obra.
A seleção manual é o processo que apresenta maior eficiência e até hoje não foi registrado nenhum prejuízo à saúde dos "catadores ".
Os equipamentos de segurança necessários muitas vezes se resumirão a apenas uniforme, botina e luvas do tipo "raspa de couro".Decisão pela implantação de uma usina de reciclagem

A implantação de uma instalação de reciclagem, deve levar em conta os seguintes fatores:

existência de mercado consumidor num raio de no máximo 200 km para absorção do composto orgânico;

existência de mercado consumidor para pelo menos três tipos de produtos recicláveis;

existência de um serviço de coleta com razoável eficiência e regularidade;

disponibilidade de área pelo Município suficiente para abrigar a instalação industrial, o local onde se processará a compostagem e o aterro que receberá os rejeitos do processo e o lixo bruto durante eventuais paralisações da usina;

disponibilidade de recursos para fazer frente aos investimentos iniciais, ou então de grupos privados interessados em arcar com os investimentos e operação da usina em regime de concessão;

disponibilidade, na Municipalidade, de pessoal com nível técnico suficiente para selecionar a tecnologia a ser adotada, fiscalizar a implantação da unidade e finalmente operar, fazer a manutenção e controlar a operação dos equipamentos eletromecânicos.

COLETA SELETIVA OU USINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM?
A usina de lixo é um conjunto de máquinas (esteira rolante, eletroímãs, peneiras, etc.) e funcionários que separam da massa principal de lixo, que será transformada em adubo, os objetos recicláveis. Segundo alguns especialistas, as usinas vendidas no Brasil têm tecnologia obsoleta, transferida dos países desenvolvidos para os países pobres. Num programa de coleta seletiva, a usina é a própria comunidade, separando resíduos nos domicílios e estabelecimentos, e alguns funcionários que concluem esta separação, sem necessidade de maquinário especial, numa.

Central de triagem. Do lixo que chega a uma usina recupera-se, em média, 3% de recicláveis. Na usina da Vila Leopoldina, em São Paulo, a recuperação de recicláveis é da ordem de 1,5 %! (LIMPURB-PMSP, 1999). Papel e papelão, presentes em grande quantidade no lixo urbano, são quase sempre perdidos por estarem sujos de resíduos orgânicos e misturados com papéis sanitários. A produção de rejeitos (tudo aquilo que não se aproveita da triagem, retornando ao lixão ou aterro, como as embalagens compostas de vários materiais ou a vácuo, papel carbono, isopor, tecidos, etc.) é de 42%, em média. Em São José dos Campos, SP, chega a 71%! A eficiência das operações está diretamente ligada à competência e boa vontade dos funcionários nas esteiras, o que torna o processo muito vulnerável, e não conta com o auxílio prévio da população. Num programa de coleta seletiva recupera-se cerca de 90 % de recicláveis - os 10 % restantes são rejeito. O composto orgânico formado na usina contém cacos de vidro, tampinhas e outras miudezas inorgânicas que "escaparam" da triagem, e às vezes está contaminado com metais e líquidos tóxicos (que vazam de pilhas, por exemplo). Um estudo realizado em 21 usinas de alguns estados brasileiros revelou a presença de metais pesados - como mercúrio, chumbo e cobre - no composto orgânico em diferentes estágios de maturação. Essa baixa qualidade do composto levou a usina de Araras, no interior de São Paulo, por exemplo, a estocar 9 mil toneladas deste composto, para as quais não havia compradores interessados. Segundo os pesquisadores, os níveis de contaminação poderiam baixar de duas formas: a) tornando o processo aeróbico, o que exige um acompanhamento mais especializado e um tempo de maturação maior e, basicamente, b) fazendo-se uma separação prévia dos resíduos através da coleta seletiva (Debates Sócio-Ambientais, 1995). Já o resíduo orgânico coletado seletivamente pode ser compostado em montes com umidade e arejamento adequados. Isso não exige máquinas, pois o material já vem separado pela população. Os materiais separados na usina, devido à sujeira e contaminação, valem muito menos no mercado de recicláveis que aqueles coletados seletivamente. Este valor é normalmente determinado por decreto, enquanto que o dos recicláveis oriundos de programas de coleta seletiva é negociado livremente com sucateiros e indústrias. Uma usina costuma ser apresentada (e vendida!) a administradores municipais como um equipamento milagroso, que consegue "dar um fim ao problema do lixo" (segundo diversos prospectos e folder de propaganda), dispensando outras alternativas para seu tratamento e, ainda, gerando lucro. É bom lembrar que sua operação tem custo alto, exigindo troca periódica de peças e um tempo "de descanso" para manutenção. O retorno financeiro de uma usina é nulo. Não há nenhuma usina brasileira que seja, sequer, auto-sustentável. A receita da usina de Vitória, ES, por exemplo, cobre apenas 30 % de suas próprias despesas. Apesar destes evidentes inconvenientes muitas usinas se mantém no País, operadas por empreiteiras remuneradas pelas prefeituras de acordo com o número de toneladas de lixo processadas. Se a produtividade deste serviço, e respectivo pagamento, fosse em função das toneladas efetivamente recuperadas, tanto de recicláveis quanto de computáveis, talvez as operadoras tivessem mais interesse em aprimorar o rendimento da triagem, diminuindo os rejeitos do processo que acabam indo para lixões e aterros. Mais grave, porém, que todos estes aspectos operacionais, é o fato de que a instalação de uma "usina de lixo" numa cidade não contribui para uma reflexão em torno do desperdício e da geração de resíduos. Pelo contrário, alivia a consciência da comunidade, que se sente no direito, graças à nova parafernália tecnológica, de consumir livremente e descartar tudo aquilo que não quer mais... Por último, considerando o fato de que a "usina não recicla nenhum material, apenas separa os materiais..." sugere-se que o termo mais apropriado para este tipo de instalação seja Centro de Triagem e Recuperação da Matéria Orgânica Uma deplorável realidade. Depósitos a céu aberto ainda são o principal método de disposição de lixo em muitas cidades. Essa destinação inadequada acarreta uma série de problemas para a saúde (pública) humana e para a produtividade, além do desperdício de recursos que poderiam ser utilizados (reciclagem) e do comprometimento de reservatórios naturais (rios, nascentes).


ATERROS SANITÁRIOS

É o lixão sofisticado! Entretanto, se todos os critérios legais para a instalação de um aterro fossem realmente respeitados, a crítica não procederia. Uma vez escolhida e desmatada a área, a implantação de um aterro deveria passar pelas seguintes fases:

- Identificação do lençol freático e das nascentes da região;
- Drenagem das nascentes;
- Terraplanagem;
- Camada de regularização e instalação da manta de impermeabilização do solo;
- Camada de proteção da manta, feita com solo;
- Destinação do chorume: drenos de fundo e lagoas de tratamento

Depois, quando o aterro estiver com a capacidade máxima de lixo, encerra sua "vida" útil. Recomenda-se que aterros encerrados sejam mantidos sob vigilância e manutenção por pelo menos 5 anos, pois continuam a produzir lentamente biogás e chorume (líquido escuro derivado do lixo) por mais 10 anos.
Outro grande problema associado aos aterros é o tratamento do líquido percolado ou chorume. O custo/benefício não favorece a adoção de medidas sofisticadas de tratamento (usinas piloto, osmose reversa, etc.). A alternativa é desviá-lo para uma estação de tratamento de esgoto, onde é diluído e tratado (importante lembrar que temos muitas cidades sem saneamento básico).

USINAS DE COMPOSTAGEM

As usinas de compostagem associadas às usinas de reciclagem começaram a ser instaladas no Brasil em 1963. Atualmente, temos apenas 8 unidades de compostagem em todo o Brasil, com 30 bioestabilizadores, em São Paulo (SP), Santo André (SP), São José dos Campos (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). A capacidade total de processamento é de (apenas) aproximadamente 3000 toneladas de lixo por dia.

A relação custo/benefício que essa técnica oferece tem justificado um crescente interesse de inúmeros municípios e ecologistas. Uma usina com apenas um bioestabilizador orgânico é capaz de tratar mais de 90 toneladas/dia de lixo - ou seja, a produção diária de lixo de uma população de 100.000 habitantes.

No processo, há uma prévia separação de materiais (gerenciamento de lixo), encontrados no lixo: são separados os metais, papelão, trapos, plásticos, vidros - e esses são destinados aos aterros ou usinas de reciclagem. A matéria orgânica restante (aproximadamente 50%), transforma-se num fertilizante orgânico que é chamado composto. O composto é um produto homogêneo e pasteurizado, com cheiro e aspecto semelhantes ao da terra vegetal. É ótima fonte de matéria orgânica, com diversos micro-nutrientes essenciais à agricultura e jardinagem. É um excelente recondicionador da terra, pois é diretamente assimilado pelas raízes das plantas.



INCINERADORES

A eliminação do lixo pela ação do fogo é uma prática muito antiga. Nas áreas rurais, costuma-se queimar restos de galhos e poda para limpar terrenos para plantio. A ação do fogo reduz sensivelmente o volume do lixo, impede a disseminação de doenças (principalmente no caso do lixo hospitalar) e as cinzas resultantes - cerca de 30% do volume inicial - pode ser mais facilmente destinada. Além disso, há outra vantagem: o lixo urbano é composto por grandes quantidades de plástico e papel e por isso, não há necessidade de utilizar combustível para alcançar a temperatura correta (800ºC). Em termos mais simples: o lixo queima sozinho.

Por outro lado, a incineração sem controle dos produtos pode resultar em grande fonte de poluição. Portanto, os vapores da combustão devem ser tratados em filtros e torres de lavagem, para depois serem liberados na atmosfera através de chaminés, cujas alturas devem ser determinadas após observar as condições de clima e topografia da área


RECICLAGEM

As modernas sociedades urbanas, em face da tendência de uma verdadeira revolução industrial-ambiental, vêm "redesenhando o progresso tecnológico". O conceito de desenvolvimento sustentável aparece como uma alternativa eficiente que pode assegurar um crescimento racional e um progresso econômico. Entre os novos valores que emergem desse conceito estão a "tecnologia limpa", a "legislação verde", o "consumidor consciente" e a "reciclagem de materiais". O senso comum vê a reciclagem como a "salvação da lavoura". Teoricamente, é bonito dizer que, ao reintroduzir componentes do lixo na linha de produção, poupam-se matérias-primas ao mesmo tempo em que se atenua de forma significante o grave problema da destinação do lixo, mas um projeto de reciclagem em grande escala e abrangente esbarra na questão do lucro. O interesse pelo produto se justifica somente quando ele dá lucro. Aí sim, a indústria se interessa.

Veja abaixo os materiais recicláveis que estão gerando lucro e renda para muitas famílias, além de ajudar consideravelmente a economia de recursos naturais

:

Reciclagem como opção para tratamento e disposição do lixo urbano

Se as condições anteriores forem atendidas, serão necessários ainda os seguintes procedimentos:

1) Análise quantitativa e qualitativa do lixo produzido

Deverão ser levantados os seguintes dados:

quantidade do lixo coletado e seu percentual em relação à estimativa do lixo total gerado;

determinação geográfica dos principais centros geradores de lixo;

análise gravimétrica dos componentes do lixo;

análise do teor de umidade do lixo;

análise físico-química (caso o Município tenha condição de realizá-la).

2) Estudo de mercado para o composto orgânico e produtos recuperáveis

O objetivo deste estudo é identificar previamente o mercado existente e potencial para os diversos subprodutos a serem gerados pela usina de reciclagem.

Para tanto deverão ser definidos os materiais a serem separados do lixo, que normalmente são os seguintes:
Papel e papelão;
plástico duro (PVC, polietileno de alta densidade, PET);
plástico filme (polietileno de baixa densidade);garrafas inteiras;
vidro claro e misto
metal ferroso (latas, chaparia, etc.);
metal não-ferroso (alumínio, cobre, chumbo, antimônio, etc.);
composto orgânico.
Deve-se também estimar a produção de cada um desses materiais para que o eventual comprador avalie com segurança seu interesse pelo produto e possa fixar um preço de compra.
Para um conhecimento prévio do mercado de produtos do lixo, é importante observar os aterros ou vazadouros em funcionamento.

ESTUDO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE RECICLAGEM
1- Há catadores? 2-Que produtos são por eles separados?
3-Em que quantidade?
4-Quem os compra?
5-A que preço?
6- Seleção de área para instalação da unidade de reciclagem terreno, barraca, escritório. Alojamento ,wc; etc.
A área ideal para se instalar a unidade deverá atender aos seguintes aspectos:
ser suficiente para abrigar o setor de recuperação de materiais, a estação de compostagem e o aterro;
possibilitar um rápido e fácil acesso aos veículos coletores, ser provido de água, energia e comunicação;
estar próxima dos centros consumidores de produtos reciclados e de adubos orgânicos ou, então, nas cercanias de estradas que possam escoá-los;
estar situada em local que não incomode a população vizinha longe de rios, fontes de água, tipo do terreno, etc..
4) Seleção da tecnologia mais adequada
Um fator deve ser bem considerado quando da escolha de tecnologia: o grau de mecanização e automatização.
Quanto maior for este grau:
menor será a utilização de mão-de-obra na instalação; maior será o investimento inicial; maior será o custo de manutenção e operação; maior será a necessidade de emprego de pessoal técnico especializado;
maior será o consumo de energia.
Num País como o Brasil, normalmente serão recomendáveis a utilização da separação manual dos materiais recicláveis, com exceção, talvez, do metal ferroso, e a compostagem em leiras a céu aberto, com reviramentos periódicos por meio de pá mecânica ou outro equipamento auxiliar.
5) Análise dos custos de investimento e operação
Certos equipamentos encarecem muito a instalação e também os custos operacionais.
Por isso os benefícios que trazem ao processamento do lixo devem ser bem avaliados do ponto de vista econômico para orientar sua eventual utilização.
6) Estudos de viabilidade econômica
Os dados mais importantes a serem analisados são:
produção estimada e preço dos materiais reciclados e do composto orgânico;
custo total de mão-de-obra (administrativa, operacional e da manutenção);
custo total de energia e combustível ;
custo com transportes (se houver) e equipamentos auxiliares (pás mecânicas, micro tratores, etc.);
despesas com manutenção;
custo com depreciação de equipamentos;
receitas indiretas, tais como:
redução de custo de transporte de lixo bruto, que passa a ser vazado na usina em lugar do local para onde era anteriormente destinado; redução de custos com operação dos aterros, que passarão a receber menores

Quantidades de resíduos;
outros benefícios, tais como: redução do tempo de coleta, recuperação de matérias primas muitas vezes importadas, aplicação de mão-de-obra intensiva, absorção de tecnologia e melhoria das condições sanitárias e ambientais.
É difícil se conseguir um equilíbrio financeiro entre receitas e despesas em uma usina de reciclagem.
Os benefícios indiretos, as particularidades de cada instalação, as peculiaridades de cada cidade ou região e ainda a análise comparativa com outras alternativas é que determinarão a conveniência desta opção para o tratamento e disposição do lixo urbano.
Características básicas de uma usina de reciclagem para cidades de pequeno e médio portes
O melhor caminho para se explicar tudo isto é através de um exemplo.
Assim, considere as seguintes situações:
cidade de pequeno ou médio porte;
coleta domiciliar operando regularmente;
composição gravimétrica do lixo: acima de 20% em peso dos subprodutos recicláveis (papelão, plástico, meteis ferrosos, metais não-ferrosos e vidros);
teor de matéria orgânica do lixo: acima de 209 ton.
indústrias próximas a cidade:
recuperação de papelão;
recuperação de plástico;
pequenas fundições; - indústria de bebidas;
área agrícola na periferia onde se cultivam hortigranjeiros ou culturas perenes.
Nesta situação poderia ser desenvolvido um projeto para instalação de uma usina de reciclagem com as seguintes características:
baixo custo de investimento;
utilização intensiva de mão-de-obra com baixa qualificação;
uso de tecnologia simplificada que permita baixos custos de manutenção e operação;
baixo consumo energético;
compostagem em leiras a céu aberto.
Um projeto de concepção simples pode trazer um outro benefício ao Município, que é a utilização de indústrias locais para fabricação de boa parte dos equipamentos.Os equipamentos auxiliares em uma usina podem ser:
pá carregadeira;
pequeno trator agrícola;
veículo de carga leve com carroceria aberta;
carrocinhas ou contenedores com rodízios para transporte de reciclados.
O projeto pode ser dividido de acordo com as fases de operação que são basicamente quatro:
recepção do lixo coletado e seleção de materiais de grande porte;
recuperação de materiais e trituração (se houver) do lixo;
compostagem (ou cura);
peneiramento do composto orgânico para comercialização, 60 ou 90 dias após o Início da cura.

A incineração do lixo como opção de destinação final
A incineração de lixo urbano em grandes quantidades não é recomendável para nosso País pois os investimentos e os custos operacionais para os incineradores de maior porte são muito elevados e exigem tecnologias sofisticadas. Entretanto pode ser um procedimento a se empregar em hospitais e centros de saúde e na eliminação de outros resíduos especiais, desde que operados corretamente e que sejam construídos com tecnologia adequada, além de licenciados pelo órgão de controle ambiental competente. Alguns materiais podem ser reciclados, mas pela dificuldade e pelo baixo retorno comercial, quase não há divulgação.
A tecnologia, a necessidade e a busca por novos negócios com os resíduos também criam novas possibilidades a todo momento.
Assim, por falta de conhecimento ou interesse, materiais que tem sua reciclabilidade assegurada, figuram em listas como não recicláveis.
Pode ser o caso abaixo. Fizemos algumas correções e ajustes, mas preferimos publicar uma lista baseado nos interesses de empresas de coleta seletiva.
Faça uma pesquisa no portal para ter mais informações sobre resíduos menos comuns.
Equipe Setor Reciclagem
fonte de referências: Colifran - www.colifran.com.br



Papel


Estes materiais podem ser reciclados


Estes materiais não podem ser reciclados


Cuidados

Jornal
Papel de impressoras
Saco de Papel
Papel de Escritório
Revista
Impressos em geral
Papel Branco
Papel Misto
Papelão
Embalagem Longa Vida


Papel Engordurado
Carbono
Papel Plastificado
Papel Parafinado (fax)
Papel Metalizado
Papel Laminado
Papel Toalha e Higiênico
Guardanapo com Comida
Papel Vegetal
Papel Siliconizado


Devem estar limpos, secos e de preferência não amassados. As caixas devem estar desmontadas



Plástico


Estes materiais podem ser reciclados


Estes materiais não podem ser reciclados


Cuidados

Embalagem de Alimento
Embalagem de Produtos de Beleza
Embalagem de Produtos de Limpeza
Tampas
Brinquedo
Peças Plásticas


Espuma
Embalagem à Vácuo
Embalagem Engordurada Siliconizada


Devem estar limpos e sem tampa



Metal


Estes materiais podem ser reciclados


Estes materiais não podem ser reciclados


Cuidados

Lata de Bebidas e Alimentos
Lata de Biscoito
Bandeja e Panela
Ferragem
Grampo
Fios Elétricos
Chapas
Embalagem Marmitex
Alumínio, Cobre e Aço
Lata de Produtos de Limpeza


Lata de Aerosóis
Lata de tinta
Pilha Normal
Pilha Alcalina
Lata de Inseticida
Lata de Pesticida


Devem estar limpos. As tampas devem ser pressionadas para dentro. Podem estar amassados



Vidro


Estes materiais podem ser reciclados


Estes materiais não podem ser reciclados


Cuidados

Copo
Frasco de Remédio
Jarras
Garrafa
Vidro Colorido


Pirex
Espelho
Óculos Cristal


Devem estar limpos, inteiros ou quebrados. Se quebrados, devem ser embalados em várias camadas de jornal


Pode ou não pode?
- Fralda: há um sistema Holandês que recicla até 98% de uma fralda descartável.
- Celofane: confundido com plástico, é feito a partir da celulose, portanto o parentesco é com o papel. Não se recicla junto com papel comum, mas é um produto biodegradável, ou seja se transforma em húmus no processo de compostagem, ou reciclagem natural.
- Tubo de TV: é possível separar o vidro dos outros elementos, podendo se transformar em, por exemplo, bolinhas de gude.
- Bitucas de cigarro: veja uma matéria sobre reciclagem de cigarro

Existem duas categorias de materiais reciclados:

 Post-consumer (pós-consumidor) – qualquer tipo de material que já foi utilizado pelos consumidores ou empresas, mas que já chegou ao fim da sua vida útil e foi descartado como lixo. Quando coletado e separado para reciclagem, esse material pode ser usado na fabricação de novos produtos.

 Pre-consumer (pré-consumidor) – também conhecido como pós-industrial. sobras ou aparas, resultantes de processos de fabricação de produtos.

Outro termo importante para ser entendido e recycled content (conteúdo reciclado). O que quer dizer que apenas poucos produtos são feitos 100% de material reciclado, a maioria deles contém uma mistura de material reciclado e virgem (matéria-prima que não foi usada anteriormente) ou uma mistura de materiais reciclados post-consumer e pre-consumer.

Não há lei federal ou estadual regulando como eles devem ser usados e nem aos fabricantes é requerido o uso desses símbolos ou detalhes sobre a quantidade e o tipo de conteúdo reciclado, nos rótulos dos produtos. O que vem, freqüentemente, causando o uso incorreto por parte dos fabricantes. Isso significa que você deve olhar além dos rótulos para identificar se um produto é reciclado.

Aqui está um exemplo de rótulo descritivo:

“Contains 100% recycled plastics. At least 60% post-consumer material and up to 40% pre-consumer recovered industrial material.” ( de uma embalagem de sacos plásticos para lixo) – O que significa que o saco plástico para lixo, foi feito 100% de material reciclado. Cerca de 60% de material pos-consumer e 40% de pre-consumer.

Como identificar produtos reciclados

Já que nem todos os produtos contêm informações dizendo que eles são reciclados, como você pode fazer para identificá-los? Aqui vão algumas dicas procure por: Símbolo “Recycled”.

“Eco-labels” (selos ecológicos).

Existem, até agora, poucas organizações que certificam produtos com selos ecológicos. Geralmente são organizações sem fins lucrativos que trabalham com selos de qualidade ambiental. Não apenas, certificam os produtos reciclados mas, qualquer processo de fabricação que reduza os impactos ambientais – os chamados produtos ambientalmente corretos. Alguns materiais, não estampam selos ou qualquer outra identificação de material reciclado, mas eles são fáceis de serem identificados. Por exemplo:Cardboard (papelão) – que é usado para muitas caixas de cereais, normalmente, eles contêm uma porcentagem alta de material reciclado pos-consumer. Eles apresentam uma coloração acinzentada na parte de dentro.Aluminium (alumínio) – latas de alumínio contêm uma média de 50% de material reciclado pos-consumer, mesmo que os seus rótulos não declarem isso.

Pneus são transformados em sucata 800 milhões de unidades por ano.

No Brasil, em 1993, 0,5% do lixo urbano brasileiro eram de pneus velhos e fora de uso. Hoje são descartados no país cerca de 17 milhões de pneus por ano.

Reciclagem e reaproveitamento

Para recuperação e regeneração é necessária a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d’água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las. O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para obtenção de grânulos de borracha.

A borracha regenerada apresenta duas diferenças básicas do composto original: possui características físicas inferiores, pois nenhum processo consegue desvulcanizar a borracha totalmente, e tem uma composição indefinida, já que é uma mistura dos componentes presentes. No entanto, este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras de esporte, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros.

Aspectos interessantes

O Brasil se encontra em 2º lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus.

Um pneu de avião a jato pode ser recauchutado até 30 vezes.

A reciclagem e reaproveitamento dos pneus no Brasil corresponde a cerca de 30 mil ton; em (1999).

OUTRAS FORMAS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DOS PNEUS

Proteção de construções à beira mar – nos diques e cais; barragens e contenção de encostas, onde são geralmente colocados inteiros;

Recauchutagem – são adicionadas novas camadas de borracha nos pneus "carecas" ou sem friso. A recauchutagem aumenta a vida útil do pneu em 40% e economiza 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Reaproveitamento energético (fornos de cimento e usinas termoelétricas) - cada quilograma de pneu libera entre 8,3 a 8,5 kw por hora de energia. Esta energia é até 30% maior do que a contida em 1 quilo de madeira ou carvão. As indústrias de papel e celulose e as fábricas de cal também são grandes usuárias de pneus em caldeiras, usando a carcaça inteira e aproveitando alguns óxidos contidos nos metais dos pneus radiais.

Importante:
A queima de pneus para aquecer caldeiras é regulamentada por lei. Ela determina que a fumaça emanada (contendo dióxido de enxofre, por exemplo) se enquadre no padrão I da escala de Reingelmann para a totalidade de fumaças.

Estudos, pesquisas e novas tecnologias

A RELASTOMER Tecnologia e Participações S.A. desenvolveu um processo cuja característica básica é a recuperação de borrachas vulcanizadas a baixa temperatura (máximo 80ºC), a execução deste processamento na fase líquida e a utilização de catalisador heterogêneo. O produto regenerado apresenta alta homogeneidade, mantendo 75% das características físicas da composição original.

Um subprojeto interdisciplinar envolvendo pesquisadores das faculdades de Engenharia Civil e Mecânica da Unicamp propõe uma solução de gerenciamento de pneus descartados. consiste na construção de um reator de leito fluidizado que processa fragmentos de pneus usados, para a obtenção de subprodutos através de sua gaseificação. O Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é pioneiro no desenvolvimento de pesquisa relacionada à reutilização de pneus usados em obras de engenharia no Brasil. A PUC-RJ, com apoio da Internacional Development Research Centre (IDRC) e da Geo-Rio e com a participação da Universidade de Ottawa, vem desenvolvendo experimentos de construção de muros de arrimo com pneus e ensaios relativos ao reforço de solos com pneus usados, o que introduz uma resistência e rigidez adicionais aos aterros.

O QUE PODE SER FEITO?

Manter os pneus em lugar abrigado ou cobri-los para evitar que a água entre e se acumule.

Antes de jogar pneus num aterro, furar as carcaças para deixar escorrer a água ou cortá-las em muitos pedaços, para diminuir seu volume.

RECICLAR, por que: economiza energia - para cada meio quilo de borracha feita de materiais reciclados, são economizados cerca de 75% a 80% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de borracha virgem (nova); economiza petróleo (uma das fontes de matéria-prima); reduz o custo final da borracha em mais de 50%.

Ö REDUZIR o consumo dos pneus, mantendo-os adequadamente cheios e alinhados, fazendo rodízio e balanceamento a cada dez mil quilômetros e procurar usar pneus com tiras de aço, que têm uma durabilidade 90% maior do que o normal.

PAPEL | VIDRO | PLÁSTICO | BORRACHA | ENTULHO | METAL

Como implantar a coleta seletiva no seu condomínio ou empresa em 4 passos:

Cada um dos quatro passos (infra-estrutura, escoamento, treinamento de funcionários e comunicação com condôminos) é fundamental para que a coleta seletiva funcione no seu condomínio. Não é necessário convocar assembléia para instalar a coleta seletiva, é necessário apenas adquirir os recipientes de coleta.

Se houver um quadro de mensagens ou jornal do condomínio, pode ser interessante criar um "Espaço Reciclagem", a ser alimentado com dados sobre a evolução da coleta seletiva no local, com matérias sobre os benefícios do processo e com os cartazes explicando sobre a reciclagem : 1º Passo: Prepare a infra-estrutura

Pequenos e médios condomínios: se possível, providenciar uma lixeira para material inorgânico (reciclável) para cada andar. Não será necessária a separação por tipo de material (vidro,papel, metal, plástico) se os recicláveis foram coletados por nós.

Grandes condomínios: providenciar um ou mais conjuntos de 4 recipientes de coleta (para papel, plástico, vidro e metal), a serem instalados em locais estratégicos no térreo ou garagem. Poderemos providenciar estes recipientes.Sacos de farinha: vendidos em padarias, estes sacos são mais resistentes que os de material plástico, e mais indicados para os latões de vidro e metais.Espaço de armazenagem: deve ser amplo o suficiente para juntar material durante pelo menos uma semana, ou pelo tempo necessário para criar um estoque que a empresa compradora recolha no local. Não pode ter infiltrações e água empoçada. Se possível, armazenar o lixo comum e o reciclado em depósitos diferentes.Perigo de incêndio: não acumular muito material reciclável, pois papel e plástico são altamente combustíveis. Não os deixe próximos a instalações elétricas Aparelho para amassar latinhas de alumínio: as latinhas ocupam muito volume; este aparelho reduz o problema.Lixeiras com rodas podem substituir uma lixeira e um carrinho de mão. Luvas e botas para os funcionários que farão o transporte interno, e/ou a seleção posterior do material. Os materiais recicláveis são os que mais podem causar ferimentos, principalmente no caso de vidros e latas.

2º Passo: Planeje o escoamento do material: É fundamental que o escoamento seja bem planejado para que a coleta seletiva não "faça água". É importante não acumular material demais, e ter um destino fixo para o que for coletado.Caso não seja possível separar o material coletado em tipos (vidro, papel, plástico, metal), faremos este trabalho. Ou seja, basta haver uma lixeira para material reciclável (também chamado de inorgânico) e outra para o lixo orgânico, este levado pelo lixeiro.Caso o condomínio opte por este sistema, é interessante que haja uma lixeira para coleta seletiva em cada andar.Faremos a coleta nas datas e horários pré estipulados.Valor pago pelo material separado: Papel, Papelão e Jornal: R$ 0,15 o Kg.PET e Plásticos em geral R$ 0,15 Kg.Vidro de garrafa e potes inteiros R$ 0,03 K Latas de alumínio R$ 2,50 kg Ferro, Baterias automotivas R$ 0,10 Kg Material misturado R$ 0,05 Kg Pesamos e pagamos em dinheiro no ato da retirada, descontamos a taxa de coleta.Taxa de coleta R$ 150,00 (São Paulo) R$ 250,00 (Grande São Paulo)3º Passo: Treinamento de funcionários : Os procedimentos da coleta seletiva neste caso são muito simples; é preciso apenas alertar os funcionários de que:O lixo reciclável não será colocado na porta do prédio ou empresa, mas sim retirado por nós.Caso o condomínio realizar a coleta separada por tipo de material (papel, plástico, metais, vidro), não misturar os materiais no armazenamento. É preciso orientar todos os funcionários envolvidos sobre os tipos de materiais.4º Passo: Comunicação com condôminos e funcionários É fundamental que todos os moradores e funcionários saibam que há coleta seletiva, e que percebam como é simples.No entanto, em condomínios residenciais a participação das faxineiras e empregadas domésticas das unidades é ainda mais importante. A maior parte do lixo se origina na cozinha, e quem cuida do descarte, em geral, são elas.Por isso, quando a coleta seletiva for iniciada, pode ser interessante convocar uma reunião com as empregadas, para uma explicação simples e objetiva sobre os procedimentos.É muito importante explicar a todos, condôminos e empregadas, que os materiais recicláveis devem estar livres de restos de alimentos ou bebidas, senão será impossível estocá-los (por questões de higiene) vende-los e repassá-los (as empresas não compram). Para isto, basta passar uma água na embalagem para eliminar os restos. Poderemos também cuidar de todo o processo de reciclagem, desde simples cursos e palestras até a implantação total e acompanhamento do processo. Veja como proceder a correta seleção do lixo! Após usar o produto e antes de descarta-lo é fundamental que o material esteja limpo, já que o tempo de armazenagem é maior que o do lixo orgânico, e os compradores de sucata não aceitam material com impurezas. Passe água, se for uma embalagem de alimento ou bebida (longa vida, papel ou papelão, latinhas de alumínio, garrafas plásticas, vidro). Deposite cada material no latão específico: papel, plástico, metais, vidro; ou no latão de lixo inorgânico. Na lixeira geral, jogue apenas material orgânico (restos de comida, cascas de fruta etc.). Nunca jogue materiais diferentes dos especificados nas lixeiras de reciclagem. Não podem ser reciclados: Embalagens de pizza. Lâmpadas e pilhas. Papel de fax, papel higiênico e papéis metalizados. Lixo orgânico em geral (restos de comidas). Antes de jogar embalagens de comida e latinhas de bebida nesta lixeira, lave bem com água. Como o lixo reciclável é estocado por mais tempo, os restos podem criar mau cheiro, e atrair insetos e ratos. E Também os restos de bebida e comida atrapalham o processo industrial de reciclagem. Grande condomínio de SP começou coleta seletiva "por acidente" e hoje fatura 500 reais por mês com venda de material Você já deve ter ouvido falar na máxima do cientista Lavoisier: "Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Pois bem, no seu condomínio, se você não faz a reciclagem do lixo, pode estar jogando dinheiro fora.Outro benefício da coleta seletiva, portanto, é acabar com as montanhas de sacos de lixo em frente ao seu prédio, já que os maiores responsáveis pelo volume são materiais recicláveis como embalagens de papel e plástico. Assim, para a coleta municipal sobra apenas o lixo orgânico.Para ensinar os procedimentos para os faxineiros, que hoje fazem o trabalho sozinhos e com entusiasmo, e para fazer uma campanha de esclarecimento com os moradores, contratar firmas que retirem o lixo reciclado no seu prédio, para você não perder tempo com isso".50% dos 2 mil condôminos participam do programa, coletando-se aproximadamente dez toneladas por mês. (vidro, papel, latinhas de alumínio) tem de ser depositado em uma lixeira específica, e as embalagens devem ser lavadas antes de serem jogadas. ". O entulho proveniente de reformas também pode ser aproveitado, ressalta a síndica. "Estamos trocando o encanamento, e os canos de ferro serão vendidos".Não custa lembrar que o lixo é um problema crônico das cidades: no Brasil, segundo dados do CEMPRE e do IPT,

70 mil toneladas/ dia de lixo domiciliar. 76% são lançados a céu aberto, 10% em lixões controlados, 9% em aterros sanitários e apenas 2% é reciclado.cidade perde R$ 1,9 bi por não reciclar lixo, potencial de R$ 1,18 bilhão, a cidade só consegue R$ 326 milhões com a reciclagem", explica. "Da inorgânica - restos de comida, podas, varrição, que poderia gerar energia e adubo de boa qualidade, a perda é de R$ 1 bilhão."A cada dia, cerca de 16 mil toneladas de lixo são produzidas na capital. A maior parte do que é coletado acaba indo para os aterros sanitários, usinas de compostagem ou para um incinerador que funciona há mais de três décadas.Uma grande quantidade de resíduos ainda vai parar em terrenos baldios, córregos, represas ou nos Rios Pinheiros e Tietê.capital, mas apenas 3% acabam reutilizados. Do total desviado dos aterros, 30% é por obra dos catadores, 1% das usinas de compostagem.

.

60 entidades criaram o Fórum Lixo e Cidadania da Cidade de São Paulo. Pregando a gestão compartilhada do lixo por órgãos públicos e instituições da sociedade, o fórum também apresenta como propostas a participação de catadores na coleta, triagem e comercialização dos resíduos sólidos urbanos, a segregação de materiais perigosos nas fontes geradoras e a erradicação do trabalho infantil nos lixões.São Paulo, porém, nem 10% dos pets são reciclados", lamenta. (L.G.) Ecologia e Solidariedade.Condomínios fazem crescer coleta para reciclagem e ajudam na sobrevivência de 35 mil pessoas no Rio - O s luxuosos condomínios da Barra da Tijuca estão ajudando a ampliar a coleta de latas de alumínio, o único meio de sobrevivência para 150 mil pessoas no País, no Rio, são 35 mil, número superior à soma de todos os funcionários efetivos da Light, Cedae e Telemar (23 mil). Para essa multidão, a reciclagem de latinhas é a saída para superar a exclusão dos que vivem abaixo da linha de pobreza. - Os dados são da Associação Brasileira de Alumínio (Abal) e da Latasa, empresa pioneira em reciclagem de latas. Segundo a Abal, a remuneração mensal dos catadores é de dois a quatro salários mínimos (R$ 302 a R$ 604).Nove condomínios já criaram programas com cooperativas de catadores. Hoje, 3.200 residências da Barra encontraram na atividade um meio de transformar o lixo em dinheiro para despesas de manutenção dos prédios ou cestas básicas para os funcionários - o que fez crescer o mercado, já que, além de empresas e escolas, agora há também condôminos pagando pelas latinhas e repassando-as com lucro aos recicladores.Empresa norueguesa quer aumentar reciclagem de Pet - - O condomínio Nova Ipanema é um dos que coletam latinhas. a idéia de envolver as domésticas e os faxineiros. "Eles lidam com o lixo"., o dinheiro arrecadado com a coleta é investido em cestas básicas, que são sorteadas entre os mais carentes. "Já distribuímos mais de mil cestas. Entregamos 110 por mês. A meta é chegar a 500. Além de virar renda, o lixo está educando", "Aprendemos a separar o material e o entregamos ao caminhão que vem buscá-lo",.

O que é lixo? São os restos das atividades humanas considerados pelos geradores como inúteis. Normalmente, apresentam-se sob estado sólido ou semi-líquido. Lixo e resíduos sólidos sejam a mesma coisa. O que é sucata? É todo resíduo sólido que a indústria re-aproveitará em forma de reciclagem. O que é reciclagem? É o processo de retornar a sucata em matéria prima e produto final por meio de industrialização. O que é coleta seletiva? É um serviço especializado em coletar o material devidamente separado pela fonte geradora. Este sistema facilita a reciclagem porque o material permanece limpo e com maior potencial de reaproveitamento. O que é container? É um enorme latão adaptado com divisórias para armazenar as sucatas separadamente conforme sua classificação química - vidro, plástico, papel e metal - até a hora da coleta seletiva. Normalmente os containeres são fixados em locais onde a população possa deixar seu material reciclável O que você pode e deve fazer.Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados,.ações eficazes para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.Podemos reduzir a geração do lixo consumindo menos e melhor, isto é, racionalizando o uso de materiais no nosso cotidiano.
Podemos reutilizar diversos produtos antes de descartar, usando-os para a criando novas formas de utilização, como trabalhos artísticos com sucata ou em utensílios. separar o lixo - resíduos sólidos - conforme sua classificação química e devidamente limpos. O resíduo úmido - que são os restos orgânicos - domiciliar é responsável por 50% da quantidade total do lixo municipal que é encaminhado para a Usina e poderia ser separado para uma compostagem. Não podemos esquecer das pilhas e lâmpadas, que não podem ser quebradas por conterem em seu interior substâncias radioativas; e o lixo hospitalar usado também em domicílio (como agulhas, gazes, algodão contaminado e frascos de remédios)

A reciclagem trás benefícios internos e externos para as indústrias que já entenderam a necessidade de uma política empresarial de gestão ambiental: melhoria contínua dos processos industriais, produtos e serviços, visando reduzir os recursos naturais, economia de energia e matéria prima; redução da geração de resíduos diversos, minimizando os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente, como por exemplo, a diminuição de doenças causadas pela proliferação de vetores presentes no lixo (febre amarela, malária, leptospirose e leishmaniose); a geração de empregos; a imagem que a empresa constrói perante o consumidor e, aumento da vida útil dos aterros sanitários. Todos saem ganhando com o desenvolvimento da reciclagem, inclusive o Estado que economizará nas áreas de saúde e saneamento. As embalagens, de um modo geral, são os materiais mais descartados. Pode-se comprovar essa afirmação somente olhando dentro do recipiente de lixo de nosso domicílio. Esses materiais apresentam uma vida útil muito pequena, ou seja, o tempo que leva para sua fabricação, ênfase, utilização e descarte, em muitos casos, é questão de dias. O plástico, material cada vez mais usado para embalagens, apresentava-se em percentagens menores que 2% no lixo urbano antes da década de 70. esse material, hoje, responde por 20% em peso na composição do lixo do Rio de Janeiro. Os tipos de plásticos mais encontrados no lixo são os polietileno de baixa e alta densidade (LDPE e HDPE, respectivamente), o poli (tereftalato de etileno) (PET), o polipropileno (PP) e o poli(cloreto de vinila) (PVC), frequentemente utilizados na confecção de embalagens. As opções para a disposição final dos plásticos, que já foram consumidos, oriundos de aglomerados urbanos são: aterro sanitário, incineração, usina de triagem e coleta seletiva. O material coletado seletivamente ou separado em uma usina de triagem poderá ser submetido à reciclagem ou à reutilização. Dentre essas opções, a reciclagem é considerada uma das alternativas mais importantes; é o resultado final de atividades intermediárias de coleta, separação e processamento, onde materiais pós-consumo são usados como matéria-prima na manufatura de bens, anteriormente feitos com matéria-prima virgem. O sucesso da reciclagem está diretamente ligado ao fornecimento de matéria-prima, à tecnologia utilizada no processo de reciclagem e a um mercado diferenciado para o produto reciclado. O Brasil ainda não tem uma forma correta para a destinação de seus resíduos, cerca de 80% de nosso lixo é depositado a “céu aberto”, vulgarmente denominado “lixão”. O desperdício é maior, pelo fato do Brasil ser um país que apresenta uma população predominantemente pobre, ou seja, com uma renda familiar próxima ou inferior a um salário mínimo (cerca de US$ 80,00). Poderíamos estar economizando, através da reciclagem, materiais que estão sendo descartados de forma não adequada. O índice de reciclagem de plástico gira em torno de 12% em relação o que é produzido, um valor ainda muito baixo. As empresas recicladoras de plástico mal sobrevivem no mercado em que seu produto é bitributado, além de não haver fornecimento constante e segura de matéria-prima pós-consumo para ser reciclada. Dessa forma, algumas empresas, que para sobreviver no mercado, são obrigadas a viver quase na clandestinidade. A reciclagem no Brasil enfrenta muitos problemas, e por essa razão ainda não deslanchou. De um modo geral, ainda deve resolver questões básicas, entre as mais importantes, têm-se: Incentivo fiscal - O Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI, é cobrado em percentagem superior no caso de plásticos reciclados (12% contra 10% para a embalagem confeccionada a partir de matéria-prima virgem); Aquisição de matéria-prima - A falta de um gerenciamento integrado do lixo prejudica o fornecimento de material a ser reciclado com uma freqüência necessária para a produção não parar. O fortalecimento das cooperativas de catadores também poderá auxiliar na logística do gerenciamento do lixo. Qualidade da matéria-prima - Normalmente, o material fornecido por sucateiros ou atravessadores para as recicladoras não apresenta homogeneidade. A perda relacionada a quantidade de material fornecido e a quantidade do material que realmente vai ser reciclado chega a 40% no caso dos recicladores que trabalham com material oriundo de “lixão”;
Tecnologia - Algumas empresas são atraídas a entrar no mercado de reciclagem pelo fato do lixo poder ser, teoricamente, adquirido a custo zero. Por problemas falta de tecnologia e conhecimento do mercado enfrentam, como por exemplo: gastos excessivos de energia e de água e altos custos ligados a produção. Muitas empresas fecham antes de completar 2 anos no mercado;
Qualidade do material reciclado - Alguns produtos entram no mercado sem qualidade, o que conduz a desconfianças na aquisição. Isso, também, vem prejudicar as empresas do ramo que trabalham seriamente. Mercado consolidado - Há poucos mercados diferenciados para materiais reciclados. Deveria haver uma conscientização por parte da população na maior utilização de artefatos feitos de material reciclado.
Na questão sobre reciclagem de plásticos deve-se analisar 3 pontos primordiais, que uma vez interligados poderiam resolver grande parte dos problemas encontrados:
No primeiro ponto têm-se as empresas recuperadoras que enfrentam problemas relacionados

A falta de incentivos fiscais, à tecnologia utilizada e ao fornecimento de material para ser reciclado; segundo ponto têm-se as universidades, os centros de pesquisas e organizações não-governamentais que já estudam e/ou produzem trabalhos na área de gerenciamento ambiental; O terceiro elo seria o governo, representado também pelas prefeituras, que enfrentam problemas relacionados com a disposição do lixo como: a falta de espaço para os aterros sanitários, o entupimento de bueiros com lixo na época de chuvas, aumento de vetores de doenças, etc.
Os resultados do trabalho da parceria desses 3 pontos, citados acima, são benéficos para a sociedade, entre eles tem-se a geração de empregos e melhoria nas condições de vida da população - questões primordiais para nosso país. Essa atuação conjunta criará incentivos para a reciclagem no país, mais indústrias entrarão no ramo, consequentemente haverá uma concorrência sadia e a qualidade será visada. Investimentos nas etapas anteriores e posteriores a reciclagem, ou seja, na coleta seletiva e no mercado para o produto reciclado deverão ser intensificadas.
Hoje, no Brasil, são desenvolvidos muitos trabalhos na área de reciclagem, e a maioria desses estudos são gerados em universidades localizadas na região sudeste, onde há maior concentração de recicladores. No ultimo Congresso Brasileiro de Polímeros, mais importante no campo de plásticos, realizado em 1999, foram apresentados cerca de 30 trabalhos na área de reciclagem de plásticos.
As universidades podem auxiliar no desenvolvimento de tecnologias mais baratas para a obtenção de plástico reciclado de melhor qualidade dentro de uma realidade de um país ainda em desenvolvimento. Cabe ao governo incentivar através de leis e impostos essa eco-indústria. Os incentivos podem ser obtidos com as reduções do imposto de renda, da taxa sobre produtos industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para as empresas que se dedicarem à reciclagem, podendo propiciar menor preço para produtos recuperados, o que estimulará sua aquisição por parte do consumidor.
Tocantins é um estado que saiu na frente no incentivo a reciclagem. O estado isenta em 100% o pagamento de ICMS no transporte interno de materiais destinados a reciclagem, além de dar incentivos na aquisição de terreno e infra-estrutura básica para instalação da recuperadora. Os planos governamentais de Tocantins devem servir de modelo para outros estados. Acredita-se que esse seja um dos pontos mais importantes que tornarão esse mercado competitivo.
Com o objetivo de incentivar a reciclagem de plásticos , o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD) do Centro de Ciências da Matemática e Natureza da UFRJ lança o curso de treinamento profissional de RECICLAGEM DE PLÁSTICO de 16 horas distribuídas nos dias 01 e 02 de junho de 2001, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. . O curso transmitirá aos participantes os aspectos envolvidos no projeto, operação e administração de uma Recicladora de Plástico, visando a capacitação para a escolha e implantação de um empreendimento ambientalmente limpo e rentável, sob o ponto de vista econômico. No curso será também demonstrada a importância da atividade de Reciclagem de Plástico para a preservação do meio ambiente, geração de empregos e conservação dos recursos naturais e energéticos.
Os principais tópicos a serem abordados são: Problemas sócio-econômicos no país; Reciclagem de Plásticos: viabilidade econômica, potencial de crescimento;Plástico virgem: Processos de transformação de plásticos, Processos de reciclagem de plásticos; Cálculos: sedimentador para remoção de lama, polias para motores; Energia elétrica; Projeto de uma recicladora; Estudo de Viabilidade Técnica-Econômica.

A tecnologia oxi-biodegradável foi desenvolvida pela EPI, da qual a Blogas é representante no Brasil, usando aditivos TDPA. A sua incorporação às resinas de produtos plásticos como o polietileno, o poliestireno e o polipropileno – e suas famílias – faz com que eles se transformem em plásticos degradáveis e/ou biodegradáveis.
Na verdade, todo mundo já sabia da existência dessa tecnologia, que é um processo em dois estágios: primeiramente, o plástico é convertido por uma reação com oxigênio do ar em fragmentos moleculares solúveis em água. Em um segundo momento, essas moléculas oxidadas menores são biodegradadas (convertidas pelos microorganismos em CO2, H2O e biomassa).
da EPI foi conseguir controlar o tempo de vida útil de um determinado produto ou embalagem. Antes isso não era possível. Hoje em dia, dá para controlar a degradação de um produto no período de uma semana até três anos.
Após o tempo de vida útil estabelecido pelo fabricante do produto, dois fatores são responsáveis por dar o “gatilho” da degradação: a luz solar ou o calor, bastando apenas um dos dois. A tensão mecânica, logicamente, também facilita a velocidade da degradação. Para produtos que têm validade de um ano, por exemplo, os clientes solicitam que a degradação comece com uma margem de segurança de um ano e meio.Como funciona? A característica de degradação é iniciada no momento da extrusão do polietileno, poliestireno ou polipropileno, através da inclusão de uma pequena quantidade de um aditivo especial. Esse aditivo funciona através da decomposição das ligações carbono-carbono no plástico, o que leva a uma diminuição do peso molecular e no final a uma perda de resistência e outras propriedades. Os estabilizadores são utilizados para garantir uma vida útil suficientemente longa para cada aplicação específica. Por exemplo, um saco de lixo pode exigir uma vida útil de 18 meses antes de perder a resistência, ao passo que uma embalagem para pão poderá precisar da apenas algumas semanas. É significativamente importante que os produtos com tecnologia d2w® não necessitem de um ambiente biologicamente activo para começar a degradar-se. A degradação acontecerá mesmo que o plástico seja deitado fora indevidamente e abandonado ao ar livre! Isto é muito importante para a solução do sério problema do lixo constituído por resíduos plásticos depositados de forma incorrecta. Por esta razão em particular, o plástico “totalmente degradável” d2w® é superior ao ’bio degradável, que exige um ambiente biologicamente activo (por exemplo, enterrado no solo) para que o processo de degradação se inicie.

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 Sacolas plásticas são transformadas em Tábuas Ecológicas

Tábuas Ecológicas
Marina em Angra dos Reis foi construída com a tábua ecológica desenvolvida a partir de pesquisas da Feevale.

Um destino inusitado para o polietileno de baixa densidade, matéria-prima de sacolas plásticas. Através da descoberta do engenheiro químico formado este ano pela Feevale, Diego Rafael Bayer, o material antes poluente e descartado na natureza se transforma em bancos, cercas, floreiras, apoio para os pés e até deck de marina.
A pesquisa que iniciou há cerca de quatro anos como um trabalho acadêmico, hoje é desenvolvida sob a coordenação do engenheiro institucionalmente pela Feevale na Oficina Tecnológica no Campus II. O insumo utilizado é descartado por uma indústria de sacolas do Vale dos Sinos e se transforma em um material bastante rígido, ao qual foi apelidado de “tábua ecológica”.
Para produzir um quilo da “tábua” é necessário o equivalente a 200 sacolas de plástico. Após passar por um processo, as sacolas se transformam em material bastante resistente, que como conta Bayer, apesar de haver divergências sobre o tempo real da decomposição do material, ele dura seguramente várias décadas.
"O objetivo é demonstrar para as pessoas que é fácil e barato reciclar esse material, que existe numa quantidade enorme no meio ambiente", explica o engenheiro. As possibilidade de utilização da tábua ecológica são várias, mostrando-se também um material versátil.
Algumas aplicações podem ser conferidas em bancos, floreiras todo o material necessário para a construção da casa de plástico, forro, assoalho, piso, telhado, paredes, janelas, portas, venezianas, carpe de plástico, cerca, portão, móveis em geral tanto na parte interna como externa, divisórias para escritórios, cadeiras do Campus II da Feevale. Além disso, foram confeccionados também 100 apoios para os pés de funcionários que trabalham sentados, o que contribuiu para a melhoria ergonômica dos postos de trabalho.
O sucesso do objeto fez com que o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança,

Poderá ser utilizado para fazer a casa de plástico, os móveis em geral de residências, cerca para o terreno, calçada. Forro, telhado, divisórias, forro, escadaria, bancos para praça, cercar terrenos, sítios, fazendas, dormentes de estrada de ferro, moveis com design especial, galinheiros, casa de cachorro, cercadinho para criança, gangorra, paredes para a construção civil, portas, caixilhos, janelas, floreiras etc.. Em Angra dos Reis, no litoral fluminense, 4.200 barras do material podem ser vistas em uma marina. Os custos fazem com que as empresas reciclem, pois transformam custos em ganhos.
Abaixo a matéria que passou no Jornal Nacional:
Fontes: http://novohamburgo.org/, http://www.feevale.br

: Notícias, Novo Hamburgo

USINA DE RECICLAGEM

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria de Transformação
Tipo de Negócio: Usina de Reciclagem
Produtos Ofertados/Produzidos: Reciclagem de produtos em geral.

APRESENTAÇÃO. A Reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida, associado a um modelo de desenvolvimento racional e sustentável.
No Brasil, o desenvolvimento da indústria de reciclagem é anterior ao início das discussões relacionadas ao assunto envolvendo meio ambiente. Em sua versão mais artesanal, a semente deste tipo de indústria cresceu a partir da necessidade de aproveitamento do material coletado por determinada parcela da população que encontrava e encontra na coleta de lixo a única opção de renda. Paralelamente, outros setores com maior representatividade econômica, adotaram o reprocessamento de materiais recicláveis.

MERCADO. Com o surgimento da reciclagem, vários tipos de produtos passaram a ser reciclados, criando desta forma novas atividades, atividades estas que atualmente geram um faturamento de cerca de 1,2 bilhões de dólares anuais no Brasil, e que poderá chegar a 5,8 bilhões nos próximos anos. A partir disto, pressume-se um mercado bastante promissor e ainda pouco explorado.
LOCALIZAÇÃO. A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo a matéria-prima.
ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área de 10.000 m2, que abrigará um galpão que será dividido em quatro áreas: galpão industrial, escritório, vestiários e os sanitários.
EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Máquinas para reciclagem (irão variar de acordo com o produto a ser reciclado);
- Caminhão para o transporte;
- Móveis e utensílios do escritório (computadores, fax, telefone, mesas, etc.);
INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

PESSOAL. A mão-de-obra básica deve contar com: gerente (empreendedor), secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.
BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM. Os principais benefícios gerados pela reciclagem
-A diminuição da problemática do lixo;
-Proteção do meio ambiente;
- Redução dos desperdícios, geração de empregos, aumento da renda familiar ou pessoal, criar cooperativas, criar cursos de como fazer novos produtos evitar a poluição com a matéria prima que pode ser reaproveitada,etc.

OS INSUMOS. Os principais fornecedores de insumos são as indústrias siderúrgicas (uso de sucatas metálicas ferrosas) e a indústrias de papel /papelão (reaproveitamento de aparas de papel das gráficas, por exemplo). Outro segmento importante para a reciclagem é o de vidros, com grande representatividade do refugo de fábricas e engarrafadores, coleta de vidraçarias, especialmente quanto à reutilização de vasilhames inteiros de vidro. Existe também o Lixo Urbano, que representa parcela significativa dos produtos reciclados, partindo então de um processo que envolve obrigatoriamente a coleta seletiva que ocorre na própria fonte geradora.

PRODUTOS RECICLÁVEIS. São vários os produtos que podem ser reciclados,:
- Plásticos (Filme e o Rígido);
- Latas (Alumínio e de Aço);
- Vidros;
- Papéis (Ondulado e o de Escritório), etc...

DETALHAMENTO TÉCNICO DE ALGUNS DOS PRODUTOS RECICLÁVEIS.
1 - Reciclagem de Papel. A maior parte do papel destinado à reciclagem, cerca de 86%, é gerado por atividades comerciais e industriais. No Brasil, existem 22 categorias de aparas - o nome genérico dado aos resíduos de papel, industriais ou domésticos - classificados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose.
As aparas mais nobres são as brancas de primeira , que não têm impressão ou qualquer tipo de revestimento, enquanto às aparas mistas são formadas pela mistura de vários tipos de papéis.
* Não Recicláveis. São aqueles papéis / papelões coletados em hospitais, farmácias

Reciclagem de Pneus O Processo Petrosix patenteado pela Petrobras, inicialmente desenvolvido para reportagem exclusiva de xisto, foi modificado para o aproveitamento adequado do conteúdo energético de pneus usados e inservíveis.
São adicionados à carga de xisto processada, cerca de 5% em peso de pneus picados, o que permite reciclar aproximadamente 140 mil toneladas de borracha anualmente, equivalentes a 27 milhões de pneus.

Localização da SIX
A SIX - Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras está localizada no estado do Paraná, município de São Mateus do Sul, situado a 150 km de Curitiba. O município tem uma superfície de 1.280 km² e a área da jazida de xisto da formação Irati é de 140 km².

Etapas dar Reciclagem
São várias as etapas envolvidas na reciclagem de pneus. Inicia-se com o recolhimento e armazenamento; na seqüência vem a etapa de transporte entre o armazenador e picotador, seguida do trabalho de picotagem e de transporte do pneu picado para a SIX. Cabe à SIX o armazenamento e o co-processamento dos pneus bem como o transporte e disposição do material inerte oriundo do processo. Histórico

Depois de cumpridas as etapas indicadas a seguir, o IAP - Instituto Ambiental do Paraná concedeu a licença de operação nº. 02652 em 05/01/00 para co-processamento de pneus com xisto. Nova licença de operação foi concedida em 25/01/02 sob o nº. 08332.

Etapas:

1º teste de reportagem: autorização IAP 01403/98 em nov. /98;

2º teste de reportagem: abril e maio/99;

Avaliação e aprovação do relatório dos testes: ago. /99;

Saúde pública: O acúmulo de água nos pneus favorece a proliferação de insetos vetores de doenças infecciosas como dengue, febre amarela, filariose (elefantíase) e malária (região Norte).
O armazenamento inadequado dos pneus torna-se ambiente favorável a roedores, que transmitem doenças ao homem através da mordedura, fezes e urina (leptospirose, gastrenterite, etc).

Passivo ambiental: Estima-se que haja no Brasil cerca de 45 milhões de pneus inservíveis com disposição inadequada. Somam-se a esse volume outros 20 milhões que são descartados anualmente.

Cumprimento da legislação: A legislação ambiental brasileira - Resolução Conama 258 - aprovada em 26/08/99, exige dos fabricantes e importadores de pneus a coleta e destinação adequada, conforme demonstra a tabela a seguir:

Informações:

Ano


Produzidos no país ou importados novos


Importados reformados

2002


25%


25%

2003


50%


50%

2004


100%


125%

2005


125%


133%

2006


Haverá reavaliação pelo IBAMA

Tecnologia conhecida: Os pneus podem ser transformados em óleo, gás e enxofre. Além disso, os arames que existem nos pneus radiais podem ser separados por meios magnéticos.

Processo Petrosix com pneus A SIX produz óleo, GLP, gás combustível e enxofre a partir do processamento de xisto há mais de 20 anos e passou a misturar pneus picados à rocha de xisto a partir de maio de 2001 em suas plantas industriais, obtendo um acréscimo no volume destes produtos.
Atualmente a capacidade de reciclagem anual da SIX é de 5 milhões de pneus, podendo ser ampliada para 27 milhões de pneus por ano no curto prazo.

Resultados
Produtos Uma tonelada de pneus rende cerca de 530 kg de óleo, 40 kg de gás, 300 kg de negro de fumo e 100 kg de aço. Os produtos gerados pelo processamento do xisto adicionado de pneus picados são óleos, gás combustível e enxofre. O óleo de pneu tem poder calorífico de 10.182 kcal/kg, densidade 0.9457, viscosidade 4,88 cSt @ 55º C. O gás tem poder calorífico de 8.015 kcal/kg.
O enxofre é utilizado na agricultura, indústria farmacêutica e na indústria de vulcanização.
Os resíduos - xisto e pneu retortado - podem ser aproveitados como combustíveis para termelétrica ou insumo para indústrias cerâmicas e o arame pode ser reciclado em indústrias siderúrgicas.Operação de coprocessamento na fabricação do cimento, onde o pneu é utilizado como combustível do forno e suas cinzas e seus componentes são agregados ao cimento empresa mistura 5% de pneus picotados a 95% de xisto betuminoso em seu processo de pirólise, que resulta em derivados de petróleo. A cada 100 quilos de pneus a produtora consegue extrair 50 quilos de óleo. Alternativa para a destruição dos pneus é a incorporação no asfalto. A Midas está investindo US$ 7 milhões para montar sua fábrica em Itupeva (SP), onde a principal destinação será a produção de emulsão asfáltica.
A empresa desenvolveu uma tecnologia para separar os componentes do pneu. O aço é vendido para siderúrgicas, enquanto a borracha está sendo estocada esperando que a usina de asfalto entre em operação no fim do mês.
A vantagem do asfalto com borracha é que ele fica mais flexível e menos quebradiço, tendo uma qualidade superior ao asfalto comum. A borracha, que será transformada em pó, também deve ser transformada em sola de sapato e artefatos de borracha, como tapetes de carros. A empresa deve processar 20 mil toneladas de pneus por no mundo todo, o maior destruidor de pneus velhos é a indústria cimenteira outros países se verificou que os fornos de cimento são responsáveis pela destinação de 25% dos pneus.

Tabuas plásticas e andaimes,.formas,tapumes para construção civil tudo feito de plástico reciclado. Empresa Brasileira de reciclagem fabrica.

Carvão ecológico Petrobras cenpes através do coque verde.

Tijolos de concreto feitos através de isopor misturado com cimento e garrafa pet.

Usina de reciclagem para marcar visita em Campo Magro próximo de Curitiba fone 677-1706

Hoje, 30% dos mais de 5 mil municípios brasileiros não contam com nenhum tipo de coleta e apenas cerca de 200 possuem um sistema de coleta seletiva.

Sofá sem braços, caracterizado pela forma geométrica e pelo estreitamento entre encosto e assento.

Este modelo parte do princípio estético de contrastar a parte central, de linhas arredondadas, com as laterais, de linhas e ângulos retos.

Formado por módulos independentes, o que permite arranjos variados. O apoio do braço e encosto também podem ser dispostos de diferentes formas, trazendo mobilidade ao produto.

Variante com cantos arredondados e almofadas no encosto.

Através do design é possível viabilizar técnica e economicamente projetos que respondam simultaneamente à crise ambiental e à crise social. Um ótimo exemplo são as propostas de soluções inovadoras que agregam valor ao trabalho dos catadores de produtos descartados. Essas soluções tornam possível o lançamento de novos produtos com aceitação pelo mercado.

Com a atual diminuição da oferta de empregos, muitos trabalhadores buscam em atividades alternativas, como a coleta e revenda de lixo, a solução para o sustento de suas famílias.

Os que estão envolvidos com coleta de material descartado para reciclagem vêm tentando, também, superar a condição marginal dessa atividade através de diversas formas de associativismo, aptas a melhorar suas condição de trabalho.
Organizados em cooperativas e associações, esses trabalhadores têm acesso a apoios oficiais, financeiros ou tecnológicos.
Com esses apoios abrem-se novas possibilidades de atuação no processo de reciclagem, de forma a agregar valor aos produtos reciclados. A conseqüência positiva é o aumento da renda gerada e a abertura de mais postos de trabalho.
Casa de plástico reciclado aguarda certificação para ser lançada O sonho do engenheiro cearense Joaquim Caracas é ajudar o Brasil a reduzir o déficit habitacional de 8 milhões de unidades com a construção expressa de casas feitas de blocos de plástico reciclado e o primeiro passo já foi dado com a construção de protótipos, agora falta apenas certificação da invenção, informou Caracas à Revista Sustentabilidade.Blocos até em supermercados, para que as pessoas possam comprar e montar suas divisórias na medida de suas condições feita de plástico reciclado, a casa modelo tem um custo de R$ 12 mil para a montagem de uma unidade de 43 metros quadrados, com dois quartos, banheiro, cozinha e sala de estar.A casa pode ficar pronta em três dias e a estrutura suporta um segundo pavimento, além de não ser necessária mão de obra especializada e necessário somente saber ler plantas arquitetônicas.As paredes são montadas com blocos de polietileno de alta densidade, mais resistentes a agentes físicos e químicos. Para proteger a parte externa, a casa é revestida com concreto, e dentro da placa de plástico há isopor para isolamento térmico. A estrutura é mantida por perfis metálicos entre as placas.Os blocos são feitos pela Indústria Brasileira de Artefatos de Plásticos S/A, parceira no projeto que usa moldes desenvolvidos por Caracas. O polietileno usado é comprado a R$ 2 reais o quilo. São necessários aproximadamente 500 quilos de plástico para o projeto de 43 metros. A idéia de fabricar blocos veio depois que Caracas inventou o 'plasterite', um substituto aos madeirites usados como apoio na aplicação de concreto em lajes No projeto a caixa d’água fica encaixada entre o telhado e a estrutura do banheiro. A iluminação natural dependerá da disposição da casa e quantidade de janelas. A casa apresentada dispõe de poucas janelas, já o escritório possui mais e aproveita melhor a iluminação natural.A casa feita de blocos de plástico aceita aquecedores solares e sistemas de reuso de água e pode variar sua estrutura, já que são montáveis e desmontáveis.O projeto foi levado à Universidade Federal do Ceará em 2007 para a certificação de todos os itens da casa. Após este processo será possível comercialização dos produtos.O empresário estima que a venda do bloco para a construção de casas deve aumentar em 40% o faturamento de sua empresa, Impacto Proteção.

Só o plasterit elevou o faturamento de 2007 em 45% do faturamento em 2007 quando comparado ao ano anterior..Vale instala dormentes de plástico reciclado nas ferrovias OURO PRETO, MG - RIO - A Vale do Rio Doce pretende começar a instalar dormentes de plástico reciclado e borracha nas suas ferrovias a partir de julho do ano que vem. Atualmente, a Vale tem em toda sua rede ferroviária, de 9 mil quilômetros, 20 milhões de dormentes e a idéia é que esses dormentes alternativos cheguem a 1 milhão.O banco Bradesco acaba de lançar o primeiro cartão de crédito produzido em plástico reciclado do mercado brasileiro. ...(leia mais) ... O banco Bradesco acaba de lançar o primeiro cartão de crédito produzido em plástico reciclado do mercado brasileiro. Com bandeira Visa,

Sabia que é possível produzir gasolina pura através de plástico reciclado?

Cientistas russos da Universidade Medeleev desenvolveram uma técnica de reciclagem que permite a produção de 1 litro de gasolina a partir de 1 quilo de saches de plástico reciclado. O plástico e a gasolina são derivados do petróleo.

Existem vários esforços ao redor do mundo, inclusive alguns já em operação comercial, tentando reciclar subprodutos do petróleo, mas este é o primeiro que gera gasolina. A tecnologia, desenvolvida pela equipe do Dr. Valery Shvets, é baseada no tratamento termal catalisado de materiais poliméricos. Os rejeitos plásticos devem ser simplesmente moídos e derretidos, sem necessidade de lavagem. A seguir é adicionado o catalisador em pó e a mistura é exposta à destruição termal, o que acontece em uma espécie de "panela de pressão" com temperatura e pressão definidas.Para cada litro de gasolina produzido o processo gera também uma pequena quantidade ("uma colher de mesa," segundo os pesquisadores) de uma substância viscosa densa, parecida com o piche. Como também é inflamável, esse rejeito também pode ser reaproveitado.

Os pesquisadores não divulgaram detalhes sobre o composição do catalisador, já que é nele que está o segredo da descoberta, que está sendo patenteada. Um protótipo do sistema já está em funcionamento contínuo no laboratório da Universidade.

Reciclável (caco de vidro) numa indústria de transformação de grande porte, localizada em Pernambuco, buscando através do mapeamento do processo identificar os gargalos e ações da empresa, visando gerar propostas preliminares de melhorias baseadas nos aspectos econômicos e ambientais.
a produção em massa, durante a Revolução Industrial, que este material assumiu um papel definitivo na história da humanidade, presente em todos os momentos da vida moderna.
O vidro como resíduo sólido é 100% reciclável. Esta ação permite uma economia tanto de matéria-prima como de energia, uma vez que a temperatura de fundição do caco é menor do que a da matéria-prima virgem. O Brasil produz, em média, 800 mil toneladas de embalagem de vidro por ano. E, dessas, cerca de 30% são produzidas à partir de sucata de vidro (cacos).
Na região Norte e Nordeste do Brasil, existe apenas 1 (uma) empresa recicladora de vidro, que está localizada em Pernambuco, na cidade de Recife. Foi identificada, uma dificuldade da empresa com relação ao processo de aquisição de insumos recicláveis (caco de vidro), esta dificuldade referindo-se a insuficiência de fornecedores atenderem à demanda real da empresa. A empresa adquire o insumo de fornecedores localizados em grande maioria no Estado de Pernambuco, sendo que alguns são clientes-fornecedores, outros “sucateiros”, e outros ainda correspondem à associações de catadores de materiais recicláveis e Hospital do Câncer. Na etapa de identificação do fornecedor a empresa firma parcerias com estabelecimentos e organizações que geram embalagens de materiais descartáveis.

A empresa visa também reduzir e/ou eliminar etapas desnecessárias, como a separação e classificação do vidro entregue pelo fornecedor.
FAZER PARCERIAS:

Para um processo mais eficiente de reciclagem na referida empresa é necessário aumentar o número de fornecedores desse insumo, mas para isso, identifica-se a necessidade de educação ambiental, campanhas informativas para a população e fornecedores, treinamento para os fornecedores de insumos, estabelecimentos de parcerias mais efetiva com a esfera governamental e terceiro setor. Desta maneira, poderá se obter processos mais eficientes, com a redução de custos de produção para as empresas recicladoras, diminuição e eliminação da degradação ambiental, principalmente com a redução do consumo de energia, como também a ampliação da possibilidade de geração de empregos com a reciclagem através do apoio e parceria com associações comunitárias.

Publicado

Construção de uma usina de reciclagem para os

resíduos da construção civil promete mudar as características sociais e econômicas da capital potiguar. Tornar a cidade mais limpa e diminuir a necessidade de extrair recursos da natureza são as razões para a iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN). A estimativa é que a usina reaproveite em torno de 50% do material residual coletado e a revenda fique cerca de 40% mais barata.
A Cooperativa da Construção Civil (Coopercon) deverá operar a usina, que provavelmente irá se instalar no bairro de Bom Pastor. Caberá ao Sinduscon/RN desenvolver e financiar o projeto, que ficou orçado em R$ 500 mil. A liderança do processo de negociação está sendo feita pelo promotor do Meio Ambiente do Ministério Público, João Batista Machado e envolve o Sinduscon/RN, a Prefeitura de Natal e os carroceiros cadastrados no transporte dos resíduos.
A capital potiguar ainda não conta com um local específico para despejo desses restos, que são depositados erradamente no lixão de Cidade Nova e locais irregulares como Mãe Luiza, Pajuçara e Candelária/Pitimbu. Cerca de 14 empresas estão cadastradas como transportadoras dos resíduos, mas o número de pessoas físicas fazendo esse trabalho clandestinamente é incerto. Com a implantação da usina, o controle do material residual poderá ser intensificado.
"As empresas da construção civil estão fazendo a seleção do lixo, mas o disk entulho passa, mistura tudo e leva embora. A concretização da usina de reciclagem trará um benefício para toda a comunidade classificados na Classe B, como papel e plástico, também sofrerão reciclagem e serão vendidos a terceiros por um custo menor. "Com esses preços menores, não haverá necessidade de extrair esse material da natureza.’ Além disso, Natal ficará mais limpa,.
Projeto
O projeto apresentado ontem pelo Sinduscon/RN é de autoria do engenheiro Leonardo Miranda e prevê capacidade de produção de 600 metros cúbicos por dia. Em princípio, a usina deverá contar com três Áreas de Transbordo e Triagem (ATT), espalhadas nas zonas sul, leste e norte de Natal, além de "ecopontos", pequenos locais de coleta distribuídos nos bairros da capital.
Redução dos desperdícios, geração de empregos, aumento da renda familiar ou pessoal, criar cooperativa.

Criar cursos de como fazer novos produtos evitar a poluição com a matéria prima que pode ser reaproveitada, etc.
OS INSUMOS. Os principais fornecedores de insumos são as indústrias siderúrgicas (uso de sucatas metálicas ferrosas) e a indústrias de papel /papelão (reaproveitamento de aparas de papel das gráficas, por exemplo). Outro segmento importante para a reciclagem é o de vidros, com grande representatividade do refugo de fábricas e engarrafadores, coleta de vidraçarias, especialmente quanto à reutilização de vasilhames inteiros de vidro. Existe também o Lixo Urbano, que representa parcela significativa dos produtos reciclados, partindo então de um processo que envolve obrigatoriamente a coleta seletiva que ocorre na própria fonte geradora.
PRODUTOS RECICLÁVEIS. São vários os produtos que podem ser reciclados, sendo que os principais são:
- Plásticos (Filme e o Rígido);
- Latas (Alumínio e de Aço);
- Vidros;
- Papéis (Ondulado e o de Escritório), etc...
DETALHAMENTO TÉCNICO DE ALGUNS DOS PRODUTOS RECICLÁVEIS.
1 - Reciclagem de Papel. A maior parte do papel destinado à reciclagem, cerca de 86%, é gerado por atividades comerciais e industriais. No Brasil, existem 22 categorias de aparas - o nome genérico dado aos resíduos de papel, industriais ou domésticos - classificados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Papel e Celulose.
As aparas mais nobres são as brancas de primeira , que não têm impressão ou qualquer tipo de revestimento, enquanto às aparas mistas são formadas pela mistura de vários tipos de papéis.
* Não Recicláveis. Necessita tecnologia e pesquisa para poder fazer a reciclagem. São aqueles papéis / papelões coletados em hospitais, farmácias e ambulatórios, como também qualquer tipo de plastificação ou película plástica e papel higiênico. Ou ainda, papéis vegetais, papel e papelão encerados, com substâncias impermeáveis, revestidos com camada metálica ou com colas à base de resina sintética, parafinados, papel carbono, fitas adesivas.
Recicláveis. Estará distribuída em oito tipos: ondulado, apara mista (obra de escritório e de tipografia colorida), para computação, Kraft (saco supermercado), jornal, para sacos de cimento (que tem mais fibras que o papelão), branco de primeira para off-set e impressão, branco de segunda para escrita. Os processos produtivos de alguns desses:

Papel ondulado. Também conhecido como corrugado, é usado basicamente em caixas para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências.
Normalmente chamado de papelão, embora o termo não seja tecnicamente correto, este material tem uma camada intermediária de papel entre suas partes exteriores, disposta em ondulações, na forma de uma sanfona.

* O Processo. Encaminhado pelos aparistas às indústrias papeleiras, o material é desagregado no hidrapulper, uma espécie de liquidificador gigante que separa as fibras, transformando-as em uma mistura homogênea. Em seguida, por meio de peneiras, retira-se as impurezas, como fitas adesivas e metais.
No caso do papel ondulado, ao contrário do papel de escritório, não é preciso aplicar técnicas de limpeza fina, retirada de tintas, branqueamento do material e lavagens especiais.
Com as fibras de melhor qualidade faz-se a capa de papel que é colocada na superfície externa da caixa de papelão. As de qualidade inferior são usadas na fabricação do forro, que reveste a parte interior. E as de pior qualidade servem para produzir o miolo ondulado, por meio de uma máquina que se chama carregadeira .
- Papel de escritório. Nome genérico dado a uma variedade de produtos usados em escritórios, incluindo papéis de carta, blocos de anotações, copiadora, impressora, revistas e folhetos. A qualidade é medida pelas características de suas fibras. Papéis de carta e copiadora são normalmente brancos, mas podem ter várias cores. A maioria dos papéis de escritório é fabricada a partir de processos químicos que tratam a polpa da celulose, retirada das árvores. Entretanto, papel jornal é feito com menos celulose e mais fibras de madeira, obtidas na primeira etapa da fabricação do papel, e por isso são de menor qualidade.
O lixo derivado do papel de escritório é formado por diferentes tipos de papéis, forçando os programas de reciclagem a priorizar a coleta de algumas categorias mais valiosas, como o papel branco de computador. Embora tenham menor valor, os papéis mesclados, contendo diferentes fibras e cores, são também coletados para reciclagem. Os papéis para fins sanitários (toalhas e higiênicos) não são encaminhados para reciclagem. O mesmo ocorre com papéis vegetais, parafinados, carbono, plastificados e metalizados
O Processo. O papel é separado do lixo e vendido para sucateiros que enviam o material para depósitos. Ali, o papel é enfardado em prensas e depois encaminhado aos aparistas, que classificam as aparas e revendem para as fábricas de papel como matéria-prima. Ao chegar à fábrica, o papel entra em uma espécie de grande liquidificador, chamado Hidrapulper , que tem a forma de um tanque cilíndrico e um rotor giratório ao fundo. O equipamento desagrega o papel, misturado com água, formando uma pasta de celulose. Uma peneira abaixo do rotor deixa passar impurezas, como fibras, pedaços de papel não desagregado, arames e plástico. Em seguida, são aplicados compostos químicos - água e soda cáustica - para retirar tintas. Uma depuração mais fina, feita pelo equipamento Centre-cleaners, separa as areias existentes na pasta. Discos refinadores abrem um pouco mais as fibras de celulose, melhorando a ligação entre elas. Finalmente, a pasta é branqueada com compostos de cloro ou peróxido, seguindo para as máquinas de fabricar papel.
Depois de selecionado e enfardado é vendido para as indústrias de papel que o utilizam como matéria prima na produção de papel novo.
2 - Reciclagem de Plástico. A reciclagem de plástico começou a ser realizada pelas próprias indústrias, para o reaproveitamento de suas perdas de produção. Quando o material passou a ser recuperado em maior quantidade, separado do lixo, formou-se um novo mercado, absorvendo modernas tecnologias para possibilitar a produção de artigos com percentual cada vez maior de plástico reciclado.
* Plástico filme. Plástico filme é uma película plástica normalmente usada como sacolas de supermercados, sacos de lixo, embalagens de leite, lonas agrícolas e proteção de alimentos na geladeira ou microondas. O material constitui 38% das embalagens plásticas em geral nos Estados Unidos.
* O Processo. Após ser separado do lixo, o plástico filme é enfardado para a reciclagem. Na recicladora, o material passa pelo aglutinador, uma espécie de batedeira de bolo grande que aquece o plástico pela fricção de suas hélices, transformando-o em uma espécie de farinha. Em seguida, é aplicada pouca água para provocar um resfriamento repentino que resulta na aglutinação: as moléculas dos polímeros se contraem, aumentando sua densidade, transformando o plástico em grãos.
Assim, ele passa a ter peso e densidade suficientes para descer no funil da extrusora, a máquina que funde o material e o transforma em tiras (spaghetti). Na última etapa, elas passam por um banho de resfriamento e são picotadas em grãos chamados pellets , que são ensacados e vendidos para fábricas de artefatos plásticos.
Plástico rígido. Leve, resistente e prático, o plástico rígido é o material que compõe cerca de 60% das embalagens plásticas no Brasil, como garrafas de refrigerantes, recipientes para produtos de limpeza e higiene e potes de alimentos. É também matéria-prima básica de bombonas, fibras têxteis, tubos e conexões, calçados, eletrodomésticos, além de baldes, utensílios domésticos e outros produtos.
Existem sete diferentes famílias de plásticos, que muitas vezes não são compatíveis quimicamente entre si. Ou seja, a mistura de alguns tipos pode resultar em materiais defeituosos, de baixa qualidade, sem as especificações técnicas necessárias para retornar à produção como matéria-prima. São os seguintes os plásticos rígidos mais comuns no mercado brasileiro:
- Polietileno Tereftalato (PET), usado em garrafas de refrigerantes;
- Polietileno de Alta Densidade (PEAD), consumido por fabricantes de engradados de bebidas, baldes, tambores, autopeças e outros produtos;
- Cloreto de Polivinila (PVC), comum em tubos e conexões e garrafas para água mineral e detergentes líquidos;
-Polipropileno (PP), que compõe embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis e utilidades domésticas, entre outros;
- Poliestireno (PS), utilizado na fabricação de eletrodomésticos e copos descartáveis.
* O Processo. Depois de separado, enfardado e estocado, o plástico é moído por um moinho de facas e lavado para voltar ao processamento industrial. Após secagem, o material é transferido

Para o aglutinador, que tem a forma de um cilindro, contendo hélices que giram em alta rotação e aquecem o material por fricção, transformando-o numa pasta plástica. Em seguida, é aplicada água em pequena quantidade para provocar resfriamento repentino, que faz as moléculas dos polímeros se contraírem, aumentando sua densidade.
Assim, o plástico adquire a forma de grânulos e entra na

· Extrusora, máquina que funde e dá aspecto homogêneo ao material, que é transformado em tiras (spaghetti). Na

· Última etapa, as tiras de material derretido passam por um banho de resfriamento, que as solidificam. Depois são picotadas em grãos, chamados pellets , vendidos para fábricas de artefatos plásticos, que podem misturar o material reciclado com resina virgem para produzir novas embalagens, peças e utensílios. É possível usar 100% de material reciclado.
3 - Reciclagem de Latas. Há dois tipos de latas:
- Latas de Alumínio. As latas de alumínio surgiram no mercado norte-americano em 1963. Mas os programas de reciclagem começaram em 1968 nos Estados Unidos, fazendo retornar à produção meia tonelada de alumínio por ano. Quinze anos depois, esse mesmo volume era reciclado por dia. Os avanços tecnológicos ajudaram a desenvolver o mercado. As campanhas de coleta se multiplicaram e, atualmente, 10 milhões de americanos participam ativamente dos programas de coleta.
* O Processo. Depois de coletadas, as latas de alumínio vazias são amassadas por prensas especiais, algumas delas computadorizadas, que fornecem o ticket com o valor referente a quantidade entregue. O material é enfardado pelos sucateiros, cooperativas de catadores, supermercados e escolas e repassado para indústrias de fundição. Em seus fornos, as latinhas são derretidas e transformadas em lingotes de alumínio. Esses blocos são vendidos para os fabricantes de lâminas de alumínio que por sua vez comercializam as chapas para indústrias de lata. O material pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de nenhuma de suas características.
Com a evolução desse processo já é possível que uma lata de bebida seja colocada na prateleira do supermercado, vendida, consumida, reciclada, transformada em nova lata, envasada, vendida e novamente exposta na prateleira em apenas 42 dias.
- Latas de Aço. As latas de aço, produzidas com chapas metálicas conhecidas como folhas de flandres, tem como principais características a resistência, inviolabilidade e opacidade. São compostas por ferro e uma pequena parte de estanho (0,20%) ou cromo (0,007%) - materiais que protegem contra a oxidação e evitam por mais de dois anos a decomposição de alimentos. Quando reciclado, o aço volta ao mercado em forma de automóveis, ferramentas, vigas para construção civil, arames, vergalhões, utensílios domésticos e outros produtos, inclusive novas latas.
* O Processo. Depois de separadas do lixo, as latas de aço precisam passar por processo de limpeza em peneiras para a retirada de terra e de outros contaminantes. Em seguida,

· são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as indústrias recicladoras.

· Ao chegar na usina de fundição a sucata vai para

· Fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos a 1550 graus centígrados. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de

· chapas de aço.

· A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais - das montadoras de automóveis às fábricas de latinhas em conserva. O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar grandes perdas ou prejudicar a qualidade.
Aciarias de porte médio equipadas com fornos elétricos processam a sucata por custo inferior ao das siderúrgicas convencionais.

· 4 - Reciclagem de Vidros. As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos comestíveis, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. Garrafas, potes e frascos superam a metade da produção de vidro do Brasil. Usando em sua formulação

· Areia, calcário, barrilha e feldspato, o vidro é durável, inerte e tem alta taxa de reaproveitamento nas residências. A metade dos recipientes de vidro fabricados no País é retornável. Além disso, o material é de fácil reciclagem: pode voltar à produção de novas embalagens, substituindo totalmente o produto virgem sem perda de qualidade. A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia. Para cada 10% de caco de vidro na mistura economiza-se 2,5% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais

· * O Processo. Nos sistemas de reciclagem mais completos, o vidro bruto estocado em tambores é submetido a um eletroímã para separação dos metais contaminantes. O material é lavado em tanque com água, que após o processo precisa ser tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação de cursos d’água

Depois, o material passa por uma esteira ou mesa destinada à catação das impurezas, como restos de metais, pedras, plásticos e vidros indesejáveis que não tenham sido retidos.

· Um triturador com motor de 2 HP transforma as embalagens em cacos de tamanho homogêneo que são encaminhados para uma

· Peneira vibratória. Outra esteira leva o material para um segundo eletroímã, que separa metais ainda existentes nos cacos. O vidro é armazenado em silo ou tambores para abastecimento da vidraria, que usa o material na composição de novas embalagens.
LEMBRETE IMPORTANTE. Como já foi citado vários são os produtos que podem ser recicláveis, para obter maiores informações, consultar o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem).

Legislação Específica :Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº. 8.078 DE 11.09.1990)

. Há necessidade de que o futuro empreendedor tenha o conhecimento de algumas leis que regem tal atividade, tais como:
Federal.
- LEI N° 6.938/81. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação.
- LEI Nº. 9.605/98. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

MMA – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA
Esplanada dos ministérios - Bl-B - 5º a 9º andar - Brasília - (DF)
70068-900
Tel. (61) 317 1433 / 317 1392
CEMPRE- Compromisso Empresarial para Reciclagem
Rua Bento de Andrade, 126 - Jd. Paulista - São Paulo - (SP)
04503-000
Tel. (11) 3889 7806
Endereços na Internet:Site Informativo
http://www.recicloteca.org.br/

Site Informativo
http://www.cempre.org.br/

Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br/

Empreendedorismo: como vencer nesta área.

Fatores primordiais para ser um empreendedor.

1*- A pessoa tem que ter JEITO para o tipo do negócio a ser explorado, ser persistente, ter um objetivo a ser alcançado com metas a serem cumpridas.

2*- Ter muita sorte, ser uma pessoa que tem facilidade para conhecer as pessoas e inspirar a confiança do cliente.

3*- Ser simpático e não ser chato, persistente, arrogante, técnico em sua área de negociação, convincente.

4*-Ter um produto(s) ou serviço(s) que se diferencie dos concorrentes em qualidade, sabor, higiene, apresentação, tecnológico, inovador,etc.

5*-Para ser um empresário, não se aprende as manhas na escola. É no dia a dia que vai se aperfeiçoando, personalizando e se adaptando na sua atividade

6*- Para qualquer empresa ter êxito é necessário se fazer uma clientela que seja fiel por muitos anos, e sempre conseguindo novos clientes.

Existe também a venda por impulso de um produto ou serviço que esteja na onda no momento oportuno, e se consiga efetuar uma grande negociação. Ex: receptor para a tv.digital. Os clientes acabaram com o estoque em uma semana; lançamento do CD, DVD, celular, programa de computador, filmes e livros famosos que estouraram na mídia, etc.

7*- Quando o capital é pouco, é necessário não arriscar querendo dar o passo maior que a perna. Procurar maneiras de montar o negócio dentro do perfil dos clientes que se pretenda atingir, mas com o pé no chão, sem exageros, para se formar uma clientela leva tempo, normalmente meses ou anos, dependendo de cada tipo de atividade. Os lucros demoram mais tempo porque até retirar os custos da implantação do negócio e retirar as despesas gerais da empresa leva algum tempo, somente é rápido quando a pessoa tem a estrela com muita sorte ou o produto ou serviço seja a onda do momento e desperte uma ganância de comprar e consumir o produto ou serviço. Ex:: área esportiva, aparelhos de ginástica diferenciados, saltos de altura com elástico, em caso de eventos esportivos como a copa do mundo, olimpíadas, férias, pacotes turísticos com o dinheiro valorizado, lançamento de um produto que gere interesse nas pessoas pela compra ou pelo impulso como os citados acima.

8*-Tipos de empreendedor nas áreas de serviço, comércio ,indústria,esportes, artesanato, reciclagem, meio ambiente, ONGs etc.

9*-Ganhar o dinheiro e fazer a empresa crescer é mais fácil do que se imagina o difícil é saber aplicar o dinheiro, saber gastar e diminuir ao máximo as despesas para obter o maior lucro possível, que é o objetivo de qualquer empresário.Tirar proveito das vantagens que venham como oportunidade de negócio, saber comprar a coisa certa na quantidade certa, na hora certa, no momento certo. As oportunidades nem sempre aparecem quando você está com o caixa alto, é necessário sempre ter um caixa 2 para ter o poder da negociação no momento certo.

10*-Após tudo o que foi citado acima, o mais difícil é manter todo o patrimônio para ser utilizando na sua melhor idade e para os seus herdeiros poderem usufruir de tudo o que você conseguiu ao longo da sua vida, com seu trabalho e dedicação. Faça os seus filhos aprenderem desde pequenos como funciona a sua empresa, ter participação e pegar gosto pelo trabalho e com maior dedicação possível com a sua empresa, para poder dar seqüência e sempre inovar, criando alternativas para que a empresa possa atravessar todas as turbulências que possam surgir durante todos os períodos ocasionados pela economia do país. Na política nacional e internacional, governos, catástrofes climáticas, podem aparecer as maiores oportunidades de negócio, pode-se tirar proveito destas ocorrências para ampliar os seus negócios, exportando ou importando produtos ou serviços. Como já estamos acostumados a ver nos meios de comunicação, nas guerras, acidentes e com a economia mundial, as oportunidades podem surgir a qualquer momento e você pode se tornar uma pessoa rica.

11*-Qual é a melhor aplicação para garantir o seu futuro para a melhor idade? Tendo visão e enxergando as oportunidades de negócio e realizando os seus sonhos de ampliação com filiais, maquinários, imóveis em locais que irão valorizar muito com o tempo, ainda é o melhor investimento. Nunca se perde com imóvel, desde que seja adquirido com visão para o presente e para o futuro, em regiões que irão ter grande valorização como por ex::locais onde poderão ser construídas residências e prédios de padrão A, de poder aquisitivo alto, comércio em geral, shopping, empreendimentos de grande monta, etc. É só ficar atento às informações e notícias e ter uma boa rede de amizades com pessoas envolvidas neste mercado milionário.

12*-Negócios e nichos de mercado são as oportunidades do momento:

Reciclagem geral de diversos produtos com a matéria prima que é de graça. Você poderá transformar a reciclagem do lixo que não é lixo em um mercado milionário e poderá ficar rico, é só transformar esta matéria prima em novos produtos e serviços.

.

Como diminuir a poluição de produtos descartáveis que são jogados na natureza

Temos que tirar o exemplo de alguns anos atrás com as embalagens de vidros das garrafas de refrigerantes e bebidas em geral, que eram devolvidas para os fabricantes ou teriam que ser compradas ou pagando uma taxa pelos cascos ate devolver os cascos vazios.

Esta terá que ser as medidas adotadas pelos fabricantes e revendedores em geral os supermercados em todo o país e no mundo todos os produtos que são vendidos terão que retornar para os fabricantes e estes revenderem diretamente ou indiretamente para as indústrias de reciclagem em todo o país. Para podermos retirar tudo o que for poluir o meio ambiente com lixo que não é lixo. Como fazer gerar empregos em todo o Brasil e no mundo, um exemplo fácil de ser seguido é colocar um valor igual em todos os produtos recicláveis equivalentes ao preço por kilo das latinhas de refrigerantes e cerveja que são disputadas por todos os catadores no país por ser a que mais tem preço por kilo do produto. Se todos os produtos descartáveis tiverem um preço igual as das latinhas em média de R$ 3,00 a R$ 4,00 por kilo vai motivar todas as pessoas a recolher qualquer produto por ter grande quantidade jogada no meio ambiente. Isto vai gerar renda para milhões de pessoas para poder sobreviver deste tipo de serviço. Tipos de embalagens: garrafas pé ti e todo o tipo de vasilhame de todos os tipos de produtos de líquidos em geral, latas, vidros, papelão, caixas de todos os materiais, isopor, plásticos de todos os tipos em geral alumínio, zinco, ferro, aço, cobre etc., em fim todo e qualquer tipo de embalagens feita de qualquer tipo de produto, tem que ser retirada do meio ambiente, o lixo tem que ser somente material orgânico e ser também reaproveitável como adubo, gás para gerar energia etc., todos os produtos derivados de óleos e venenos e inseticidas também terão que ser retirados do meio ambiente.

Todas as indústrias e prestadores de serviços e as prefeituras e órgão públicos em geral.Terrão que contribuir fazendo a sua parte, porque também são os responsável por todos os tipos de embalagem, e sobras de diversos materiais, provenientes dos seus produtos. Sugestão cada empresa deveria ter uma caixa três para contribuir aos catadores destes lixos que não são lixos. Assim melhoraria o valor citado acima e eliminaria grande parte do lixo a céu aberto.

COMO FAZER ISTO FUNCIONAR:

1*- TODAS AS INDUSTRIAS E REVENDEDORES EM GERAL, TERÃO QUE DAR SUA PARTICIPAÇÃO E TAMBEM O GOVERNO CRIAR UM FUNDO, PARA FAZER O PAGAMENTO DESTES CATADORES E ASSIM DIMINUIR A POLUIÇÃO NO BRASIL.

2*-TODOS NÓS VAMOS LUCRAR COM ESTAS MEDIDAS VEJA COMO:

As indústrias participaram com uma porcentagem, em aumentar o valor médio de

R$ 3,00 para pagamento por kilo de qualquer produto que retornara para ela como produto a ser reciclado, os revendedores também terão que arcar com uma parcela por cada unidade vendida da sua empresa, fazer estas embalagens em geral de qualquer produto vendido, que deve retornar para as fabricas e indústrias em geral, o governo terá que dar um desconto nos impostos ou taxas, para que faça a sua parte evitando maiores prejuízos para o meio ambiente. Portanto cada seguimento do mercado terá que dar a sua participação sobre os lucros da revenda dos seus produtos em geral.. Qualquer produto que gerem embalagens, de qualquer tipo, forma, tamanho, peso, que faça a proteção da mercadoria, terá que arcar com custo para o retorno destas embalagens para ser reciclados e reaproveitados, como sob produtos, ou novos produtos. Só assim o planeta vai agradecer pelo menos diminuindo a poluição dos terrenos, lixões, rios, riachos, mar, aterros em geral, teremos que reciclar, para diminuir a poluição que já existe e que esta cada vez mais comprometendo o nosso meio ambiente e o nosso planeta.

3*- Como controlar cada produto e indicando cada fabricante para ser identificado para controlar a sua participação neste projeto de retirada do lixo e dos produtos e embalagens, para retornar para a reciclagem, através de números e códigos de barras, indicado em cada embalagem e cada produto. Indicando o fabricante, data, participação do processo de reciclagem e para onde enviar estas embalagens. ou indicando os responsáveis para retirar estes produtos ou embalagem do meio ambiente, que poderá ser retirado totalmente através dos catadores, desde que seja pago um valor que compense o trabalho destas pessoas..

*- As industrias podem participar também criando cooperativas que poderão retirar através dos seus associados todos estes produtos.

Separar, prensar, pesar e revender para as fabricas e indústrias em todo as 5565 cidades espalhadas no Brasil é possível ser feito esta estratégia de marketing. Nós do CREA’s somos o elo que faltava entre as industrias, o planejamento estratégico e a implantação. Nós do CREA’s só estamos aguardando o seu parecer para começar a completar o elo desta corrente.Quer saber qual é o comprimento desta corrente? Simples é o dobro da metade que é você. Contribua com o CREA’s já e com isto vamos gerar milhões de empregos e sob empregos em todas as áreas da economia, basta querer e ter boa vontade e tudo isto é possível e fácil dfazer acontecer.

COM INCENTIVOS DAS PREFEITURAS, EM CEDER OU EMPRESTAR OS TERRENOS, COM BARRACÕES PARA QUE SEJA CRIANDO UMA COOPERATIVA É O PASSO PRINCIPAL PARA SE CRIAR NOVAS FRENTES DE TRABALHO, DIMINUIR OS CUSTO, COM OS LIXOS DA SUA CIDADE.. E COM A PARTICIPAÇÃO DOS GOVERNADORES, TUDO ISTO PODE SER POSSIVEL, GERANDO NOVAS INDÚSTRIAS EM TODO O PAÍS, PARA REAPROVEITAMENTO DO LIXO QUE NÃO É LIXO, COM ISENÇÕES OU MESMO COM DESCONTOS NOS IMPOSTO ESTADUAIS MUNICIPAIS E FEDERAIS.

VAMOS ACABAR COM O LIXO QUE NÃO É LIXO E TRANSFORMAR EM NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ESTAS PESSOAS QUE PRECISA DE EMPREGO E RENDA PARA FAZER ESTE PAÍS CRECER E DIMINUIR ESTA POLUIÇÃO QUE ESTA CONTAMINANDO O NOSSO BRASIL. VERDE AMARELO, DAR INFRAESTRUTURAS EM TODAS AS CIDADES, CRIANDO NOVOS BAIRROS, PARA A POPULAÇÃO SEM TETO, COM A CASA DE PLÁSTICO. PODEMOS DAR CASA A QUE NÃO TEM CASA E DIMINUIR COM CADA CASA DE 50M2 VAMOS DIMINUIR 15 TONELADAS DE LIXO QUE NÃO É LIXO CRIANDO NOVOS NICHOS DE MERCADO, FAZENDO TODOS OS MÓVEIS PARA ESTAS CASAS DE PLÁSTICO, PISO TÉTO FORRO, HIDRÁULICAS E SISTEMA ELÉTRICO. A BAIXO CUSTO E TIRANDO MAIS 15 TONELADAS DE LIXO PARA ESTA CASA DE 50M2. SÓ COM UMA CASA VAMOS TIRAR 30 TONELADAS DE LIXO E VAMOS DAR UM TÉTO PARA UMA FAMILIA, CRIAR OS SEUS FILHOS E TER UMA VIDA DECENTE,. ISTO É CRIAR FRENTE DE TRABALHO APROVEITANDO ESTA MESMAS PESSOAS PARA CONSTRUIREM OS SEUS PROPRIOS BAIRROS E GERAR EMPREGOS DENTRO DELES, COM NOVAS MICROS EMPRESAS E COOPERATIVAS E UM COMÉRCIO PARA ATENDER AS SUAS NECESSIDADES EM GERAL,.DIMINUINDO A CRIMINALIDADE, ROUBOS E TRAFICO DE DROGAS, E ENSINANDO NOVAS PROFISSÕES PARA AS COMUNIDADES, PARA PODER GANHAR OS SEUS SUSTENTOS, SEM PRECISAR SAIR PARA A CRIMINALIDADE E A VADIAGENSE, MENDIGANCIA EM TODAS AS CIDADES DESTE PAÍS.

PROJETO DO ISRAEL TAGLIARI E CONSULTORIA

Profº de Marketing.

www.sotrocas.com www.creas.rg3.net

e-mail: israel@sotrocas.com ong.creas@yahoo.com.br

fone / fax: 3016-4653 cel.: 9901-5992

Curitiba, Paraná.Brasil.

Como Ganhar 1 Milhão de dólar em 15 anos

Como ganhar dinheiro sem Trabalhar, só negociando.

Com as sugestões abaixo você poderá ser no futuro uma pessoa rica.

Invista tudo em imóveis e poderá viver só de aluguel no futuro e ter varias empresas.

EMPREENDEDORISMO.

Pare de procurar emprego e monte seu próprio negócio:

Como Montar empresas de serviços e produtos ganhando muita grana.

Procure encontrar um nicho de mercado, existem milhares de oportunidades que não são exploradas em vários seguimentos ex: um dos seguimentos é o lixo que não é lixo, são apenas 256 cidades no Brasil, que reciclam o lixo, o resto das 5.565 cidades só poluem, o meio ambiente, só 30% recicla parte do lixo, tudo o que esta em sua volta que não é usado pode ser transformado em outros produtos ou serviços. È só ir a uma cidade e criar uma cooperativa, sempre existe centenas de pessoas desempregadas ou que querem fazer um bico, com um barracão que pode ser de uma empresa, particular, ou mesmo da prefeitura, pode-se fazer uma parceria e começar a ganhar dinheiro. É só separar o lixo que não é lixo, latinhas, plástico, jornal, papel, vidro, alumínio, cobre ferro, borracha, etc. é só separar, embalar em fardos, pesar e vender para as indústrias. Você contribui com o meio ambiente, e consegue uma fonte de rendas para muitas pessoas da cidade e para você se torna um empresário, e se torna conhecido na cidade podendo será próximo prefeito, ou vereador da cidade é só se candidatar. O slogam é meio ambiente e cidadania.

Você também poderá se tornar um industrial nesta área de reciclagem.

É só colocar em pratica se plano de negocio e iniciar a fabricação de diversos produtos que o mercado precisa e não tem com preço baixos, com qualidade,e segurança para atender os desejos das pessoas. Vou dar alguns ex: cadeiras de praia de plástico, tubo de esgoto com diâmetros de 200,500,1000,2000,3000mm. Para canalizar esgotos a céu aberto, dormente de plástico para trens e metros, casa de plástico, moveis em geral, para campo, jardim, praia, fazenda etc. Feito do lixo que não é lixo matéria prima é gratuita.

Faço plano de negócio para você montar a sua ONG ou OSCIP. Ou outra atividade consulte www.sotrocas.com ou e-mail** Israel@sotrocas.com

www.creas.rg3.net ong.creas@yahoo.com.br

041-9901-5992 Ctba,PR

Consultor e Professor de Marketing.

Outras sugestões:

NICHOS DE MERCADO. SOU ESPECIALISTA

Como fazer muitos cursos gratuitos, em curto tempo e se tornar um profissional.

Em Curitiba o FAS tem muitos cursos gratuitos de excelente qualidade profissionalizante de curta duração em varias áreas. É o local para fazer amizade e cursos, também encontrar parceiros para criar uma empresa de serviços, ou produtos e ganhar muito dinheiro.

Como arrumar pessoal para ser seu parceiro nos negócios nas suas empresas.

Nos próprios cursos profissionalizantes. Você pode conseguir parceiros dispostos em apostar e participar do seu projeto empresarial encontrando alternativas de crescer junto com a empresa.

Como locar imóveis sem ter que investir.

Tornando parceiros os proprietários. Crie propostas faça um plano de negócios, mostre que pode ser mais rendoso do que o imóvel ficar fechado. De idéias do tipo do negócio, mostre o poder de negociação para fazer a empresa lucrar muito.

Como negociar tudo a base de trocas de produtos ou serviços etc.

Faça propostas diferentes, alegue falta de liquides, mostre interesse na negociação, faça parceria. Faça com que a pessoa pense que esteja levando muita vantagem na negociação

Como encontrar nichos de mercado para se iniciar uma empresa de produtos ou serviços.

Procure saber o que as outras pessoas precisam e não têm, ou falta de opções, de modelo, cor, tamanhos especiais para pessoas altas, acima da média, obesas, acima da média. São centenas de produtos ou serviços, qualidade do produto ou serviço, agilidade, atendimento, transporte, segurança, cuidados especiais para doentes ou com necessidade de locomoção, consertos em geral de diversos produtos. Faça cursos.

Como investir certo e ter grandes lucros na sua aposentadoria.

Imóveis bem localizados.

Procure sempre um imóvel bem localizado, comercial ou residencial, industrial, lazer, imóvel que o vendedor realmente precisa negociar. Dessa maneira ele aceita qualquer proposta, trocas, forma de pagamentos, etc. A oportunidade muitas vezes é de momento e nunca mais.

Como ter sempre uma reserva de liquidez para as negociações ou emergências.

Tenha uma reserva de Dólar ou Euro, etc. As oportunidades aparecem quando menos você espera.

Como não gastar muito e ter as coisas que você deseja: vestuário, veículos, imóveis, produtos e serviços. Tudo gira em torno da permuta ou negociação. Tire vantagem das oportunidades, nunca deixe para depois o que você pode fazer agora. As vezes esta oportunidade é a única do momento.

Como saber se é um bom negócio para você.

Nunca compre à crediário ou faça prestação para aquisição de qualquer produto ou serviço. Negocie e só compre a vista, sempre com parte do negócio em permuta de um serviço ou bem. Compare preço, qualidade facilidade de negociação do produto ou serviço. Nunca diga que não está a venda seu produto, sempre pode aparecer uma excelente oportunidade, .Para ser um bom negócio deve haver uma boa compensação financeira.

Como evitar os gastos em produtos da moda como vestuário em geral. Nunca compre em shopping, é tudo mais caro, mande fazer ou faça você mesmo. Procure locais bem mais baratos, não esbanje dinheiro em guloseimas, vícios, lazer, procure fazer o que os outros fazem sem gastar ou gastando o mínimo possível, curta da mesma forma. É mais prazeroso saber tirar vantagens em tudo que for possível fazer ou negociar. Ex: tirar férias em uma praia, acampar, vá nos dias em que o aluguel é mais barato, procure um imóvel de menor valor, de menos luxo, fora da temporada, alugue antecipado com valor bem mais baixo, etc.

Quando se envolver em causas que possam gerar ações judiciais que possam render dinheiro, é muito bom investir nestas oportunidades que demoram, mas sempre rendem um bom dinheiro como pagamento de indenizações, acertos comerciais, negociações diversas com particulares ou empresas, planos do governo que não deram certo. Ex: acidentes de veículos, seguros, contratos não cumpridos conforme acordos contratuais, planos Color e Bresser, telefonia, garantias de produtos ou serviços, etc.

Monte uma Ong ou OSCIP, converse com seus amigos, colegas e parentes é só seguir os 11 passos que fazem parte da documentação. Convide um contador ou um advogado para fazer parte da ONG, pode ser estudante ou alguém que está desempregado. Encontre um nicho de mercado que atenda as necessidades das pessoas, podendo ser em várias áreas como educação, saúde, cursos profissionalizantes, ação social, etc. São várias áreas nestes segmentos.

Crie uma associação de bairro, faça uma parceria com as pessoas e monte uma empresa relacionada com a reciclagem do lixo que não é lixo A matéria prima é de graça para se produzir centenas de produtos ou serviços, que podem gerar uma boa grana mensalmente e você se torna um empreendedor da área da reciclagem, podendo dar cursos de artesanato, pintura, fabricação de produtos através de jornais e outros produtos. É só pesquisar na internet e você vai encontrar centenas de oportunidades de negócios que você nem imaginava existir.

Faça cursos de mecânica automotiva ou de motos, injeção eletrônica é um nicho de mercado muito interessante. As motos injetadas estão entrando no mercado brasileiro e não existem profissionais especializados nestas áreas, que realmente entendam como encontrar os defeitos rapidamente .

IDÉIAS E SOLUÇÕES PARA PODER DIMINUIR A POLUIÇÃO DAS CHAMINÉS DAS INDÚSTRIAS E ESCAPAMENTOS DOS VEÍCULOS.

Na tentativa de encontrar jeito de acabar com a poluição causada pela queima de produtos que poluem o meio ambiente, e também encontrando maneiras de reaproveitar esta mesma fumaça tóxica que polui, podemos utilizar o mesmo sistema do turbo compressor em nova fonte de energia, para reaproveitamento no mesmo maquinário, ou equipamentos como fornos, etc. Através de observações tentamos encontrar na física ou em termodinâmica e na mecânica, reações químicas, etc., processos e maneiras de se utilizar e reaproveitar esta energia que é lançada na atmosfera e novamente transformar em outro tipo de energia e força mecânica. Através da fumaça que sai das chaminés, poderemos transformar esta fumaça reutilizando esta energia, comprimindo em um cilindro ou outro dispositivo, utilizando a pressão e a compressão que é transformada em vapor ou estado liquido, modificando o seu estado para outra fonte de energia, ou gás, para outra fonte de energia, transformando em uma turbina que pega o gás carbônico e a pressão deste gás e através de uma turbina volta esta força em outra fonte de energia para movimentar, ou aumentar a potência da mesma máquina ou equipamento, transferindo para outros aparelhos, máquinas ou equipamentos. Por exemplo, motor do carro a ar comprimido.

Muitas vezes já existe solução em outros produtos ou máquinas, falta apenas se adaptar para outros equipamentos, é somente curiosidade de pesquisar, ou de tentar achar maneiras para encontrar ou melhorar as coisas que nos cercam, melhorando muito as nossas condições de trabalho, de saúde e poluição do meio ambiente. Este exemplo de utilizar uma turbina é muito usado nos veículos turbinados que rodam nas cidades e ganharam mais potencia em seus motores. Mais de 30% de suas potências foram conseguidas através do reaproveitamento dos gases.

O MUNDO EM 2100

TEMA DO LIVRO

TRAGÉDIAS

O HOMEM CONSEGUI ATRAVÊS DE SUA AMBIÇÃO TRANSFORMAR O NOSSO PLANETA TERRA EM UM ANTRO DE TRAGÉDIAS, NO MUNDO DO FUTURO ACABANDO COM AS FLORESTAS, A BIO DIVERSIDADES, POLUINDO AS FONTES, OS RIOS, MARES E OCEANOS.

POLUINDO O AR, O ESPAÇO EM VOLTA DA TERRA COM SEUS ENVENTOS.

COM O DESEMVOLVIMENTO INDUSTRIAL E EXPLORAÇÃO DE PETROLEO E AS RIQUEZAS MINERAIS, COM O ABUSO DOS AGROTOXICOS E O DESLEICHO COM PRODUTOS QUIMICOS, CONSEGUIO FAZER INDÚSTRIAS POLUENTES, CAUSADA PELA FABRICAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS, PARA O BEM ESTAR DAS PESSOAS. CRIANDO LIXÕES A CÉU ABERTO, CONTAMINANDO O SOLO E O LENÇOL FREATICO, CONTAMINANDO A AGUA ESENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS SERES VIVOS, TRAZENDO DOENÇAS E CAUSANDO A MORTE DAS PESSOAS, ANIMAIS, PEIXES, AVES, BIO DIVERSIDADE DAS FLORESTAS, QUEIMANDO TUDO QUE HAVIA PELA FRENTE PARA TRANSFORMAR EM PASTAGENS, PARA CRIAÇÃO DE ANIMAIS E EXPLORAÇÃO DAS MADEIRAS E MINEIRAÇÃO PARA EXTRAÇÃO DE METAIS PRECIOSOS, O TRAFECO DE ANIMAIS SILVESTRES, E ESPLORAÇÃO DO CARVÃO FOI O QUE RESTOU PARA O PUMÃO DO PLANETA. A FLORESTA AMAZONICA SÓ SOBRO A GANACIA DO HOMEM E A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OSONIO, AS ALTAS TEMPERATURAS NO PLANETA. COM CLIMAS COMPLETAMENTE INSUPORTAVEL PARA OS SERES VIVOS TENTAREM SOBRIVIVEREM DE OSTRAS MANEIRAS, VIVENDO IGUAS AS MINHOCAS. ENBAIXO DA TERRA, FOI O QUE AINDA RESTOU PARA ESTES POUCOS QUE CONSEGUIRAM SOBREVIVER. O HOMEN SEM CONSIENCIA E PLANEJAMENTO, COM LEIS SEVERAS COM O COMPRIMENTO EMEDIATO PODERIA TER COMSEGUIDO PELO MENOS TER DEIXADO ALGUMAS ESPERANÇAS PARA AS PROXIMAS GERAÇÕES DOS SEUS FILHOS E NETOS, SÓ RESTOU ÀS IMAGENS E FOTOS DE COMO ERA O NOSSO PLANETA ATÉ O ANO 2009.

NESTE LIVRO VAMOS DAR UM RELATO DAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS QUE ESTÃO DESTRUINDO O NOSSO PLANETA TERRA. COM ALGUMAS SOLUÇÕES SIMPLES E PRATICAS, PARA AINDA SALVAR O QUE AINDA RESTOU E TEMTAR MODIFICAR ESTE QUADRO DE CATASTROFES E TRAJEDIAS, QUE JÁ ESTÃO TRANSFORMANDO O PLANETA EM UM LOCAL IMPROPRIO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES, QUE SÃO OS SEUS FILHOS E NETOS E BISNÉTOS, QUE IRÃO SOBREVIVEREM COM AS ATAS TEMPERATURAS ACIMA DE 50º SEM AGUA E ALIMENTOS, COM O AR POLUIDO E COM CONSTANTES TRAGÉDIAS NATURASI DO CLIMA. SERÁ IMPOSSIVEL ALGUM SER VIVO SOBREVIVER NO PLANETA TERRA?

SOLUÇÕES RAPIDAS:

1-Primeiramente teremos que acabar com os veículos movidos a combustíveis poluentes, como os que estão rodando e poluindo com gás carbônico o nosso ar.

1.2-Como tirando todos estes veículos fora de circulação, fazendo a renovação da frota automotiva em geral de veículos leves e pesados e maquinas poluentes que não estiverem com um sistema de catalisador no escapamento. Somente veículos com injeção eletrônica. E também colocando no mercado o mais urgente possível os motores movidos a ar comprimido, motores elétricos movidos a bateria, energia solar, e hidrogênio..Esta é uma das principais soluções emergencial.

2*- Acabar com a poluição das chaminés das industrias em geral e a queima das matas e da floresta Amazônica, as carvoarias para a fabricação do carvão.

Como acabar com as carvoarias: primeiramente tem que acabar cortando o mal pela raiz, proibindo qualquer tipo de comercio na compra do produto e acabando com o comercio intermediário. Não havendo comércio e comprador não existe negocio para se explorar acaba com o ciclo das indústrias, siderúrgicas etc.E dos amantes do churrasco, procura-se alternativas de outros produtos e maquinas e equipamentos, que não dependam do carvão resolvido parte dos problemas.

CHAMINES DAS INDÚSTRIAS como resolver! o desenvolvimento industrial e a poluição causada pela chaminés pode-mos usar o que já existe nos veículos o mesmo sistema de canalizador e de ganho de energia adaptando os equipamentos, maquinas e motores em geral tirando proveito do gás carbônico e outros poluentes transformando tudo insto em nova fonte de energia , aumentando ainda mais a potencia e geração de força. Como fazer isto é simples transformando os motores ou maquinas estalando um sistema de turbinas que ira funcionar igual os veículos turbinados reaproveitado o gás que sai das chaminés e retornando para a turbina que vai gerar uma nova fonte de energia para ser reaproveitada aumentando em 10ª 20 por cento a potencia dos motores maquinas ou fornos etc. como funciona a turbina: entrada do ar atmosférico na roda compressora, saída do ar comprimido, na entrada de gases do escape ou das chaminés, entrada na roda da turbina, saída de gases do escape ou das chaminés da turbina. Quando a poluição é feita através de motores ou caldeira ou outro equipamento os gases comprimido entram no compressor juntamente com o ar atmosférico, passa pelo turbo alimentador, que da a descarga dos gases do escape ou das chaminés e também poderá ser utilizado a termodinâmica utilizando a lei dos gases e transformando em fontes alternativas modificando a gás e transformando em liquido etc. Obs.: pesquisar em livros de ar condicionado e refrigeração que existe uma solução fácil e rápida para se acabar com a poluição das chaminés e dos gases que poluem o ar atmosférico. Utilizar outras fontes de energia com motores movidos a energia solar, ar comprimido, energia eólica, elétrica mista. etc.

3*- Também poderá ser utilizado sistema de equipamento de ar condicionado que transforma os gases com mudança das fases da matéria ex; absorção do calor, evaporação, vapor, resfriamento, liquido condensação. Na seqüência condensação, descarga, compressão, sucção, evaporação ar quente ar frio filtro, secador condensação. Circuito de refrigeração compressor,, filtro secador, válvula de expansão, evaporador que sai ,que entra gás sob alta pressão, liquido sob alta pressão, liquido sob baixa pressão, gás sob baixa pressão. etc.

4*- Outra hipótese é utilizar um motor a ar comprimido feito para movimentar os veículos, onde toda a gás ou poluição das chaminés ela passa dentro de um cilindro que vai comprimindo dentro de uma câmara de expansão, quando chega em um limite critico a expansão dos gases fazem que comece a trabalhar o segundo pistão e isto faz com que o motor a ar comprimido de 2 cilindros funcione e transforme em energia mecânica e força motriz.

5*-Outra hipótese transformação de gás em liquido com a temperatura de condensação é de 35 º

Através de uma maquina ou motor que lança o gás e ar para um ventilador através de uma serpentina de aquecimento, transforma em vapor, após a condensação e através de uma válvula sai o vapor dos gases.

6*-Utilizando um compressor de parafuso faz o calor dos gases ir para o reservatório para temperaturas de alta, para sofrerem a condensação dos gases, que passa por uma turbina ou um ventilador e entra em outra câmara de evaporação de calor de baixa temperatura onde terá a saída em forma de vapor.

7*-Acabar e proibindo a fabricação de carvoarias que são as maiores poluidores e as queimadas das florestas e pastos para o plantio, esta é uma pratica que deve ser condenada com a sinalização da perda da propriedade se qualquer pessoa colocar fogo no mato,pasto, ou áreas para plantio de qualquer espécie somente com penas bem pesada e a perda da s terras e proibição de queimadas e de cultivo de qualquer espécie que utilize a pratica de queimadas para acabar com as matas nativas ou floresta, para plantio ou criação de animais de qualquer espécie. Proibindo a venda comercialização e exportação do carvão para fabricas e indústrias que ainda utilizam este sistema de energia para a produção ou fabricação de qualquer produto é necessário utilizar outras fontes de energias que não seja poluentes, se ter que afetar a camada de ozônio e o oxigênio tão necessário para a vida no planeta só assim poderemos dar seqüência da vida no planeta terra.

8*-N ovas fontes de energia e de transportes devera ser utilizada para transporte de massa ,que não cause mal para o planeta.Os aviões e aeroportos estão em colapso, já não tem mais condições físicas, espaços equipamentos e aeronave para atender a demanda populacional, sem contar com as demoras que já deixo de ser uma alternativa rápida para as pessoas viajarem. Esta na hora de implantar o sistema bem mais rápido e seguro que não poluem e transportem malhares de pessoas vamos implantar o trem bala, que flutua sobre os trilhos magnetizados, só assim poderemos sanar os problemas das populações do pais e diminuir a poluição causadas pelo transporte aéreo, rodoviário.

9*-Transporte marítimo também é uma ótima solução para evitar a poluição desde que não lance o lixo no mar e oceanos. E tenha o cuidado de não transformar tragédias com derramamento de produtos químicos em geral nos oceanos.

10*-Esgotos sanitários e industriais, produtos químicos em geral também tem soluções fáceis de diminuir ou até mesmo acabar. No que diz respeito aos esgotos sanitários e indústrias muito pode-se fazer para que se possa diminuir, com pequenas mudança no sistema hidráulico e com fabricação de novos produtos é possível diminuir sensivelmente a poluição dos rios e mares, das cidades costeiras e de praias famosa que lança seus esgotos dentro dos rios, que deságuo no mar, ou fazem o lançamento diretamente através de canais fazem ou tubulação de esgoto dos edifício ou residências diretamente através de tubos de esgoto na própria areia das praias deste nosso pais inteiro. Onde é um ciclo completo acontece com mais de 95 % das pessoas não tem conhecimento e a consciência que estão brincando mar e na areia contaminadas por elas mesmas e se banhando no esgoto que elas mesmo lançado de seus banheiros. Como identificar se a praia que você passa as férias esta contaminada com o lançamento de esgoto na areia e no mar, simples basta só uma pequena curiosidade e observação, principalmente se você olhar se existe alguns tubos normalmente de concreto de diâmetro de 30 cm ou mais e também pode ser menores de 100 mm que é de esgotos, normalmente residencial ou predial de pequeno porte. Quando existe calçadão e a praias fica um nível mais baixo que a areia é só você passear principalmente quando tem pouca gente e observar estes tubos ou canos lançando seus esgotos diretamente na areia ou no próprio mar. Riachos correndo a céu aberto são esgotos correndo na areia de cor marrão e preta quando esta saturada com excesso de esgoto, com cheiro de urina, em dias e a noite quando as temperatura estão muito alta o cheiro é mais intenso. Quando fora da temporada você observar a área esverdeada parecendo que é grama não é são fezes do excesso de esgoto. Quando tratores movimentam a areia principalmente em altas temporada são para tentar esconder o esgoto que já esta todo saturado em toda a área da praia, onde você e seus parente brinca é areia contaminada e também a água do mar onde você toma seu banho e brinca com as ondas esta totalmente contaminada com lançamento de esgoto dos prédios e residência e o comercio em geral . 95 % das paias das cidades litorâneas estão contaminadas com o lançamento de esgoto é só observar um pouco mais atento e você vai ver.

VAZOS SANITARIOS, PIAS, TANQUE E MAQUINAS DE LAVAR ROUPAS, DOS HOSPITAIS SEM NEM UM TRATAMENTO, SENDO QUE SÃO CENTENAS DE DOENÇAS E PRODUTOS QUIMICOS, QUE SÃO LANCADOS DIARIAMENTE NAS PRAIS QUE VOCE E SUA FAMILIA, E VÃO PARA SE DIVERTIR NA AREIA E TOMAR BANHOS DE MAR , SURF, NADAR, ANDAR DE JET SKI, ETC.

Como resolver parte destes problemas vamos começar pela inovação e mudanças do sistema hidráulico, com reaproveitamento da água dos chuveiro , da pia dos banheiros,da maquina e do tanque de lavar roupas. só aqui já da para reaproveitar muita água para ser reutilizada para a descarga do vazo sanitários, regar o jardim, lavar as calçadas, e fazer algumas limpezas que não necessitem de água potável.para a construção civil para fazer concretos, massas, molhar as formas e caixas etc.

Como mudar a parte da rede de esgotos é só mente separar a tubulação de 100 mm do vazo sanitários, do reto das tubulações citadas acima. Fazendo a água do chuveiro ir para uma caixa de água não tratada e fazer retornar para outra cx. De água não tratada por gravidade ou por um motor, que ira lançar no caso de ser um prédio para depois retornar para o vaso sanitário ou torneiras de água não tratada para o jardim ou lavagem de calçadas é uma torneira de cor vermelha com etiqueta de água não tratada.

11*- Reaproveitamento das águas da chuvas para serem armazenadas em caixas de grande volume que podem ser nas casas, prédios , condomínios e nas ruas principalmente as que tem terrenos em declives e que provocam alagamentos e inundações toda esta água poderá ser reaproveitadas para ser reutilizadas para outros fins citandos acima. Poderão ser construídas em condomínios ou em residências caixas para pegar a águas dos telhados que são lançados pelas calhas e armazenadas em uma caixa especifica para água não tratada. E nas ruas através da s prefeituras e da sanepar ou órgãos do governo, fazer reservatórios de grande quantidade para armazenar estas águas das chuvas para ser reutilizadas na limpeza de calçadas, construção civil, lavagem de veículos, jardins, plantações diversas, limpezas diversas, etc. e também retornar para os imóveis, que não tem o sistema de água não tratadas para estes usos. Simplesmente com uma tubulação feita para atender estas pessoas ou imóveis. Esta caixas devem ter um sistema de manutenção para limpeza, e peneiras para evitar entupimento, e até mesmo um tratamento superficial de descontaminação se for necessário.

11*- O lançamento de resíduos e lixo atômicos produzido por usinas nucleares em vários paises que dominam esta tecnologia conforme reportagens lançam este lixo nas profundezas dos oceanos, que não se sabe o que ira acontecer futuramente quando os recipientes que guardam estes produtos tóxicos fará com o meio ambiente dos que vivem no mar e também as pessoas que futuramente irão consumir estas espécies que serão contaminadas com o lixo atômico que mal farão para as populações mundiais, que poderão estar consumindo um típico bacalhau cancerígeno ou outra enfermidade desconhecida.

12*- Os defensivos agrícolas que já estamos consumindo com os alimentos e com a contaminação das águas dos rios e até mesmo o mar.e também a contaminação dos subsolo com as enxurradas que levam estes produtos tóxicos para o subsolo, que também pode ser através de infiltração de poços artesianos ou fontes de água potável.

12*- Uma síntese do que será o futuro da humanidade já é possível de ser traçada, com o que esta acontecendo com o nosso planeta teremos as temperaturas tanto a cima como abaixo de 50% C º isto tornara a vida impossível de ser vivida neste planeta. Uma previsão já para 2100 seria a vida em locais quentes mudando e se adaptando para a sobrevivência, teríamos que primeiramente trocar o dia pela noite, para poder gastar menos energias e poder agüentar estas temperaturas tão elevadas, usar o que a natureza nos ensinou viver igual as minhocas em baixo da terra, onde seria construída cidades inteiras no subsolo para diminuir a intensidade do calor, com todo o tipo de necessidades para a sobrevivência. Sistemas de ventilação com desenvolvimento de novas tecnologias para se obter o oxigênio a água e alimentos e medicamentos produtos essenciais para a sobrevivência dos seres vivos. Fazendo igual a cidades do Canadá já fazem para poder agüentar o frio abaixo de 20 º que só assim podem ter uma vida quase normal com todo o conforto necessário para as pessoas e animais em geral, Isto será uma amostra do que teremos que esperar e que de tudo certo. Contando com a sorte de não ser atingidos por um terremoto de grande escala, uma suname ou maremoto e avalanches que enterrem todas as cidades subterâneas do futuro.

Pense bem é isto que você quer para os seus netos e bisnetos, ainda poderá existir um raio de luz no fim do túnel e não é nem um meteoro que esta atingindo ainda o nosso planeta terra, e sim este povinho que esta com ganâncias exageradas querendo acabar com este planeta maravilhoso que levou bilhões de anos para se formar e chegar ao ponto de dar todos as belezas naturais com toda esta bio diversidades que nos ainda conhecemos e podem ser vista com os próprios olhos. O FUTURO NINGUEM SABE O QUE SERA. Mudanças drásticas e radicais poderão tentar diminuir o impacto com a natureza.

13*- O conhecimento e as tecnologias desenvolvidas pela mente humana do homem em um século foi maior que as tudo que se criou e inventaram em milhões de séculos, isto que foi a causa de tanta cobiças sem controle e sem planejamento das pessoas que habitam este planeta maravilhoso. É necessário a conscientização das pessoas para saber administrar com sabedoria o meio ambiente, controlando a super população das pessoas que em um século se multiplicaram varias vezes e tudo isto são um conjunto de causas que fizeram o desenvolvimento e a ganância de conseguir cada vez mais,,não pensando que um dia poderia contaminar os rios, mares e oceanos, que são 70% do planeta. O ar a camada de ozônio e também o espaço com sucatas e resto de equipamentos espaciais, chegar a lua, Marte,Júpiter. Tudo isto pareceria impossível a um século atrás, mas o homem com sua sabedoria e ganância de aventuras consegui em apenas um século fazer tudo isto se tornar realidade. Agora é hora de frear e tentar consertar o que já conseguiu estragar, com inteligência que desenvolver e a sabedoria poderemos retroceder este cenário trágico que é uma realidade de hoje.

Salvar o Planeta

Nosso planeta água. Com a preservação das florestas e o lixo que esta poluindo todo o nosso planeta, sou autor de vários projetos nestas áreas e já consegui pelo menos alerta a grande massa mundial através da imprensa . E as nossas autoridades com envio de diversos projetos de minha autoria. Tentei por duas vezes chegar a câmara federal e uma vez vereador, mas ainda não obtive apoio político e também não fui reconhecido pelos políticos e pela população. Mas mesmo assim vou tentar fazer iniciar através deste projeto começando pelo Paraná, através de nossos representantes que são os senhores que poderão fazer um modelo para o mundo, porque quando faço um projeto, pensando nos bilhões de pessoas que poderão se beneficiar.

* Primeiramente gostaria de começar salvando o nosso planeta água, que sem ela não existe vida alguma. Vamos iniciar salvando as nascestes e rios, que então poluídos na maioria e os que já se tornaram esgoto.
* Como salvar estes rios, primeiramente é só usar um pouco da inteligência no que evitaria a poluição, as doenças, o mal cheiro, insetos, o esgoto sanitário, que é o pior de todos que polui os nosso rios todos. Com medias preventivas e pequenos cuidados e investimentos, planejados, com educação e cursos especializados, com professores de 3 matérias essenciais que deverão ser ensinadas nas comunidade das favelas e escolas. Ensinando o que realmente é necessário saber, para se evitar a poluição dos rios e córregos, onde se estalam todas as favelas que sem rede de esgoto, sem uma fossa, com técnicas simples de como fazer um fossa séptica para jogar os esgoto residencial, com tubulação direcionado para a rede de esgoto primário, ou seja uma fossa de maior. Juntando todos os esgotos domésticos e sendo levado para uma estação de tratamento, para dar destino final de tratamento..
* Reaproveitamento do material orgânico as fezes, poderemos transformar em fonte de energia com projetos que são utilizados nos paises como a China, Japão, e muitos outros que já usam o bio digestores, para reaproveitamento dos esgotos sanitários, transformando em energia para ser usado pela própria população e na empresas e indústrias e também o tratamento e reaproveitamento da água dos esgotos, com tratamentos simples. È só ver os projetos na teve escola na parabólica de sua tv. E contratar técnicos para fazer e ensinar como é feito e implantar o sistema simples e evitando a poluição.
* Ou simplesmente utilizando nas fossas a brita, areia e o carvão nas caixas de esgoto. E fechando com tampa onde se faz o processo anaeróbico o esgoto doméstico é 80% tratado, antes de ser jogado na rede de esgotos, ou nos rios e córregos, evitando o mau cheiro e doenças etc.
* È necessário Dar treinamento e ensinar as crianças nas escolas, com cursos práticos para ensinarem aos seus pais e familiares, visinho e também dar estes cursos nas favelas, mostrando com é fácil se evitar a poluição de suas favelas com o lançamento dos esgotos nos rios. Utilizando a mão de obra dos próprios moradores, para fazerem estas caixas sépticas. Em todas as residências dos bairros e favelas, em todas as casas, com financiamento das prefeituras, estado, ou federal. Assim acabaremos com a poluição dos esgotos sanitários a céu aberto. Evitando tudo o que os senhores já sabem das doenças insetos, bichos e ratos, mau cheiro e lixos jogados nos fundo de vales, que se tornaram despejos de esgotos, nas invasões de áreas dos favelados. Onde se fosse planejado e se encontra se um local apropriado terrenos e se cria-se uma área de moradia , com toda a infra-estrutura necessária, poderia evitar todos estes transtornos de invasão e poluição, sairia muito mais barato do que deixar as invasões dos sem tetos, invadindo e poluindo, fazendo ligações clandestinas de água e luz etc.
* * Vamos criar áreas para moradia de sem tetos, que é bem mais barato uma área para estas moradias, com a mesma metragem de terra, que é dada a posseiros e sem terra, pode-se construir um bairro para alojar centenas e milhares de sem tetos. Montar cooperativas para gerar empregos, em varias áreas, ex: como reciclagem de lixo que não é lixo, criar cursos de artesanatos, treinar os moradores com cursos profissionalizantes para fazer em mutirões as próprias casas, ruas, jardim, parques, criar o seu próprio comercio, fazer o bairro ter vida própria. Para poder gerar empregos na comunidade, com outros bairros das cidades. Assim pode-se fazer estas pessoas ter o seu próprio local de moradia e de trabalho, sem ter que se deslocar para os grandes centros. Com planejamento e investimento pode-se resolver e melhorar grandes problemas. Que se não resolvidos irão continuar a criar novos problemas de moradias, invasões, roubos, seqüestros, assassinatos, segurança, saúde, doenças, marginalidade, tráfego de drogas e armas etc. É melhor planejar antes do que sofre as conseqüências depois.
* Porque não se deve construir próximo dos rios e córregos e muito menos lançar qualquer tipo de esgotos neles.
* Porque se jogar esgoto nos rios vai sentir o cheiro, vai poluir os rios, não vai poder usar a água para qualquer fim, muito menos tomar, tirar a beleza do local, vai ter doenças diversas, sua família vai ter que viver tomando remédio e consultando médicos, enfrentando filas nos postos de saúde, as prefeituras e o governo vão gastar para tratar e dar os remédios, para a população que é bem mais caro do que fazer a rede de esgoto para a favela.
* Criar bairros para moradia de pessoas sem teto com a venda de lotes a preços que caiba dentro dos seus orçamentos
* Escolhendo locais para se implantar estes bairros onde não tenha rios, fontes de água, e riachos e córregos, vai se evitar a poluição desses locais, que serviram para abastecer estas pessoas de água e as grandes cidades.
* É bem mais barato conservar as águas limpas, do que tentar tratar o deixar poluir. Sem políticas de atender a população com novos bairros e também implantando sistema de esgotos e treinamento de pessoas em todas as favelas com cursos simples de hidráulicas, esgotos e lançamento de esgotos em locais apropriados, com caixas de areia e brita e carvão. Ensinando a população em geral, estes cursos deve ser matéria obrigatória nas escolas e nas comunidades das favelas principalmente.Com ensinamento pratico para todos tem que se educar, para poder ensinar como deve ser cuidado o nosso planeta.
* Professores ou profissionais das áreas de construção civil, com maneiras e técnicas simples de construção, de hidráulica e rede de esgotos, de lançamento e tratamento de esgoto, poderá ainda salvar o que resta dos nossos rios, em todo o país e no mundo. Onde já não existe mais este bem que é a água.
* Nossas praias estão totalmente poluídas, por não se planejar o crescimento das cidades litorâneas, pois sem uma rede de esgoto, e sem tratamento dele, simplesmente lançando nos córregos, que depois são lançados nos rios e para finalizar poluindo o mar inteiro, as praias e a areia que ainda consegue filtrar, mas está toda poluída com o excesso do esgoto doméstico, que é lançado a céu aberto e as pessoas se tornaram porcas, porque vão às praias para tomar banho de esgoto no mar, brincar na areia totalmente poluída, pegando vários tipos de doenças, iguais as das favelas e ainda depois vão saborear um peixinho e frutos do mar que esta todo contaminado, porque se alimentam das próprias fezes que são lançados dos esgotos sanitários e juntamente com os esgotos dos hospitais, com restos de cirurgias e sangue e de muitas doenças dos seus pacientes, os médicos lavam as luvas e as mão nas pias e não tem esgoto e tratamento especifico destes matérias, depois vai para onde ? Para o riacho, no fundo ou na frente dos terrenos, que depois vai para os rios e deságua no mar, o peixe come e você come o peixe novamente que é um ciclo de viciosos das pessoas e do mundo.
* Você não acha que é melhor cortar o mal pela raiz evitando tudo isto é bem mais barato e higiênico não entre neste ciclo, ou pensa que já não saboreou um peixinho e frutos do mar, tratados com suas próprias fezes e seu esgoto esta enganado, mesmo quando se tem rede de esgoto, mas não tendo o tratamento o esgoto é lançado no mar. tomar.banho de mar com as água e areia não poluída já não existe mais, porque o povo conseguiu poluir o nosso planeta. Eta povinho destruidor da natureza, esta colhendo o que plantou e comendo e bebendo tudo o que jogou nos esgoto, pensando que esta se livrando dos seus esgotos estava tudo resolvido. Não esta não você é a causa de tudo, olhe em sua volta e faça um teste, abra a torneira para onde vai o seu esgoto, o lixo que sobrou dos seus alimentos e a louça que esta lavando, a roupa que esta lavando, a onde pensa que vai o seu lixo e esgoto, para o rio, para rede de esgoto e para o tratamento desta água, que vai voltar para a sua torneira novamente para você utilizar tudo novamente, a você não sabia ou não acredita nisto, você esta totalmente enganado, você pensa que os rios tem a capacidade de abastecer todas as pessoas no país e no mundo e não vai nunca acabar, e que você não bebe água de esgoto tratado, lá vai a prova quando você toma refrigerante a cervejinha, vinho ou qualquer ou liquido, de onde pensa que vem a água das torneiras, esta água para chegar na sua torneira tem que ter um tratamento ou pensa que sai do rio, onde animais defecam, fazem suas necessidades e a chuva leva para dentro dos rios, riachos, fontes de água etc.
* Resumindo vamos criar áreas para moradias com toda a infra-estrutura de abastecimento de água, mas somente depois de ter a rede de esgoto, porque sem rede de esgoto a água não pode ser liberada. Porque para onde ela vai, ou você acha melhor lançar no esgoto no rio. E comer depois aquele peixe delicioso, gordinho de tanto comer o seu material intestinal.
* Ensinar técnicas de construção simples, para construção de casas de alvenaria ou casas de plástico reciclado é a melhor opção é um projeto de minha autoria, é fabricado em São José dos |Pinhais e exportado para mais de vinte paises, e fui eu que dei a idéia o projeto e a maneira de se fazer utilizando o lixo que não é lixo com montagem, em poucas horas pode-se montar a casa, feita em estruturas metálicas, em forma de divisórias de escritório em vários tamanhos, com cores diferentes, com 100% de matéria reciclado, este projeto era para acabar com as favelas do Brasil e do mundo, acabando com a falta de moradia para as pessoas sem teto. Com custos baixos o Kit da casa de plástico poderia ser comprado em qualquer material de construção, com financiamento pela caixa econômica, com valor da prestação que cabe se dentro do orçamento das pessoas de baixa renda, não mais de 20% do salário mínimo, porque isto é área social e não investimento com lucro, com reaproveitamento do lixo que poluem o meio ambiente no mundo e sanando a falta de moradias para as pessoas, com matérias reciclados de hidráulica, elétrica, esgoto, paredes, portas e janelas, moveis em geral para a mobília da casa, piso e telhado e calhas, pinturas personalizadas e design avançados estes Kites poderão sanas e resolver a casa do futuro dos sem tetos.
* Gerar bilhões de empregos no mundo em todas as áreas, todos estes matérias reciclados podem ser utilizados na construção civil, criando novas indústrias de reciclagem, que irão geral mais imposto, empregos, diminuir a poluição total do meio ambiente, com reaproveitamento de todo o lixo que não é lixo, para ser reaproveitados como outros produtos, para a população de baixa renda.
* Que também poderemos fazer a renovação da frota automotiva que esta poluindo o nosso meio ambiente, com a poluição de gases de co2 e outros gases poluindo e aumentando o buraco da camada de ozônio. Utilizando outro dos meus projeto fabricando o carro popular de baixo custo, com todos os componentes anti- poluentes com catalisador, motor elétrico e ar comprimido que são energias limpas 100% anti poluentes já utilizadas na Franças, o motor de minha autoria de ar comprimido e o motor elétrico que chega a mais de 500 km por hora que foi feito no Japão e já se espalho pelos mundo.é o motor com dínamo nas quatro rodas, que carregam as baterias, e fazem o motor funcionar eletricamente.
* Como fazer com que as praias não sejam poluídas é fazer uma estação de tratamento em cada ponta da praia onde exista rios que despejem sua águas no mar, evitando o lançamento do esgoto diretamente no mar e fazendo rede de esgoto nos bairros e todas as casas tenham destino de seus esgotos sanitários, só assim poderemos ainda um, dia voltar a ter água não poluída em alguns locais que ainda conseguiram se salvar, porque tratar as água do mar ainda não existe tecnologia disponível. Preserve o que ainda resta na natureza, seus filhos e netos talvez possam quem sabem curtir uma areia não poluída e tomar um banho do mar sem lançamento de esgotos diversos que se mistura nas águas do mar.
* E não adianta pensar que você acha que o mar não esta todo poluindo, porque as águas e as ondas se movimentam e são levadas para qualquer praia neste pais e no mundo, até o seu bacalhau pescado na Noruega esta com algum tipo de poluição pode ter certeza, mas pode ser de lixo atômico nos barris no fundo do mar, dos navios que lançam seus esgoto na água do mar, do petróleo ou dos navios que afundaram com milhares de produtos e pessoas que morreram, mais não tem problema já foram comidas pela aquele bacalhau saboroso que alguém já deve ter comido e talvez já morreu.
* Outra solução é também fazer caixões funerários com plástico reciclado para evitar a poluição dos cadáveres decompostos e depois podem poluir o meio ambiente e o solo o lençol freático, é necessário pesar e colocar já este projeto para evitar maiores danos ao nosso solo. E comprometendo ainda mais os lençóis freáticos, se deixar do jeito que esta nem a água do subsolo poderá ser reaproveitada, para o futuro.
* Equipamento para fazer água potável, Vamos também investir na descoberta do equipamento que pode-se fazer água potável é o principio do ar condicionado o equipamento puxa o ar da atmosfera e é condensado e transformado novamente em água e sai em um reservatório com a torneira com água potável é uma das idéias minhas mas que outro inventor já colocou e aprovou o equipamento que poderá matar a sede de milhões de pessoas, que já não tem água potável para beber. A reportagem foi feita em um canal de tv. foi muito pouco divulgada porque não é de interesse das emissoras de tv. E radio, as pessoas que tem água nas torneiras abundantemente não se preocupam com os que nada tem nem para beber, a idéia o aparelho é revolucionário deve ser fabricado as milhões e vendido principalmente no nordeste do país e em todos os locais que já exista a necessidade de falta deste liquido tão precioso. Que bilhões poluem e não dão a menor importância para ele é por que tem a vontade para desperdiçar, por enquanto, mais dez anos no maximo depois terão que pagar muito carro para obter uns poucos litro para a sua sobrevivência e de sua família.
* www.sotrocas.com *****israel@sotrocas.com cel. 41- 9901-5992 Ctba.

Resíduos Tóxicos

São considerados resíduos tóxicos as pilhas não-alcalinas, baterias, tintas e solventes, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes, inseticidas, embalagens de agrotóxicos e produtos químicos, as substâncias não biodegradáveis estão presentes nos plásticos, produtos de limpeza, em pesticidas e produtos eletroeletrônicos, e na radioatividade desprendida pelo urânio e outros metais atômicos, como o césio, utilizados em usinas, armas nucleares e equipamentos médicos. O cádmio, níquel, mercúrio e chumbo são os principais contaminantes. A separação adequada desses materiais é muito importante para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. As pessoas devem tomar alguns

Resíduos Hospitalares


Introdução

Os Resíduos Sólidos Hospitalares ou como é mais comumente denominado "lixo hospitalarou resíduo séptico", sempre constituiu-se um problema bastante sério para os Administradores Hospitalares, devido principalmente a falta de informações a seu respeito, gerando mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares e principalmente a comunidade vizinha as edificações hospitalares e aos aterros sanitários. A atividade hospitalar é por si só uma fantástica geradora de resíduos, inerente a diversidade de atividades que desenvolvem-se dentro destas empresas.

O desconhecimento e a falta de informações sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos, ou sejam ignorados, ou recebam um tratamento com excesso de cuidado, onerando ainda mais os já combalidos recursos das instituições hospitalares. Não raro lhe são atribuídas a culpa por casos de infecção hospitalar e outros tantos males.

Contaminação

O maior problema é o chamado “lixo infectante - classe A”, que representa um grande risco de contaminação, além de poluir o meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material, que acaba indo para os aterros junto com o lixo normal ou para a fossa.

Outro problema é o chamado “lixo perigoso - clase B”, cuja destinação final, atualmente, fica sob responsabilidade dos hospitais.

O material recolhido nos hospitais, acondicionado segundo normas que variam em função do grau de periculosidade dos produtos, geralmente é levado a um aterro próprio.

Já o "lixo classe C" dos hospitais – também devidamente separado - fica sujeito ao mesmo sistema de recolhimento do restante da cidade, indo parte para reciclagem e parte para a coleta normal, que inclui apenas o material orgânico destinado ao aterro sanitário.

Separação do Lixo

O treinamento para a separação desse tipo de resíduo é uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e oferecerá subsídios para que os hospitais e clínicas elaborem planos de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde. O objetivo é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto dos resíduos.

Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente seperado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. De acordo com as normas, devem ser separadas conforme um sistema de classificação que inclui os resíduos infectantes - lixo classe A, como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, hemoderivados, entre outros, perigosos - classe B, que são os produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida - e o lixo classe C, o mesmo produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável.

Lixos Infectantes

Resíduos do grupo A (apresentam risco devido à presença de agentes biológicos):

- Sangue hemoderivados

- Excreções, secreções e líquidos orgânicos

- Meios de cultura

- Tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas

- Filtros de gases aspirados de áreas contaminadas

- Resíduos advindos de área de isolamento

- Resíduos alimentares de área de isolamento

- Resíduos de laboratório de análises clínicas

- Resíduos de unidade de atendimento ambiental

- Resíduos de sanitário de unidades de internação

- Objetos perfurocortantes provenientes de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. Os estabelecimentos deverão ter um responsável técnico, devidamente registrado em conselho profissional, para o gerenciamento de seus resíduos.

Processos de Destino

Incineração:a incineração do lixo hospitalar é um típico exemplo de excesso de cuidados, trata-se da queima o lixo infectante transformando-o em cinzas, uma atitude politicamente incorreta devido aos subprodutos lançados na atmosfera como dioxinas e metais pesados

Lixos Não-Infectantes

Especiais

Radioativos: compostos por materiais diversos, expostos à radiação; resíduos farmacêuticos, como medicamentos vencidos e contaminados; e resíduos químicos perigosos (tóxicos, corrosivos, inflamáveis, mercúrio).

Sugestões de algumas providencias

- Estimular a decisão por métodos de coleta, embalagem, transporte e destino adequados;

- Reduzir ou se possível eliminar os riscos a saúde dos funcionários, clientes e comunidade;

- Eliminar o manuseio para fins de seleção dos resíduos, fora da fonte geradora;

- Permitir o reprocessamento de resíduos cujas matérias primas possam ser reutilizadas sem riscos à saúde de pacientes e funcionários;

- Reduzir o volume de resíduos para incineração e coleta especial;

- Colaborar para reduzir a poluição ambiental, gerando , incinerando e encaminhando aos órgão públicos a menor quantidade possível de resíduos.

-Resíduos sólidos do grupo A deverão ser acondicionados em sacos plásticos grossos, brancos leitosos e resistentes com simbologia de substância infectante. Devem ser esterilizados ou incinerados.

-Os restos alimentares in natura não poderão ser encaminhados para a alimentação de animais.

Pilhas e Baterias



Informações



Pilhas Secas e Alcalinas



Baterias Recarregáveis



Pilhas/Baterias e a Saúde



Efeitos do Cádmio



Efeitos do Mercúrio



Reciclagem e Destinação de Pilhas e Baterias



Sem agressões ao meio ambiente



Tratamento especial



Artigos em destaque das Resoluções CONAMA 257 e 263



Pilhas e baterias destinadas ao lixo doméstico



Pilhas e baterias destinadas ao recolhimento



Métodos de Reciclagem



Reciclagem de baterias de Ni-Cd

Reciclagem de Lubrificantes Industriais Usados

As vantagens ambientais deste processo de reciclagem consistem, principalmente, na eliminação da utilização de ácidos e a subseqüente geração de borras ácidas. A reciclagem gera apenas água e material filtraste impregnado com óleo, produtos da oxidação e resíduos antes presentes no óleo lubrificante. A água depois de tratada é destinada às ETEs, e os resíduos sólidos são destinados à incineração. Enquanto o descarte de óleos lubrificantes automotivos e/ou industriais usados para o re-refino gera nenhuma ou pouca receita para o usuário do lubrificante, o processo de reciclagem resulta numa economia de lubrificantes que varia de 40 a 50%.

Tipos de Produtos Recicláveis

- Óleos hidráulicos

- Óleos de circulação

- Óleos de eletro-erosão

- Óleos lubrificantes em geral

- Óleos para engrenagens industriais (dependendo do grau da viscosidade)

- Óleos de corte integrais

- Óleos de têmpera

- Óleos de brochamento

- Fluidos utilizados em operações de lavagem (flushing) de sistemas

Muitas vezes, quando o produto não pode voltar a sua aplicação original em função de alguma contaminação que não pode ser removida pelo processo (por exemplo, a presença de enxofre ativo), o mesmo pode ser transformado em outro tipo de produto, como óleo para lubrificação geral ou óleo de corte.

Ao contrário do re-refino, que recebe óleo sujo de muitas fontes ou espécie, desde que seja óleo mineral, e submete-o a um processo padronizado em suas instalações, resultando em óleo básico re-refinado destinado aos fabricantes de lubrificantes minerais, na reciclagem há necessidade de que o reciclador possua profundos conhecimentos da formulação de lubrificantes, assim como conhecimento da aplicação do lubrificante, para, em primeiro lugar, verificar se um óleo recebido do usuário realmente pode voltar a sua aplicação original ou quais as alternativas em outras normalmente menos severas.

A interação entre o usuário e o reciclador está numa base idêntica a do fornecedor de óleo lubrificante novo.

Experiências sobre o Isopor

Reaproveitamento do isopor para fabricar concreto leve
(Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br)

Curitiba vai ser a primeira cidade brasileira a reaproveitar o isopor que hoje é depositado como lixo nos aterros sanitários. Uma usina para fabricar concreto leve com a utilização do isopor coletado. A idéia do projeto é aproveitar o isopor para substituir a pedra britada na fabricação de concreto leve (mistura de cimento, areia, cola e isopor). Os produtos vão ser comercializados para pessoas físicas ou empresas, e a renda será destinada para o Instituto Pró-Cidadania e aplicada em ações sociais.

Além da fabricação de produtos, a usina vai desenvolver um projeto com o Horto Municipal para aproveitar o isopor no processo de compostagem. O isopor moído também pode ser aproveitado na aeração de solo em parques e jardins, já que facilita a retenção de umidade e mantém a temperatura do solo.

Considerado um dos "vilões" do lixo porque ocupa muito espaço nos aterros sanitários o isopor é composto por 98% de ar e apenas 2% de plástico e, portanto, economicamente inviável para a reciclagem (derretimento do produto para reaproveitá-lo como matéria-prima).

Comparativo da Reciclagem

Material


O Brasil recicla


Curiosidades

Vidro


5% das embalagens


O Japão recicla 55,5%.

Papel/papelão


36%


O Brasil importa apenas para reciclar.

Plástico/filme (sacolas de supermercados)


15%


Representa 3% do lixo urbano nas capitais.

PET (embalagens de refrigerantes)


15%


O PET reciclado se transforma em fibras.

Óleo


18%


Apenas 1% do óleo consumido no mundo é reciclado.

Latas de aço


35%


O Brasil importa latas usadas para a reciclagem.

Pneu


10%



O Brasil exporta pneu para a reciclagem.

Embalagens longa-vida


Não há dados



A incineração é considerada excelente combustível.

Fonte: Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Soluções para os Resíduos Sólidos

* Adotar a reciclagem como prática produtiva. Se o País reciclasse todas as latas de aço que consome, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano e economizaria energia equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 Watts.
* Reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias.
* Aproveitar tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Por exemplo: talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.
* Pensar bem antes de jogar fora os restos dos alimentos. Será melhor colocá-los em uma embalagem e dar aos que têm fome do que alimentar os ratos que vivem nos lixões.
* Reutilizar diversos produtos antes de jogá-los fora, usando-os para a mesma função original ou criando novas formas de utilização.
* Doar o que ainda serve para outras pessoas e instituições de caridade. Exemplos: roupas a ser reformadas, móveis restaurados, vidros e plásticos transformados em utilidades.
* Repensar os hábitos de consumo e de desperdício. Consumir o nescessário, mas sem exageros. É importante consumir produtos mais duráveis.
* Não jogar papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.
* Perigos

* Crianças e adolescentes que trabalham no lixo estão expostos a uma série de doenças que seriam facilmente evitadas.
* Por lidar com restos de comida, cacos de vidro, ferros retorcidos, plásticos pontiagudos e despejos com resíduos químicos, essas crianças sofrem de diarréias, tétano, febre tifóide, tuberculose, doenças gástricas e leptospirose.
* Nos resíduos sólidos, os microorganismos causadores de doenças sobrevivem por dias e até meses.
* Em todo o Brasil, a falta de saneamento, a ausência na maioria dos municípios de coleta de lixo de qualidade e a convivência direta com o lixo fazem surgir epidemias.
* A dengue é um exemplo. Em 1982, o País registrou 12 mil casos da doença. Todos na Região Norte. Em 1998, foram mais de 527 mil casos espalhados por todo o Brasil.
* O cólera também ressurgiu com força nos anos 90. Em 1991, foram 2,1 mil casos confirmados da doença. Em 1994, o País chegou a ter 51,3 mil pessoas infectadas com o vibrião colérico.
* A febre tifóide, causada pelo consumo de carne de porco contaminada, está em declínio no Brasil. Mas o País registra mais de mil casos por ano da doença. Nos lixões, é comum ver famílias morando ao lado de chiqueiros, onde criam porcos. Esses animais são alimentados com os restos de comida trazidos do lixo.

Fonte: Fundação Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Índices da Reciclagem

* Capitais em que há catadores nos lixões: 37,4%
* Cidades com mais de 50 mil habitantes: 68,18%
* Cidades com menos de 50 mil habitantes: 31,67%

Nas ruas

* Capitais em que há catadores nas ruas: 66,67%
* Cidades com mais de 50 mil habitantes: 63,64%
* Cidades com menos de 50 mil habitantes: 31,67%

Lixões

* Capitais com lixões: 25,93%
* Cidades com mais de 50 mil habitantes (excluídas as capitais): 72,73%
* Cidades com menos de 50 mil habitantes: 66,67%

Fonte: Pesquisa Água e Vida/Unicef

Lixo

* O lixo é uma fonte de riquezas. As indústrias de reciclagem produzem papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica, gerada com a combustão.
* No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.
* O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.
* A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas.
* Se toda água do planeta coubesse em um litro, a água doce corresponderia a uma colher de chá.
* Somente 37% do papel de escritório é realmente reciclado, o resto é queimado. Por outro lado, cerca de 60% do papel ondulado é reciclado no Brasil.
* Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de água.
* Menos de 50% de produção nacional de papel ondulado ou papelão é reciclado atualmente, o que corresponde a cerca de 720 mil toneladas de papel ondulado. O restante é jogado fora ou inutilizado.
* Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.

· Perfil do lixo produzido nas grandes cidades brasileiras:

1. 39%: papel e papelão

2. 16%: metais ferrosos

3. 15%: vidro

4. 8%: rejeito

5. 7%: plástico filme

6. 2%: embalagens longa vida

7. 1%: alumínio

Carvão mineral e vegetal


As cinzas de carvão mineral possuem uma quantidade excessiva de enxofre e ferro que são tóxicos para as plantas, além de apresentarem muita resistência a decomposição.

Papel colorido


Recomenda-se não adicionar nenhum tipo de papel colorido na compostagem, devido as tintas tóxicas e não biodegradáveis. Além disso, atualmente há muitas campanhas para a reciclagem de papéis.

Plantas doentes


Para adicionar plantas doentes na composto é preciso um processo de compostagem ideal para garantir a completa destruição de organismos patogênicos que causam doenças.

Resíduos não biodegradáveis


Resíduos de plásticos, vidros, alumínios e roupas possuem material sintético que não são biodegradáveis, que poderão prejudicar o solo. Borracha natural é biodegradável, mas tem lenta degradação.

Fezes de animais de estimação


Deve evitar a adição de fezes de animais, pois podem conter organismos perigosos que podem transmitir doenças.

Lodo de esgoto


Este resíduo merece um cuidado especial com altas temperaturas para a eliminação de metais tóxicos e de organismos patogênicos.

Produtos químicos tóxicos


Deve-se evitar colocar inseticidas, pesticidas e venenos na pilha. Estes produtos são nocivos aos microorganismos que ajudam na degradação e aeração do solo.

Etapas da Decomposição

Primeira fase
- Normalmente denominada decomposição: ocorre a decomposição da matéria orgânica facilmente degradável, como por exemplo, carboidratos.
- A temperatura pode chegar a 65-70ºC. Nesta temperatura, durante um período de cerca de 15 dias, é possível eliminar as bactérias patogênicas, como por exemplo, as salmonelas, ervas - inclusive as daninhas, ovos de parasitas, larvas de insetos, etc.
- Esta fase demora de 10 a 15 dias. É comum colocar sobre o material uma camada de cerca de 10-30 cm de composto maduro para manter o equilíbrio interno do material (sem perda de calor e umidade).
- Nesta faze, proteínas, aminoácidos, lipídios e carboidratos são rapidamente decompostos em água, gás carbônico e nutrientes (compostos de nitrogênio, fósforo, etc.) pelos microorganismos, liberando calor.
- Temperaturas acima de 75º indicam condições inadequadas e podem causar a produção de odores, devendo ser evitadas. Nesta temperatura, ocorrem reações químicas no processo e não mais ação biológica por microorganismos termófilo.
Segunda fase
- A fase de semimaturação: os participantes freqüentes desta fase são as bactérias, actinomicetos e fungos. A temperatura fica na faixa de 45 - 30ºC e o tempo pode variar de 2 a 4 meses.
Terceira fase
- A fase de maturação/humificação: nesta fase, celulose e lignina são transformados em substâncias húmicas, que caracterizam o composto, pelos pequenos animais do solo como por exemplo às minhocas. A temperatura cai na faixa de 25-30ºC.
- O húmus (composto) é um tipo de matéria orgânica mais resistente à decomposição pelos microorganismos. No solo, as substâncias húmicas vão sendo lentamente decompostas pelos microorganismos e liberando nutrientes que são utilizados pelas raízes das plantas.
Fatores que influenciam na Compostagem
Aeração
- O fornecimento de oxigênio é um fator importante durante a decomposição, principalmente, na primeira fase. A falta de oxigênio pode liberar odores desagradáveis, provenientes de produtos de decomposição anaeróbia como gás sulfídrico

Compostagem

A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.

A compostagem é largamente utilizada em jardins e hortas, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.
Incineração

A incineração é um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a conseqüente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade, transmissão de doenças através da combustão controlada. A redução de volume é geralmente superior a 90% e em peso, superior a 75%.

Para a garantia do meio ambiente a combustão tem que ser continuamente controlada. Com o volume atual dos resíduos industriais perigosos e o efeito nefasto quanto à sua disposição incorreto com resultados danosos à saúde humana e ao meio ambiente, é necessário todo cuidado no acondicionamento, na coleta, no transporte, no armazenamento, tratamento e disposição desses materiais

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB - 1989, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - e editada em 1991, a disposição final de lixo nos municípios brasileiros assim se divide:

* 76% em lixões;
* 13% em aterros controlados e
* 10% em aterros sanitários;
* 1% passam por tratamento (compostagem, reciclagem e incineração).

Espalhamento de lixo, como papéis e plásticos, pela redondeza, por ação do vento;
- a possibilidade de criação de animais como porcos, galinhas, etc. nas proximidades ou no local.

* Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta mal cheiroso e de elevado potencial
* poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos

Lixão


É um local onde há uma inadequada disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. É o mesmo que descarga de resíduos a céu aberto

sem levar em consideração:
- a área em que está sendo feita a descarga;
- o escoamento de líquidos formados, que percolados, podem contaminar as águas superficiais e subterrâneas;
- a liberação de gases, principalmente o gás metano que é combustível;
- o espalhamento de lixo, como papéis e plásticos, pela redondeza, por ação do vento;
- a possibilidade de criação de animais como porcos, galinhas, etc. nas proximidades ou no local.

Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta mal cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos.

Aterros

Aterro é a disposição ou aterramento do lixo sobre o solo e deve ser diferenciado, tecnicamente, em aterro sanitário, aterro controlado e lixão ou vazadouro.


Aterro Sanitário

É um processo utilizado para a disposição de resíduos sólidos no solo, particularmente, lixo domiciliar que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite a confinação segura em termos de controle de poluição ambiental, proteção à saúde pública; ou, forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo, através de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente, solo, de acordo com normas operacionais específicas, e de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

Antes de se projetar o aterro, são feitos estudos geológico e topográfico para selecionar a área a ser destinada para sua instalação não comprometa o meio ambiente. É feita, inicialmente, impermeabilização do solo através de combinação de argila e lona plástica para evitar infiltração dos líquidos percolados, no solo. Os líquidos percolados são captados (drenados) através de tubulações e escoados para lagoa de tratamento. Para evitar o excesso de águas de chuva, são colocados tubos ao redor do aterro, que permitem desvio dessas águas, do aterro.

A quantidade de lixo depositado é controlada na entrada do aterro através de balança. É proibido o acesso de pessoas estranhas. Os gases liberados durante a decomposição são captados e podem ser queimados com sistema de purificação de ar ou ainda utilizados como fonte de energia (aterros energéticos).

Segundo a Norma Técnica NBR 8419 (ABNT, 1984), o aterro sanitário não deve ser construído em áreas sujeitas à inundação. Entre a superfície inferior do aterro e o mais alto nível do lençol freático deve haver uma camada de espessura mínima de 1,5 m de solo insaturado. O nível do solo deve ser medido durante a época de maior precipitação pluviométrica da região. O solo deve ser de baixa permeabilidade (argiloso).

O aterro deve ser localizado a uma distância mínima de 200 metros de qualquer curso d´água. Deve ser de fácil acesso. A arborização deve ser adequada nas redondezas para evitar erosões, espalhamento da poeira e retenção dos odores.

Devem ser construídos poços de monitoramento para avaliar se estão ocorrendo vazamentos e contaminação do lençol freático: no mínimo quatro poços, sendo um a montante e três a jusante, no sentido do fluxo da água do lençol freático. O efluente da lagoa deve ser monitorado pelo menos quatro vezes ao ano.Aterro Controlado
É uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.Esta forma de disposição produz, em geral, poluição localizada, pois similarmente ao aterro sanitário, a extensão da área de disposição é minimizada. Porém, geralmente não dispõe de impermeabilização de base (comprometendo a qualidade das águas subterrâneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de dispersão dos gases gerados. Este método é preferível ao lixão, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operação, a qualidade é inferior ao aterro sanitário.

Na fase de operação, realiza-se uma impermeabilização do local, de modo a minimizar riscos de poluição, e a proveniência dos resíduos é devidamente controlada. O

alto nível do lençol freático deve haver uma camada de espessura mínima de 1,5 m de solo insaturado. O nível do solo deve ser medido durante a época de maior precipitação pluviométrica da região. O solo deve ser de baixa permeabilidade (argiloso).

O aterro deve ser localizado a uma distância mínima de 200 metros de qualquer curso d´água. Deve ser de fácil acesso. A arborização deve ser adequada nas redondezas para evitar erosões, espalhamento da poeira e retenção dos odores.

Devem ser construídos poços de monitoramento para avaliar se estão ocorrendo vazamentos e contaminação do lençol freático: no mínimo quatro poços, sendo um a montante e três a jusante, no sentido do fluxo da água do lençol freático. O efluente da lagoa deve ser monitorado pelo menos quatro vezes ao ano.

Padrão de Cores



AZUL


papel/papelão



VERMELHO


plástico



VERDE


vidro



AMARELO


metal



PRETO


madeira



LARANJA


resíduos perigosos



BRANCO


resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde



ROXO


resíduos radioativos



MARROM


resíduos orgânicos



CINZA


resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação

Coleta e Disposição Final do Lixo



Aterros



Lixão



Incineração



Compostagem



Metais Pesados
O perigo está no solo, na água e no ar. Quando absorvidos pelo ser humano, os metais pesados (elementos de elevado peso molecular) se depositam no tecido ósseo e gorduroso e deslocam minerais nobres dos ossos e músculos para a circulação. Também podem provocar alergias, feridas e queimaduras na péle.

Resíduos
Um dos mais graves problemas mundiais na atualidade.

Os resíduos são resultados da sobra de atividades da comunidade em geral, sejam industriais, domésticas, hospitalares, comerciais ou agrícolas. Resíduos podem ser ainda resultado das atividades da área de serviços, assim como de uma simples atividade pública, Eles podem se apresentar nos estados: sólido, semi-sólido e líquido.

São várias informações técnicas sobre os resíduos. São classes a que os resíduos pertencem, formas de reciclagem, legislação ambiental sobre a questão, além de programas ambientais.

Resíduos



REMOV - Reciclagem de Óleos Vegetais
O projeto teve sua área de atuação localizada na Região das Hortênsias, Serra Gaúcha, considerando as cidades de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.



Os vilões do desperdício
O transporte de frutas e hortaliças é uma das principais etapas do processo que vai da produção ao consumo desses alimentos.



Reciclagem agrícola de lodo de esgoto como adubo nitrogenado: risco ou benefício ao meio ambiente?
Nas áreas urbanas, os principais agentes poluidores de águas são os esgotos, que são lançados diretamente nos corpos de água, na maioria das vezes.



Reciclagem de frascos plásticos de postos de gasolina
O aumento do preço das resinas plásticas, pressionado pelas constantes flutuações do preço do petróleo no mercado internacional, tem estimulado os transformadores de plásticos á procura de resinas plásticas de menor custo e de boa qualidade.



O lixo e o Fator 10
Esforços internacionais convocam governos, empresas e sociedade civil para adotar o “Fator 10”, isto é, aumentar em 10 vezes a eco-eficiência no processo produtivo nos próximos 30 anos, buscando um desenvolvimento que promova o progresso das gerações presentes, mas que também garanta o das gerações futuras.



Resíduos: É preciso inverter a pirâmide? reduzir a geração?!
Se observarmos as diversas estatísticas, com relação a disposição dos resíduos sólidos, nos deparamos com uma situação alarmante, visto que 75% das cidades brasileiras dispõem seus resíduos sólidos em lixões.



Cruzada global contra os químicos
Ao longo da próxima década e meia, estima-se que a produção global de químicos aumentará 85%. Muitos compostos novos trarão importantes benefícios em diversas áreas da vida, incluindo agricultura, indústria e cuidados com a saúde.



Brasil atinge novo recorde em reciclagem de latas de alumínio
O Brasil reciclou 89% de todas as latas de alumínio vendidas em 2003. Com esse índice, o país destaca-se como líder mundial em reciclagem de latas de alumínio, pelo terceiro ano consecutivo, considerando as nações onde esta atividade não é obrigatória por lei.



Utilização do Resíduo Proveniente da Serragem de Rochas Graníticas
Os países que dispõem de importantes recursos geológicos e onde a produção encontra-se em pleno desenvolvimento, entre eles o Brasil, enfrentam sérios problemas com os resíduos provenientes das indústrias de rochas ornamentais que contaminam diretamente os rios e o próprio solo.



Tratamento de lixo tecnológico – no Brasil e na União Européia
Com receita total de R$ 63,2 bilhões, volume de exportação de US-$ 4,7 bilhões, força de trabalho de 121.000 em 2003 e crescimento esperado de 13% nos rendimentos para o ano de 2004, a concepção, produção e venda de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (EEE) no Brasil transformou-se em uma das mais importante indústrias exportadoras.



Reciclagem do Lixo Orgânico
Um dos problemas que vem atormentando grande número de Prefeitos em todo o Brasil é o destino do lixo produzido pela população. Logo chegará o momento em que estaremos completamente inundados pelos resíduos.



Biofiltros
O tratamento e/ou controle de emissões atmosféricas é realizado através de equipamentos de controle de poluição do ar.



Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos
Entre os resíduos sólidos urbanos produzidos há um tipo específico, que merece nossa atenção, os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos ao fim de seu ciclo de vida , também denominados resíduos tecnológicos.



Lixo ou rejeitos reaproveitáveis?
Fomos acostumados a associar esta palavra à sujeira, imundice, restos. (cinza), o lixo tecnicamente é conhecido como Resíduo Sólido Urbano (RSU).



Monitoramento de Poluentes Atmosféricos
O monitoramento de poluentes atmosféricos está relacionado com a quantificação e qualificação de determinados parâmetros definidos através da legislação ambiental ou de critérios operacionais. Este possui uma série de objetivos dos quais se destaca a geração de informação para tomada de decisão, gestão ambiental e gestão urbana.



Carvão feito de lixo é realidade na Europa
Desde julho de 1997, já está em funcionamento, na Alemanha, uma usina que processa 140.000 toneladas de lixo por ano e produz, concomitantemente, combustível, a partir da biomassa.



A farra dos sacos plásticos
O Brasil é definitivamente o paraíso dos sacos plásticos. Todos os supermercados, farmácias e boa parte do comércio varejista embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora. Fabricação da tabua de plástico, que serve para fazer centenas de produtos diferentes.



Lodo de Esgoto
Lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Pode gerar energia elétrica, muito usado no Japão, china, e outros paises como fonte de energia elétrica.



Ascaréis - PCBs
Em 1981, a Legislação brasileira proibiu a fabricação de equipamentos que utilizassem assa substância, denominada cientificamente de PCB (Bifelinas Policloradas), ainda que, pela mesma lei, seja permitida a utilização dos equipamentos já existentes até o final de sua vida útil – período médio de 40 anos.



Algumas Informações sobre Disposição de Pilhas e Baterias
O Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas comuns por ano, o que representa seis unidades descartadas por habitante. Podem ser transformada em pigmentos para fabricação de tintas etc.



Lâmpadas Fluorescentes
Países do Primeiro Mundo incluem as lâmpadas fluorescentes usadas na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois essas lâmpadas contêm substâncias químicas que afetam o ser humano.



Amianto: proibição, uso controlado ou imobilização?
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural que pertence ao grupo dos silicatos cristalinos hidratados. Pode e provoca câncer com seu manuseio e contacto direto por muito tempo



Polpa moldada
O produto tem a função de proteger e acondicionar produtos que serão armazenados ou transportados, substituindo o EPS (nome genérico do isopor). Sua função ser para utilização como acústico evitando a propagação sonora e muito usado como embalagem para produtos.



Aspectos ambientais e toxicológicos dos metais pesados
Conheça os aspectos ambientais e toxicológicos de alguns metais pesados.



Efeitos tóxicos do mercúrio (Hg)
A medida da concentração do vapor de Hg no ar, tem sido usada para acessar a exposição humana ocupacional, confira a toxicidade do Hg.

Poluem a água nos minérios para a lavagem para o garimpo do ouro.



Confira os diversos tipos de resíduos e sua destinação
Alguns tipos de resíduos ainda não mencionados e a destinação prevista por lei para cada um deles.

. VAMOS DESPOLUIR O BRASIL E ENSINAR O MUNDO

TRANSFORMAR O LIXO QUE NÃO É LIXO EM SUB-PORDUTO E NOVOS PRODUTOS. Vamos reaproveitar e reciclar todo o lixo separando, são 230 toneladas poluindo diariamente o nosso país. No Brasil somente 2% (dois por cento) são reciclado e reaproveitado, o restante das cidades somente poluem o solo, rios, fontes de água, e nascente e subsolos atingindo os lençóis freáticos. São 5565 cidades no Brasil e somente menos de 260 cidades tem tratamento do lixo e resíduos em geral.

Como fazer um projeto ser viável e gerar renda e milhões de novos empregos.

*- Criar leis obrigatória de políticas ambiental exigindo que cada estado e cada cidade deste estado, faça uma coisa bem simples pratica e consciente e o problema vai beneficiar todas as pessoas desempregadas e de baixa renda a contribuir com o nosso planeta. Criar cooperativas em cada cidade e ONG’s para orientação e capacitação de pessoas, convênios com Prefeituras em cada cidade Brasileira.

2*-Como fazer, simplesmente que cada cidade faça a sua parte.

Cada prefeito ou prefeitura disponibilizar, ceder, alugar ou fazer parcerias com as empresas ou pessoas interessada em fazer parcerias para explorar esta atividade bem lucrativa e criar um novo nicho de mercado, em sua cidade. É somente necessário um local com um terreno e um barracão para fazer a separação do lixo que não é lixo, após é só prensar e amarar cada fardo, para após transportar ou vender para as indústrias de reciclagem, podendo ser de interesse da própria cidade dar incentivos fiscais ou de impostos, financeiros, técnicos, criando cursos direcionados para a reciclagem. O próprio estado pode incentivar a criar novas indústrias de reciclagem de diversos produtos. Vidros, plásticos diversos, borracha, alumínio, ferro, cobre, aço, tecido,couro,tinta, isopor, papel em geral, equipamentos eletro eletrônicos, componentes diversos, maquinas, madeira, louças e acessórios etc.

3*-Novos nichos de mercado

Vamos reaproveitar e criar novos produtos de grande aceitação e de uso das pessoas em geral e contribuir com o meio ambiente, incentivar a pesquisa e novas tecnologias praticas e simples de se aprimorar e de se adaptar no nosso dia a dia. Porque não fabricar todos os acessórios de banheiro feitos de produtos reciclados ex: o vaso sanitário feito de plástico com novos design e com nova tecnologia em vez de se usar a água para a limpeza usar outros meios com sucção, gravidade, produtos químicos, vapor, caixa de resíduos com destino, gerar fontes de energias através de tratamentos tecnológicos com é utilizados em indústrias em outros paises no Japão e reportagens na TV escola de como é utilizado, assim vamos despoluir os rios com lançamentos de esgotos e diminuir os gastos com tratamento destes esgotos, transformar em adubos os dejetos humanos e de animais etc. Também pode-se fazer todos os outras peças dos banheiros, de moveis de jardim praias, lazer, equipamentos de ginásticas, o carro de plástico, moto de plástico, forração para o piso, moveis em geral para mobiliar e só utilizar novos design e cores diferenciadas e serão milhares de novos produtos e serviços que irão gerar milhões de novos empregos em todo o país, e muito mais impostos. E assim poderemos despoluir e dar destino a todo o lixo que nós produzimos diariamente e que esta matando o nosso planeta.

*-4 Vamos criar a universidade do meio Ambiente com diversos cursos direcionados ao meio ambiente, reciclagem e reaproveitamento do lixo que não é lixo, com cursos capacitando professores e alunos em varias profissões e técnicas de com ainda salvar o planeta.

Israel Tagliari

Professor e consultor de Marketing

Curitiba, israel@sotrocas.com **** www.sotrocas.com

* Aprender a ser o seu próprio patrão, para criar empregos, criar produtos e serviços, em vários segmentos da economia.

* Só assim poderemos acabar com o desemprego, criando oportunidades no mercado, encontrado novos nichos de mercado, e com isto a engrenagem da produção e do consumo, da exportação e da importação, vão surgir as oportunidades do empreendedor de pequeno, médio e grande porte, surfar em ondas que só vão quebrar na praia dos que tem visão de marketing.

* Basta enxergar com olhos de quem enxerga o arco ires no horizonte.

* Oportunidade existem em qualquer segmento, basta você analisar com olho clinico.

* Ex: é só você observar tudo que gira em sua volta e começar prestar atenção no que acontece a cada momento e encontrar um jeito diferente de melhorar. Mudar, adaptar, criar novos conceitos.etc

* As oportunidades muitas vezes estão nos mínimos detalhes em uma discussão de pessoas por um motivo qualquer, numa brincadeira,num bate boca, numa reclamação, num mal acordo num imprevisto, coisas que você vê que estão erradas, feitas de formas diferentes que não atende as expectativas das pessoas surgem as idéias um nicho de mercado.

* Ex: como melhorar um tipo de serviço,um tipo de produto quanto a sua forma, apresentação, nome, suas características, formula, direcionar diretamente para os seus consumidores de poder aquisitivo diferenciado ou com detalhes mais requintados, específicos,mudanças de relacionamento, existe um mercado para se tirar vantagem e tirar proveito do momento e encontrar uma maneira de lucrar.

* Um nicho de mercado para ganhar dinheiro e pode deixar você rico

* Não deixe passar a motivação de ter o seu próprio negócio.

* Lembre que tudo em sua volta é uma chance de negócio

Um só ex: veja as oportunidades de nichos de mercado as pessoas da 3º idade. Querem gastar mais falta oportunidades, produtos e serviços especializados.Lavanderias que atenda a domicilio

Pessoal de faxina

Produtos de segurança para se adaptar em locais escorregadios como banheiros.

Produtos de beleza específicos para a terceira idade, roupas com tamanhos especiais sobre medidas, confortável para pessoas obesas.

*

*

TEORIA DO INICIO DA VIDA HUMANA NO PLANETA TERRA.

Tudo se inicia em um local propicio de temperatura, ambiente, forma de uma incubadora, parecida com o útero materno, com o encontro de varias substancias que se misturarão entre si de vários tipos de micróbios, parasitas, germes e insetos e a água das chuvas que penetraram dentro desta caverna, nesta mistura física química e biológica se formou o liquido da placenta e transformou se em óvulos. E no encontro com os espermas naquele ambiente propicio, inicio-se a formação do feto humano. Alguns milhões de espermatozóides e de óvulos, deram inicio a fecundação, num liquido com todas as proteínas e sais minerais e vitaminas, com os elementos necessários para a formação de um de um feto. E neste ambiente iniciou-se a vida humana que por muito tempo sobreviviam como espécies aquáticas, iguais os peixes, é por isso que a criança sobrevive por nove meses até a sua formação dentro da barriga da mãe, sobrevivendo somente com o que contem no liquido amniótico, que contem todos os componentes para a vida uterina, e conseguindo com a lei da natureza sobreviver por muitos anos naquele ambiente, até começar a despertar o desejo dos machos e fêmeos sentirem desejos e iniciarem o sexo entre eles. E depois tudo se tornou uma nova reviravolta na formação da humanidade dos seres humanos, começou-se o inicio da vida e da exploração e espírito de aventuras, para dar seqüência a vida, teriam que procurar a alimentação e conhecer qual era os tipos de alimentos, que poderiam consumir, se tornaram carnívoros, vegetarianos, a água já existia na caverna com uma nascente natural era o que conseguiu fazer com que a vida se torna-se possível para os seres humanos.

É por isso que o nosso corpo é formado por 70% de água e por diversos órgãos e cada um tem milhões de bactéria, germes e micróbios, parasitas, fungos, glóbulos brancos e vermelhos. Que protegem o nosso corpo de invasores esternos, que são as doenças e infecções trazidas por ferimentos, doenças, alimentação e líquidos. É por isso que quando a pessoa tem febre é porque esta com uma infecção no corpo. O organismo humano mostra que o corpo não esta bem, algo esta inflado e o jeito dele demonstrar esta enfermidade é através da febre. E se a contaminação for por bactérias que provocam pus, forma-se uma colônia destas bactérias e se não tratadas podem levar a morte a pessoa e quando ela começa a entrar em faze de perda de imunidade do corpo, inicia-se a sua morte que poderá ser comida mesmo ainda viva, por esta bactérias, que convive diariamente com vocês, a pessoa após a morte é totalmente devorada por milhões de bactérias, germes e micróbios e os maiores irão comendo os menores até ser eliminado totalmente a pele, carne, nervos, músculos, todos os órgãos internos, ossos. E acaba virando tudo em pó,.este é o ciclo da vida e da morte. Por isso acredite se quiser o ser humano é um ser que é formado por bilhões de bactérias, germes, micróbios, parasitas micróbios etc.. Ele não sobrevive sem água e alimentos, que são as suas energias necessárias para a sua sobrevivência neste planeta. Nos outros ninguém sabe ainda. O único planeta que da condição favoráveis para este tipo de vida é o nosso planeta terra, que é também o nosso planeta água, que você esta contribuindo para poluir de todas as maneiras, em troca dele ter dado a vida aos seus ancestrais, até chegar em você.Você gostaria de deixar algum descendente teu, para as gerações futuras? Pense nisso é melhor você tomar já providencia estratégicas cortando o mal pela raiz. Porque se você não fizer isto já, agora, seu corpo vai ser comido inteiramente por bactérias famintas em pouco tempo, só o pó é o que vai restar de você. E sua passagem por este planeta foi inteiramente em vão, você nem consegui deixar descendente seus. Você é um péssimo exemplo, não cuidou da sua vida, como poderia cuidar do meio ambiente que vive.

Agora vai virar um jogo entre você e o planeta, veremos que consegue viver mais, se o planeta for destruído você conseguira sobreviver. Mas se você nos abandonar antes você pode não ver como o planeta acabo, sorte ou azar seu..Mas mesmo assim a natureza vai te devorar, acabar com esse seu lindo corpinho, primeiro pela idade, se você conseguir chegar a velhice, vai ficar enrugado, fraco, se forças, com muitas dores no corpo, não vai poder ver mais a natureza pois não tem forças para andar, enxergar, suas vista irão ficar cada vez mais fracas, os pássaros você não poderá ouvir, porque começara a ficar surdo, não poderá mais se alimentar das guloseimas da vida, porque irão fazer mal para o seu corpo. É melhor mesmo você ir se acostumando o teu dia esta próximo, mas o planeta sobreviveu milhões de anos e ira continuar, somente terá que substituir e se adaptar a novos seres que irão habitar este planeta, que um dia contou com sua passagem por um curto período de tempo. Mas você conseguiu mudar o seu planeta poluindo as fontes, rios e mares, queimando as florestas e contaminando o ar, com gases nocivos a vida humana e também aos animais e vegetais, poluindo até mesmo fora do nosso planeta com milhões de sucatas e equipamentos de satélites e aeronaves guiadas e teleguiadas por você, conquistou chegar a outros planetas com sua sabedoria e inteligência e tecnologias, achou que era o dono da verdade e fazia e desfazia o que quisesse mudando o curso de rios e mares, até chegando num paizinho chamado de Rússia, conseguiu secar e desviar o mar, para poder produzir algodão, nos anos de 1960 você mostrou que quase tudo era possível descobriu o genoma do seres humanos e de muitos animais, mais uma coisa você não conseguiu. Sobreviver neste planeta, você já era, seus dias estão contados, aguarde e verá, garanto que não passa desta década, jogo um milhão contra o seu ultimo suspiro..

Ticonsultoriaemarketing.yahoo.com.br www.sotrocas.com Israel@sotrocas.com
LIXO

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.

De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.

Destinação do lixo urbano e hospitalar

A adequada condução do serviço de limpeza urbana é importante não só do ponto de vista sanitário, mas também econômico-financeiro, social, estético e de bem-estar. Apesar disso, um estudo conveniado da Organização Pan-Americana de Saúde, de 1990, que estimou em mais de oitenta mil toneladas a quantidade de resíduos sólidos gerados diariamente nas cidades brasileiras, constatou que apenas a metade era coletada. A outra metade acabava nas ruas, terrenos baldios, encostas de morros e cursos d'água. Da parte coletada, 34% iam para os lixões (depósitos a céu aberto) e 63% eram despejados pelos próprios serviços de coleta em beiras de rios, áreas alagadas ou manguezais, prática cada vez mais questionada por suas implicações ecológicas. Somente três por cento da parte coletada recebiam destinação adequada ou pelo menos controlada. O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica. A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.A solução defendida por muitos especialistas, porém, envolve a redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria tanto uma mudança nos padrões de produção e consumo, quanto a implantação de programas de coleta seletiva de lixo. Nesse caso, os diversos materiais recicláveis devem ser separados antes da coleta, com a colaboração da comunidade.

Os países industrializados são os que mais produzem lixo e também os que mais reciclam. O Japão reutiliza 50% de seu lixo sólido e promove, entre outros tipos de reciclagem, o reaproveitamento da água do chuveiro no vaso sanitário. Os Estados Unidos (EUA) recuperam 11% do lixo que produzem e a Europa Ocidental, 30%. A taxa de produção de lixo per capita dos norte-americanos, de 1,5 quilos por dia, é a mais alta do mundo. Equivale ao dobro da de outros países desenvolvidos. Nova York é a cidade que mais produz lixo, uma média diária de 13 mil toneladas. São Paulo produz 12 mil toneladas. Entre os líderes mundiais da reciclagem de latas de alumínio destacam-se Japão (70%), EUA (64%) e Brasil (61%), conforme dados de 1996 da Associação Brasileira de Alumínio.

POLUIÇÃO DO SOLO

As principais causas da poluição do solo são o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas. O material sólido do lixo demora muito tempo para desaparecer no ambiente. O vidro, por exemplo, leva cerca de 5 mil anos para se decompor, enquanto certos tipos de plástico nunca se desintegram, pois são impermeáveis ao processo de biodegradação promovido pelos microorganismos. As soluções usadas para reduzir o acúmulo de lixo, como a incineração e a deposição em aterros, também têm efeito poluidor, pois emitem fumaça tóxica, no primeiro caso, ou produzem fluidos tóxicos que se infiltram no solo e contaminam os lençóis de água. A melhor forma de amenizar o problema, na opinião de especialistas, é reduzir a quantidade de lixo produzida, por meio da reciclagem e do uso de materiais biodegradáveis ou não descartáveis.
MÉTODOS DE ELIMINAÇÃO

O aterro sanitário é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da existência de locais adequados. Esse método consiste em armazenar os resíduos, dispostos em camadas, em locais escavados. Cada camada é prensada por máquinas, até alcançar uma altura de 3 metros. Em seguida, é coberta por uma camada de terra e volta a ser comprimida. É fundamental escolher o terreno adequado, para que não haja contaminação nem na superfície, nem nos lençóis subterrâneos. Além disso, o vazadouro deve ter boa ventilação.

Os incineradores convencionais são fornos, nos quais se queimam os resíduos. Além de calor, a incineração gera dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, dioxinas e outros contaminastes gasosos, cinzas voláteis e resíduos sólidos que não se queimam. É possível controlar a emissão de poluentes mediante processos adequados de limpeza dos gases.

A fabricação de fertilizantes ou adubos, a partir de resíduos sólidos, consiste na degradação da matéria orgânica por microorganismos aeróbicos. O húmus resultante contém de 1% a 3% de nitrogênio, fósforo e potássio.
GERAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS

É possível gerar energia a partir de alguns processos de eliminação de resíduos. Alguns incineradores aproveitam para gerar vapor e produzir eletricidade. A pirólise é um processo de decomposição química de resíduos sólidos por meio do calor em uma atmosfera com pouco oxigênio. Isto gera uma corrente de gás composta por hidrogênio, metano, monóxido de carbono (os três são combustíveis), dióxido de carbono, cinza inerte e outros gases.
RECICLAGEM

É muito antiga a prática de reciclagem de resíduos sólidos. Os utensílios metálicos são fundidos e remodelados desde os tempos pré-históricos. Os materiais recicláveis são recuperados de muitas maneiras, como o desfibramento, separação magnética de metais, separação de materiais leves e pesados, peneiração e lavagem.
Mais sobre Poluição do solo

A poluição pode afetar também o solo e dificultar seu cultivo. Nas grandes aglomerações urbanas, o principal foco de poluição do solo são os resíduos industriais e domésticos. O lixo das cidades brasileiras, por exemplo, contém de setenta e a oitenta por cento de matéria orgânica em decomposição e constitui uma permanente ameaça de surtos epidêmicos. O esgoto tem sido usado em alguns países para mineralizar a matéria orgânica e irrigar o solo, mas esse processo apresenta o inconveniente de veicular microrganismos patogênicos. Excrementos humanos podem provocar a contaminação de poços e mananciais de superfície. Os resíduos radioativos, juntamente com nutrientes, são absorvidos pelas plantas. Os fertilizantes e pesticidas sintéticos são suscetíveis de incorporar-se à cadeia alimentar. Fator principal de poluição do solo é o desmatamento, causa de desequilíbrios hidrogeológicos, pois em conseqüência de tal prática a terra deixa de reter as águas pluviais. Calcula-se que no Brasil sejam abatidos anualmente trinta mil quilômetros quadrados de florestas, com o objetivo de obter madeira ou áreas para cultivo. Outra grande ameaça à agricultura é o fenômeno conhecido como chuva ácida. Trata-se de gases tóxicos em suspensão na atmosfera que são arrastados para a terra pelas precipitações. A chuva ácida afeta regiões com elevado índice de industrialização e exerce uma ação nefasta sobre as áreas cultivadas e os campos em geral.

Fonte: lixohospitalar.vilabol.uol.com.br

Fonte: www.compam.com.br
Lixo

Lixo, ou resíduo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar.

O conceito de lixo pode ser considerado uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. Muito do lixo pode ser reutilizado, através da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, além de contribuir contra a poluição ambiental. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo.

O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido. Líquidos ou gases considerados inúteis ou supérfluos, são, enquanto isto, geralmente chamados de resíduos (líquidos ou gasosos). Porém, os termos lixo e resíduos também podem ser utilizados para descrever respectivamente fluidos e sólidos.


Um contentor de lixo
Tipos de Lixo
Por composição
Lixo orgânico

Na concepção técnica o lixo deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.

Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um minímo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de micro organismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.

O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seletivizado e usado como adubo ou utilizado para a produção de certos combustíveis como metano.
Lixo inorgânico

Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.

Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. Plástico, por exemplo, é formado por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a sua digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos inogrânicos são biodegradáveis.

Outros produtos como metais não podem ser decompostos, acumulando-se com o tempo, a não ser que sejam reciclados.
Lixo tóxico

Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.
Lixo altamente tóxico

Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado.
Por origem


Exemplo de lixo urbano

Lixo doméstico: é o lixo produzido pelas pessoas que moram dentro da casa.

Lixo urbano: é o lixo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.

Lixo industrial: é gerado pelas indústrias, e é geralmente altamente destrutiva ao meio ambiente ou à saúde humana.

Lixo hospitalar: é a classificação dada à produtos sem valor e considerados perigosos produzidos dentro de um hospital, como seringas usadas, aventais, etc. Por serem perigosos, podendo conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante produzido dentro do hospital (restos de comida, etc.), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que mantiveram constante contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados de forma diferente (o mencionado avental, por exemplo, é considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente.

Lixo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc.), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade e que possue algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.
Tratamento
Aterros sanitários

Aterros sanitários são a maneira mais prática, barata e usada de eliminar o lixo doméstico e urbano, além de esgoto não tratado. Utilizam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Porém, inutilizam vários materiais que poderiam ser reciclados, além de ser uma fonte de poluição do solo (líquidos que fluem do lixo para o solo, contendo bactérias e produtos tóxicos), de rios e lagos (quando tais líquidos fluem do aterro para corpos de água na região) e do ar (decomposição, que gera enormes quantidades de metano e outros agentes poluidores).


Um aterro sanitário
Reciclagem

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de material orgânico e inorgânico do lixo. É considerado o melhor método de tratamento de lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de mais matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco ou não praticada por ser economicamente inviável. Algumas formas de lixo, em especial, lixo altamente tóxico, não pode ser reciclada, e precisa ser descartado.
Incineradores

Incineradores literalmente incineram o lixo, reduzindo-o a cinzas. São altamente poluidores, gerando enormes quantidades de poluentes, como gases que contribuem ao agravamento do efeito estufa. É o método utilizado para a destruição de lixo hospitalar, que pode conter agentes causadores de doenças potencialmente fatais.
Decomposição

Matéria orgânica pode ser decomposta. Além de presente em aterros sanitários, a decomposição pode ser utilizada para tornar lixo orgânico em adubo e composto. O metano, um produto comum da decomposição de material orgânico, pode ser utilizado como combustível. Existem usinas que produzem metano utilizando lixo orgânico como matéria-prima para outos fins.
Confinamento permanente

Lixo altamente tóxico e duradouro, e que não pode ser destruído, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantidos em algum lugar de difícil acesso, como túneis escavados a quilômetros abaixo do solo, por exemplo.

Fonte: PT.wikipedia.org

Lixo são os restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

Apresentam-se geralmente sob estado sólido, semi-sólido ou semi-líquido.
Classificação do lixo

Existem várias formas possíveis de se classificar o lixo.

Ex. Por sua natureza física: seco e molhado;

Por sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;

Pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, não inertes e inertes (NBR 10004)
Lixo domiciliar

É aquele originado da vida diária das unidades familiares, constituídos por restos de alimentos, tais como: cascas de frutas, verduras, produtos deteriorados, restos de alimentos, jornais, revistas, garrafas plásticas e de vidro, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros.
Lixo comercial

É aquele originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Ex. Supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, hotéis, restaurantes, etc.
Lixo público

São aqueles resultantes dos serviços:

De limpeza de vias públicas (varrição manual, varrição mecânica, limpeza especial, limpeza de córregos e canais e de terrenos, restos de podas de árvores e limpeza de praças e jardins e limpeza das áreas de realização de feiras-livres.
RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE

São os resíduos produzidos em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias e postos de saúde entre outros.
Tipos de resíduos gerados

Agulhas, gazes, seringas, bandagens, algodão, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios vencidos, e uma gama de outros resíduos.

Estes resíduos podem ser sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos e assépticos tais como: papéis, restos da preparação de alimentos, e outros materiais que não entraram em contato direto com pacientes, estes resíduos podem ser considerados como domiciliares.

Lixo de Portos, Aeroportos, Terminais Rodoviários e Ferroviários

Os resíduos produzidos nestes locais são de características sépticas ou assépticas.
Sépticas

Provoca infecção. Contém germes patogênicos. Basicamente originam-se de material de higiene e asseio pessoal e restos de alimentos que podem veicular doenças provenientes de outras cidades, estados ou países.
Assépticos

Isento de germes patogênicos, são considerados como domiciliares.
Lixo Industrial

É originário das diferentes atividades industriais, portanto apresentam características e composição muito variada, pode ser um resíduo inerte ou altamente tóxico.

Composição do resíduo: cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plástico, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.
Lixo Agrícola

São os resíduos sólidos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de adubos, ração, restos de colheitas e esterco de animal (grande escala).
Entulho/Caliça

São resíduos da construção civil como demolições e restos de obras, solos e escavações. Este material geralmente é inerte e sendo assim, passível de reaproveitamento.

Nenhum comentário: