segunda-feira, 19 de julho de 2010

SOLUÇÃO E DEFEITOS DOS VEICULOS COM SANAR

Alguns defeito e falhas que acorrem nos veículos
Necessitando de reparação dos defeitos rapidamente.
Tire suas duvidas e conserte vc. Mesmo.

ISRAEL TAGLIARI
PROFº PARDAL

Farei um relato de 17 anos de experiência trabalhando com a primeira micro empresa especializada em reparação e regulagem de motores. [Quando não tinham cursos e nem pessoas especializadas para ensinar ou equipamentos necessários para que pudéssemos efetuar teste nos motores que estavam entrando no mercado com novas tecnologias, que seriam como se diz no marketing novos nichos de mercado em vários seguimentos. Isto porque em, 1990 começaram entrar no mercados a nova geração de veículos com injeção eletrônica ,substituindo o famosos carburadores, convencionais ,por carburadores eletromecânicos e injetados iguais os que são utilizados hoje nos veículos mais modernos.Quando importei equipamentos da Allen americanos que era o que existia de mais moderno para testes de veículos, mais específicos para carros carburados, nos carros com injeção já se tornavam difícil de se testar o veiculo por necessitar de novas tecnologias mais modernas só alguns teste elétricos o aparelho conseguia achar os defeitos tornando se difícil encontra os defeitos, ai começaram as dificuldades ter que usar a inteligência e o jeitinho para associar que era mecânico e foi transformado por eletromecânico e eletrônico, fazendo uma analise de cada seguimento e componente do que foi transformado e modificado para atuar com equipamento eletrônico.
Por ex:
1*- Sistema de alimentação para se poder detectar o defeito teria que fazer um esquema associando desde do tanque de combustível.
*-Tanque sujo, bomba elétrica, mangueiras, filtro de combustível, rele, fusível, bico injetor, TBI, seria a seqüência que se teria que seguir para poder se localizar o (s) defeito nesta seqüência.
Um dos defeitos mais comum é quando o veiculo começa a perder a potencia você acelera o veiculo e ele não tem força, o motor perde a força teremos que verificar quais são os problemas e são vários, vou citar alguns deles que encontrei em diversos veículos:
* Catalisador entupido, filtro de combustível entupido, mangueira entupida ou estrangulada, crosta em cima da cabeça do pistão carbunitizado, porque são veículos que rodam pouco, com baixa rotação, forma-se esta crosta sobre a cabeça do pistão solução usar car. 80 descarbunizante, tirando os bicos e injetando sobre a cabeça dos pistões, para fazer a limpeza.cabos de velas e supressores com baixa corrente substituí-los, velas com óleo ou queimadas, muito rodadas etc. Válvulas pressa, juntas do cabeçote queimadas, cilindro não esta funcionando, verificar motor etc.
2*- Veiculo sem marcha lenta ou oscilando a rotação do motos: sensor map. Se a mangueira esta desligada, furada,verificar se não esta queimado o sensor, defeitos demora para levantar o giro, oscilando a lenta, falha em baixa rpm, parece faltar combustível, em giro alto some a falha, catalisador ou cano de escapamento furado ou abafador, o veiculo acelera sozinho quando trocas as marchas.
3*- Sensor de temperatura veiculo fica difícil de pegar, demora para aquecer o motor, oscila marcha lenta, parece estar funcionando afogado, motor fica sem força, falta de água no radiador, junta do coletor com entra de ar ou queimada,.
Aroelas de borracha do bico injetor quando estão com folga ou ressecadas não levanta o giro do motor em baixa falha, oscila o rpm, limpar os bicos e trocar reparos
Juntas da TBI - mal encaixadas, com entra de ar, o veiculo afoga, RPM irregular, falha o motor.
4*- Catalisador com mal cheiro, motor sem força, verificar sonda lambda e catalisador.
5*-Veículos GM monza com falta de água no radiador o veiculo apresenta falha com se estivese um cilindro falhando
6*- Bomba de combustível o veiculo fica com pouca aceleração, parece estar sem combustível, sai soqueando, teste tire a mangueira de alimentação e bata na partida , com o cabo da bobina desligado para evitar incêndio, verifique a pressão da bomba em um litro, teste a bomba se esta dentro das especificações o carvão que esta no motorzinho deve estar gasto com mal contacto solução trocar a peça.. Fusível da bomba de combustível quando esta queimado defeito falta de combustível, falha em baixa, não da rotação em alta funciona + ou --
7*- Motor não esta aquecendo verificar a válvula termos tática da temperatura do motor quando trocar a válvula colocar água até vazar para tirar o ar do sistema verificar sensor da temperatura do motor também, verificar radiador se esta aquecendo, etc.
8*- Falha no TPS quando a central eletrônica de controle reconhece falha no TPS, ativa a função de emergência/segurança, defeito na primeira pista do potenciômetro- a central aplica um tempo de injeção para controle M.L. Deito na 2º pista ela só aplica um tempo de injeção e um avanço de ignição de segurança. Obs.: não lavar o motor quando estiver quente problemas lenta irregular e oscilando para o motor.
9*- Sensor de detonação motor grila, verificar fixação do parafuso, terra do motor, mal contacto, ponto e correia dentada ou corrente etc. defeito veiculo não tem força fica amarrado, não desenvolve consumo alto de combustível, afoga, marcha.lenta. irregular, representa que esta com excesso de combustível.. Obs.: verificar se o bico injetor esta certo, medir a pressão da bomba de combustível.
10*- Veiculo a álcool quando esta difícil de pegar verificar se o motorzinho esta injetando gasolina , se não estiver verificar se tem gasolina , mangueira furada ,entupida, verificar o rele da marcha lenta a frio, fuzil queimado ou mal contato chicote fiação elétrica, válvula que retêm o combustível se o motor não esta afogado, válvula termos tática queimada ou sem válvula, sensor de temperatura queimado, fazer um teste com o motorzinho do limpador do parabriso ver se esta jogando combustível se estiver troque o motorzinho de gasolina a frio.
11*- Falha de cilindro verificar cabos de velas, supressores, velas, tampa do distribuidor, junta queimada, válvula pressa, regulagem, pistão do motor, tucho ou vareta de válvulas no cabeçote, junta queimada, bloco trincado,super aquecimento etc.
12*- Consumo de combustível verificar as velas, mistura de combustível, cheiro do catalisador, se o veiculo não esta desenvolvendo bem, regulagem geral, CUT Off função reduzir o consumo e a poluição, Velas, Válvula pressa, Bicos com vazamento, Borrachas, Fora de Ponto, Sensor de temperatura, etc..
13*- Atuador do motor de passo IAC difícil de pegar com o motor frio, pega falhando, com o motor quente fica bom. Ele comanda a marcha lenta do motor esta fixado no na TBI fazer limpeza
14*-Válvula de injeção defeitos: afoga o motor, não da aceleração, falha o cilindro, falta de combustível no cilindro, marcha lenta irregular, afogando o motor quando em excesso, sujeira necessitando de limpeza, trocar os reparos, podem estar queimada ou fora de especificações
15*- Luz de norma lia do Kadet acendendo, o veiculo não esta falhando defeito mangueira do MAP embaixo do filtro desligada ou entupida teste de piscada códico 15 e 33 no Map voltagem alta no cts.
16*- Fluxível queimado da bomba de combustível: não da aceleração em baixa, em alta prm vai bem, representa falta de combustível.
17*- .Sintoma de bobina queimada: motor não quer pegar, não da sinal., falha, etc.
18*- Sensor de alta e baixa falhas: veiculo sai soqueando, não da aceleração em baixa rpm, falha só vai em alta rpm, localização próximo ao limpador de pára-brisas. Veiculo TIPO Fiat.
19*- Tempra falhando: bobina coletora do distribuidor , falta de terra solução trocar.
20*- Cuidados quando é lavado o carro no posto de gasolina quando molar o motor de passo e o sensor de borboleta : veiculo não quer pegar , e demora para segurar marcha lenta.
21*- Veiculo não quer pegar verificar: se carro a álcool, se tem combustível no reservatório, se esta injetando, se não estiver verifique mangueiras estúpida, furada ou mal encaixada, fusível queimado, rele queimado é só desmontar e lixar as platinados ou contactos e volta a funcionar, ou trocar por um novo.verificar se tem carga na bateria é só testar com um pedaço de fio e riscar uma ponta do fio no pólo + estando fixado, e o pólo -. verificar o motorzinho se esta injetando, se não estiver para testar utilize o motorzinho do limpador de parabriso para testar, ou troque por um novo,.veja se tem gasolina no tanque, se esta passando corrente no cabo da bobina, se for com distribuidor verificar se passa corrente no platinado, se não esta queimado, se estiver troque também o condensador, verifique o rotor e tampa do distribuidor.
Alimentação, verificar se esta injetando combustível no bico ou se carburado no injetor, fazer revisão filtro entupido, mangueiras,bobina etc.
22*- Carros injetados ou carburados: quando ficam soprando para fora, a água do reservatório do radiador ou fazendo barulho dentro com se estivessem entupida afogando e sinal que a junta do cabeçote esta queimada ou a válvula .
23*- Bobina com defeito ou queimada: motor não quer pegar,quando pega afoga, fica pingando como se fosse a agulha que não esta vedando, afoga depois de alguns minutos, morre o motor, a bateria representa que esta sem carga para girar o motor.
24*- Socorro na rua quando é bomba de combustível : as vezes uma simples batida encima do corpo da bamba libera o carvão que esta curto e a bamba volta a funcionar mas é necessário trocar urgente.
25*- Distribuidor com falta de terra ou fio queimado falhas : motor falha não quer pegar, não da aceleração, corta corrente. Solução fazer uma ponte entre a central e o distribuidor ou trocar o chicote que é bem mais caro
26*- Macete como fazer um alarme ou corta corrente para garantir que o motor não queira pegar para evitar um roubo: fazer uma chave ou um corta corrente de alguns seguimentos do veiculo como por ex: Na bobina , na chave de ignição ,no terra do distribuidor ,na bateria, no rele ou fazível da bomba elétrica de combustível, no rotor. No cabo da bobina etc. são nichos de mercado que utilizado no marketing é só você utilizar a sua experiência e inteligência e começar a montar industrializar e vender neste pequeno mercado Brasileiro e possivelmente esporta para uns 170 paises que esperam por sua invenção boa sorte e não esqueça da minha porcentagem senão você não vai ficar um pessoa rica , saiba partilhar sua experiência e seus conhecimento como estou fazendo agora com você assim poderemos resolver pequenos problemas , mais com grandes soluções para o pais e para as pessoas em geral.
27*- Sensor Map sintomas de problemas neste componente são alterações na marcha lenta, e falhas de funcionamento no motor, causadas pela mistura excessivamente rica, ou seja muito combustível e pouco ar, ou mistura pobre demais pouco combustível e muito ar. Sua localização normalmente esta junto a parede de fogo entre o motor e a cabine, nas laterais do compartimento do motor, junto ao coletor ou embaixo do filtro de ar. Na G.M. EFI, CFI, fica próximo do corpo da borboleta, mas sempre ligado ao coletor de admissão por uma mangueira e outros componentes.. È também conhecido com P. A.C..È responsável pela medição do ar no coletor da admissão, envia dados para a centralina mapeia o sistema de injeção, verificando o vácuo no coletor de admissão, com esta leitura o sensor da centralina calcula o avanço e o ponto de ignição e a quantidade de combustível a ser injetada. Quando com defeito a centralina entra em alerta a luz do sistema de injeção vai acender. Obs. verificar se a mangueira não esta furada ou entupida. Em macha lenta o sinal de voltagem varia de 0.5 a 1.0 volt.
28*- Sensor de oxigênio ou sonda lambda: informa ECM se a mistura esta muito rica ou muito pobre, que vai tratar de corrigir liberando mais ou menos combustível nos injetores, são dois modelos com 2 e com 4 fios. Esta localizado no coletor do escapamento, controla a quantidade de oxigênio no sistema de escapamento. No ECM o circuito do sensor é de D6 = 02 sensor de massa e D7 = 02 sensor de sinal. Já nos valores dew resistência elétrica do sensor variam de 700 a 900 mv mistura rica. De 0 a 400 mv mistura pobre de 400 a 700 mv mistura ideal. Obs.: deve ser testado com o motor quente, porque o sensor só começa a funcionar com 315 º© é também bom observar se não tem nem uma vela queimando com excesso porque poderá haver uma leitura diferente do sensor, com uma mistura muito rica.
29*- Sensor de temperatura do liquido de arrefecimento CTS esta estalado no bloco do motor ( galeria do liquido de arrefecimento). Uma baixa temperatura , produz uma alta resistência de +- 28.000 ohms a – 20 º C teste do sensor de temperatura sistema multiponto e mono ponto, medir a resistência entre os terminais . Para temperaturas de 15º a 30º - 1,45 a 3,3 k Ohms. Para temp. acima de 95º - 160 a280 ohms.
30*- Válvula de controle de ar da marcha lenta: ( IAC ) situada no alojamento do corpo da válvula de aceleração é um motor elétrico que varia de posição de acordo com a rotação do motor. A escala de movimento da válvula vai de 0 a 255 passos limitados por calibragem. Se a válvula é desligada durante o funcionamento do motor, a rotação da marcha lenta poderá ser alterada e necessitar de ajuste.aumente a rpm para 3.500 e efetue a correção .
31*- Válvula injetora de combustível: constituída de uma solenóide que permite a sua abertura e a saída de combustível, ao receber um sinal elétrico do ECM. A renitência do solenóide = 1,8 +- 0,1 ohms a 20º C ou r = 0,0063 ohms / ºC.
32*- Como fazer um travamento no motor para parar de funcionar como um anti- roubo ou seqüestro do veiculo : É necessário montar um sistema que injete água para misturar com o óleo do motor, isto vai fazer o motor começar a trabalhar pesado com se tivesse com a bateria fraca, até a para total do motor travando completamente e parando de funcionar.. É só guinchado o veiculo e levando para a retifica para fazer uma revisão total para voltar a funcionar. Pode ser um injetor adaptado dentro do carburador ou da TBI , na vareta do óleo, ou na tampa do óleo etc. pode ser um sistema igual o injetor de gasolina para carros a álcool . macete como fazer o motor funcionar novamente é tirar as velas e com uma chave estrela fazer girar o motor fazendo jogar a água toda fora , e com uma moto lia ir injetado óleo + - 5 vezes em cada cilindro, fazendo girar o motor com uma chave estrela, após sentir que o motor ficou leve injetar mais 3 vezes e fazer o motor funcionar até pegar resolvido o problema. E o carro não foi roubado e os ladrões saíram frutados sem saber o que aconteceu. Sabe como descobri é porque o defeito que aconteceu em uma viagem, sérvio para aprender fazer um super segredo para evitar roubo do veiculo, só sai do lugar guinchado..
33*-Como regular a rotação do carburador eletrônico VW.
Regula-se na válvula de rpm, que vai na frente do carburador, é uma válvula pneumática. Solta-se a porca que fixa o parafuso, para aumentar ou diminuir a rpm.
Quando não quer dar lenta, verificar a válvula do solenóide que esta fixado no carburador, ao lado do pára-lama com 1 T com 3 mangueiras. Verificar se estão bem encaixada, se não estão furadas,se passa corrente elétrica, se não esta queimada, quando esta queimada não da marcha lenta.
34*- Modificar carburador eletrônico , para carburador comum: tirar os terminais elétricos, da solenóide da marcha lenta e da válvula pneumática do carburador e a mangueira da frente do carburador.
35*- Falhas no sensor do fluxo do ar: motor morre, fica difícil de pegar, pode rodar +- 200 km sem dar problemas. Localizada no pára-lama lado esquerdo..
36*- Queima de junta do cabeçote: motivos, ventoinha não funciona, não liga, falta de água , radiador furado ou mangueiras furadas, ou vazamentos , bomba de água vazando ,outros vazamentos etc. Radiador entupido, mau dimensionado canos isolados etc. Perinha queimada, fusível queimado ou mal contacto de fios terminais, ou fusível,. Falhas e sintomas: Luz da ventoinha piscando cor vermelha, defeitos superaquecimento do motor, mangueira furadas ou entupidas, carro não quer pegar, mistura de água no óleo trava o motor e para, só guinchando.Teste baixa taxa de compressão nos cilindros , principalmente no cilindro que esta falhando ou queimado. Solução mandar para retificar o cabeçote , cede de válvulas e verificar válvulas e varetas e reparos geral etc.Quebra galho para destravar o motor que misturou água no óleo, é girar o motor com uma chave estrela sem as velas fazendo girar para tirar a água de cima do pistão, após injetar com a moto lia em todos os pistões óleo varia vezes ate o motor começar a girar novamente, trocar o óleo do motor após fazer o motor girar até pegar , mesmo falhado o veiculo poderá voltar a rodar até ser feito a retifica do cabeçote.
37*- Como apagar a memória o defeito apresentado depois de sanado:
Muitas vezes a peça com defeito já foi trocada , mas ainda o veiculo esta acuando o defeito ou até apresentado algum defeito ou falha . è necessário apagar o defeito da memória , fazer a limpeza da memória do módulo que varia de um sistema para o outro.Existe sistemas de injeção que basta desligar o plug do modulo de comando durante 30 minutos outros que tem que ficar horas ou até o dia inteiro. Cada sistema tem o seu modo de limpeza. Como proceder localize a conexão do chicote do módulo, desconecte o plug do módulo de comando, mantenha desligado o plug limpando a memória.
38*- Defeito do sensor HEI: esta localizado no distribuidor do veiculo ex GM Ipanema. Com o motor quente estoura como se estive se com os cabos de vela invertidos, morre o motor, difícil de pegar. Com o motor frio não da defeito algum.
39*- Citroen Xantia suspensão, como trocar as esferas quando o veiculo esta duro ou fazendo barulho:Cada modelo é diferente com esferas de valores diferentes que variam de 30br a 50 BR, que serve para suspensão ativa levantar e baixar o veiculo, outras para trabalhar com se fosse os amortecedores do veiculo. O óleo que vai no reservatório serve para os freios, direção hidráulica, e a suspensão ativa ,a que levanta e baixa o veiculo. Como fazer a troca das esferas é necessário levantar o veiculo no elevador ou em um posto de gasolina para poder fazer a troca. Basta compra as esferas que iram ser trocadas e o óleo especifico para este veiculo , que custa em média R$ 28,00.por litro. É um óleo caro mas tem que ser este mesmo é de cor verde.Tira-se as esferas com uma corrente igual as que os postos de gasolina utilizam para trocar o filtro de óleo, e necessário deixa uma vazia para poder pegar o óleo que vai sair do sistema . se quiser poderá reaproveitar o mesmo óleo por mais algum tempos ou somente completar. Após soltar a 1º esfera normalmente as outros sai bem mais fácil devido a pressão que existia do óleo no sistema. È só fazer a limpeza no local com um pano e trocar a borracha que vem junto com a esfera na caixa , que deve ser colocada no sistema da suspensão, não coloque diretamente na esfera que vai dar vazamento de óleo, Após trocadas todas ela ou uma só conforme a necessidade do veiculo, e apertando bem com a ferramenta. Baixa o veiculo para poder completar o óleo no reservatório, tem que levantar a alavanca que levanta o veiculo no maximo e deixa o motor funcionando . Após coloca-se ou completa o óleo no reservatório observando a borrachinha vermelha que marca a quantidade de óleo que se deve colocar no reservatório, que devera ficar no meio dos risco que existe de marca . Conforme se vai colocando o olé a válvula vermelha vai subindo até chegar na marca do meio dos risco. Após verifique os freio se estão funcionando de acordo com as especificações ou seja frei ando dentro do normal, se a direção hidráulica esta normal. Obs.: quando o veiculo esta fazendo ruído rinchando pode não estar passando óleo no sistema verificar se esta sujo necessitando de limpeza, ou esta interrompido o sistema . Quando esta rinchando quando o veiculo estiver rodando, parado, ou estacionando esta com falta de lubrificação no sistema as vezes poderá ser somente em uma roda ,ou na traze ira ou dianteira do veiculo. Cuidados quando for fazer o motor reparação ou retifica. Para não ligar errado as mangueira e conexões que poderá ocasionar diversos problema para o veiculo, marcar sempre antes de começar a desmontar para a manutenção, montagem errada pode ocasionar diversos problemas no veiculo como ex: estourar o amortecedor da direção hidráulica, estourar com vazamentos de óleo, as mangueiras do sistema, os canos de conexão da bomba de óleo do sistema, perda dos freios, da direção hidráulica e da suspensão ativa. Tive a experiência de 3 veículos que deram estes defeitos , que são de difícil acertos para sanar estas falhas e3 com custos bem salgados.
40*- Citroen Xantia AR Condicionado não funciona: possível defeitos verificar fuzil queimado, fio queimado ou em curto, verificar embaixo do porta luvas do veiculo se necessário trocar fio e terminal e mal contacto, se o defeito persistir e notar quando liga e desliga a chave do AR começa a funcionar e depois para. Verifique o miolo da chave de ignição dos contactos podem ser as canaletas em mal contacto basta lixas bem com uma lixa fina. Ou pode ser o chicote queimado ou em mal contato
41*- Veiculo consumindo água : Verificar vazamentos que pode ser nas mangueiras, fixação, radiador furado, bomba de água, mangueiras do motor, selo do motor, junta queimada do cabeçote, etc.
42*- Fiat tipo e outro: fica com aceleração oscilando, falta alimentação em baixa rotação, soqueia, difícil de dar aceleração, em alta rotação fica bom .è o atuador de máxima e mínima solução trocar. Localização atrás da injeção TBI...
43*- .Fiat Palho defeito falhando no 2º cilindro:: tem uma bobina para cada 2 cilindros uma das velas esta molhada a outra com uma crosta, foram trocadas continua o defeito não passa corrente no 2º cilindro, invertendo os cabos de vela da bobina o cilindro funciona. Conclusão uma das bobinas com defeito e a outra fraca fora das especificações, solução trocar as 2 bobinas.
44*- Sensor de Rotação dificilmente da problemas: ma quando da pode apresentar diversos fatores como, temperatura elevada, choque mecânico, vibração sujeira , mau funcionamento do motor pode até não funcionar. Obs.: verificar se não existe sujeira no sensor ou na roda dentada,verificar o alinhamento dos dentes,verificar a montagem e a distancia entre o sensor e a roda dentada geralmente deve estar entre 0,6 e 0,8 mm. Desconecte o sensor de rotação do chicote elétrico. Verifique se os contactos do conector estão em bom estado e sem oxidação ou sujeira. Teste com um multímetro teste a resistência elétrica da bobina indutora que deve estar de acordo com as especificações do fabricante.e a continuidade dos fios entre o sensor e o computador do sistema de injeção. Para verificar se esta chegando no computador.verifique também o aterramento do mesmo e a alimentação elétrica, verifique qual o fio responsável pelo sinal de rotação teste.
45*- Válvula termos tática gerencia o sistema de refrigeração controlando a temperatura do motor prolongando a sua durabilidade.Nos motores injetados o papel da válvula termos tática e gerenciar a temperatura que trabalha em parcerias com o sensor de temperatura da água , quando o motor estiver frio o sensor de temperatura manda uma mensagem para a centra que manda mais combustível para compensar fazendo o motor trabalhar afogado para compensar a baixa temperatura da câmara de combustam. Obs.: o veiculo sem válvula ou estando com a válvula queimada vai funcionar como um carro convencional trabalhando afogado, com a mistura muito rica fazendo os pistões e cilindros falhando e imitido fumaça. Poluindo o meio ambiente e consumindo mais combustível por trabalhar com excesso de combustível
46*- Como verificar se a junta do cabeçote esta queimada: As vezes super aquecimento e causada pela junta do cabeçote queimada que provoca perda de água e despressuriza o sistema. Para detectar o problema na junta basta ligar o motor e remover a tampa do radiador, caso surja bolhas de AR na água, temos a confirmação de que esta queimada..
47*- Causas de super aquecimento do motor: Verificar carenagem do radiador, que orienta o fluxo do ar, criado pela hélice da ventoinha, verificar se não esta com as pás quebradas ou com a fixação solta , que é perigosíssimo podendo causar um acidente fatal o mesmo prejuízo se soltar ou quebras com a alta rotação do motor. Sujeira e entupimento no radiador,ou mesmo no condensador do ar condicionado,mangueiras mal posicionadas ou curtas, podem criar bolhas de ar, na passagem do fluxo de água., causar cavitação da bomba e superaquecimento, verifique a embreagem eletromaguinética do ventilador, acionamento da 2º velocidade do ventilador., e o indicador de temperatura interno do veiculo esteja funcionando normalmente.
48*- Falhas no cilindro Verificar seguido um esquema simplex tanto nos carros carburado e injetados: verifique primeiramente as velas, teste os cabos de velas e supressores , os com proteção de metal verifique que muitas vezes jogam faísca no bloco do motor fechando curto e provocando falhas do cilindro. Tampa do distribuidor trincada , queimada ou oxidada, limpar..Válvula presa , queimada, junta queimadas, compressão baixa do motor testar a compressão, pistão do motor necessitando de retifica, cabeçote trincado etc.
49*- Marcha lenta oscilando ou baixa muitos carros quando estão faltando um pouco de água, ficam com marcha lenta oscilando ex: a linha GM , Honda e outro , sujeira no carburador ou na TBI pode ser só limpeza , troca de juntas, entra de ar mangueiras furadas , mal encaixadas, colocadas invertidas que é muito comum, teste de alguma falha de peças com sensores e atuadores podem provocar oscilação da Marcha lenta testar etc.
50*- Seqüência para poder localizar falhas e defeitos do sistema de emissão de poluentes, que são controlado e administrado pela centra eletrônica.
Ex: Para melhor memorizar a seqüência vamos iniciar pelo escapamento, onde sai os gases produzido pelo motor: . Catalisador, sonda lambda, sensor MAP, CTS sensor de temperatura do liquido de arrefecimento do motor,TPS sensor da borboleta, Bico Injetor, TBI, MCE central eletrônica, Parte elétrica: : chicote, fiação , mal contacto, terminais, oxidação das conexões, fusível, etc.
Para facilitar a localização do defeito ou falha fica mais fácil ter um esquema para se orientar, é só seguir a seqüência dos componentes que compõe este sistema , onde começa e termina .. Isto deve ser feito o mesmo no sistema de alimentação, parte elétrica, etc. Se o mecânico montar um painel com peças usadas somente para mostrar para o cliente com funciona o sistema e para sua própria orientação.

ISRAEL TAGLIARI PROFº PARDAL

9 comentários:

Eduardo disse...

Bom dia Israel:
Tenho uma dúvida. Meu carro (Gol MI 8V) está com um problema de difícil solução. Enviei a vários mecânicos para verificar a injeção, gastei com peças mas não resolvem.
Acontece quando chego na esquina e solto a marcha para segurar o carro. Nesse instante ele oscila a lenta e apaga, piora quando o motor está quente. Quando o motor está frio ou quando solto a marcha bem antes de parar funciona normal.
Tem alguma dica do que pode ocasionar esse problema?

edernana2010 disse...

bom dia ISRAEL tudo bem.
meu xantia ta com a suspençao dura,e tem um caninho na bomba de oleo que sempre estoura ele sai da bomba de oleo e desce pra esfera na parte de baixo do motor ja troquei ele por cano de cobre.ele fica estralando quando eu acelero,tec.tec. tec me de uma força nao sei o que faço estou em curitiba e nao sei onde tem um mecanico que faça isso eu tenho uma oficina no qintal mas nunca mexi com carro assim.muito obrigado.

edernana2010 disse...

a e outra coisa to tentando conserta ele porque o carro e muito bom confortavel e o carro que eu procurava

Anônimo disse...

oi! tho uma tempra 92 8 v foi adaptado uma bobina e igniçao q n sao originais.p motivo falta de pecas p comprar.meu carro tva andando lgl,mas qdo aquece desligo ele nao pega mais. a beateria fica parecendo q tá s/ carga.qdo esfria pega!!!! será q a bobina n tm a capacidade certa p causa do motor ser mto pesado p dar a partida.obrigado

FERNANDO disse...

Bom dia Israel:
QUERO LHE AGRADECER PELA SUA AJUDA AQUI, ACHEI O DEFEITO DO MEU CARRO FIAT TIPO, SENSOR MAP GRAÇAS A SUA EXPLICAÇÃO PROBLEMA RESOLVIDO.
PARABÉNS NOTA 10 PARA VC

Anônimo disse...

edernana2010
amigo, tenhu um xantia e aprendi a lidar com ele. o meu "caninho" tb sempre estourava, e coloquei o de cobre tb, mas NAO ADIANTA! voce tem q ir atras de um xantia desmanchado e tentar retirar o tal caninho dele e colocar no seu. Esse tec tec tec tec que voce ouve, quer dizer que há uma esfera estourada, e no seu caso, é a esfera central, q fica no meio do capô, em baixo/frente do motor. se voce nao trocar essa esfera, mesmo com o caninho original ele vai estourar de novo. o segredo é trocar essa esfera e o caninho juntos. com isso, o tec tec para e seu caninho nao estoura mais. se a suspensao tiver dura, eh so trocar as esferas relativas da suspensao, se tiver dura na dianteira, sao as duas na lateral do capô, se a suspensao estiver dura na parte trazeira do carro, sao as duas perto da roda trazeira. espero ter ajudado. entendo bastante de xantia. qualquer duvida, fica meu email tvrr@hotmail.com

Carlos disse...

boa tarde Israel.
Tenho um palio 1.5 com ar ,ano 98. Quando paro o motor e abro o capo vejo o radiador borbulhando como se a água estivesse fervendo. Já consertei o radiador, troquei o reparo da termostática, o óleo está normal, os mecânicos falam para trocar a junta do cabeçote, outro fala para trocar a carcaça da válvula. Se for para trocar todas as peças até eu sou mecânico, gostaria de saber um teste mais preciso para não ficar trocando todas as peças!

Anônimo disse...

Bom dia!
O meu voyage 1.0 2013 com 5000 km, quando necessito fazer uma meia embreagem, exala um mau cheiro muito forte parecido com lixo/enxofre. É um cheiro muito forte, mas o funcionamento da embreagem está normal. O que pode ser?

Eudair disse...

Bom dia!!!

Tenho um Kadett Sport 2.0 ano 1996.
Ao trocar a junta que estava queimada, depois da montagem o óleo ficou contaminado com água.
O óleo do cárter não estava contaminado com água.
Foi verificado e não era cabeçote ou junta.
Colocamos agua nos furos do bloco e a mesma começou a pingar no cárter.
O selo interno não esta vazando.
Não vestígios de trina na borda dos furos dos parafusos.

O que pode ser?

Eudair
regenseg@yahoo.com.br
14 81644509