terça-feira, 28 de julho de 2009

Defeitos falhas, nos motores de carros

Alguns defeito e falhas que acorrem nos veículos necessitando de reparação dos defeito rapidamente, farei um relato de 17 anos de experiência trabalhando com a primeira micro empresa especializada em reparação e regulagem de motores. Quando não tinham cursos e nem pessoas especializadas para ensinar ou equipamentos necessários para que]pudéssemos efetuar teste nos motores que estavam entrando no mercado com novas tecnologias, que seriam como se diz no marketing novos nichos de mercado em vários seguimentos. Isto porque em, 1990 começaram entrar no mercados a nova geração de veículos com injeção eletrônica ,substituindo o famosos carburadores, convencionais ,por carburadores eletromecânicos e injetados iguais os que são utilizados hoje nos veículos mais modernos.Quando importei equipamentos da Allen americanos que era o que existia de mais moderno para testes de veículos, mais específicos para carros carburados, nos carros com injeção já se tornavam difícil de se testar o veiculo por necessitar de novas tecnologias mais modernas só alguns teste elétricos o aparelho conseguia achar os defeitos tornando se difícil encontra os defeitos, ai começaram as dificuldades ter que usar a inteligência e o jeitinho para associar que era mecânico e foi transformado por eletromecânico e eletrônico, fazendo uma analise de cada seguimento e componente do que foi transformado e modificado para atuar com equipamento eletrônico.
Por ex: sistema de alimentação para se poder detectar o defeito teria que fazer um esquema associando desde do tanque de combustível.
• Tanque sujo, bomba elétrica, mangueiras , filtro de combustível ,rele, fusível,bico injetor, TBI, seria a seqüência que se teria que seguir para poder se localizar o (s) defeito nesta seqüência.
Um dos defeitos mais comum é quando o veiculo começa a perder a potencia você acelera o veiculo e ele não tem força, o motor perde a força teremos que verificar quais são os problemas e são vários vou citar alguns deles que encontrei em diversos veículos:
Catalisador entupido, filtro de combustível entupido, mangueira entupida ou estrangulada, crosta em cima da cabeça do pistão carbunitizado, porque são veículos que rodam pouco, com baixa rotação, forma-se esta crosta sobre a cabeça do pistão solução usar car. 80 descarbunizante , tirando os bicos e injetando sobre a cabeça dos pistões para fazer a limpeza.cabos de velas ou supressores com baixa corrente substituí-los, velas com óleo ou queimadas muito rodadas etc. Válvulas pressa juntas do cabeçote queimadas, cilindro não esta funcionando, verificar motor etc.
Veiculo sem marcha lenta ou oscilando a rotação do moto: sensor map. Se a mangueira esta desligada, furada,verificar se não esta queimado o sensor, defeitos demora para levantar o giro, oscilando a lenta, falha em baixa rpm, parece faltar combustível, em giro alto some a falha, catalisador furado ou abafador, o veiculo acelera sozinho quando trocas as marchas.
Sensor de temperatura veiculo fica difícil de pegar, demora para aquecer o motor,oscila marcha lenta, parece estar funcionando afogado, motor fica sem força, falta de água no radiador, junta do coletor com entra de ar ou queimada,.
Aroelas de borracha do bico injetor quando estão com folga ou ressecadas não levanta o giro do motor em baixa falha oscila o rpm, limpar os bicos e trocar reparos
Juntas da TBI- mal encaixadas,com entra de ar,o veiculo afoga, RPM irregular,falha o motor.
Catalisador com mal cheiro,motor sem força, verificar sonda lambda e catalisador.
Veículos GM monza com falta de água no radiar o veiculo apresenta falha com se estivese um cilindro falhando
Bomba de combustível o veiculo fica com pouca aceleração, parece estar sem combustível, sai soqueando, teste tire a mangueira de alimentação e bata na partida , com o cabo da bobina desligado para evitar incêndio , verifique a pressão da bomba em um litro, teste a bomba dentro das especificações o carvão que esta no motorzinho deve estar gasto com mal contacto solução trocar a peça.. Fusível da bomba de combustível quando esta queimado defeito falta de combustível, falha em baixa, não da rotação em alta funciona +-
Motor não esta aquecendo verificar a válvula termos tática da temperatura do motor quando trocar a válvula colocar água até vazar para tirar o ar do sistema verificar sensor da temperatura do motor também, verificar radiador se esta aquecendo
Falha no TPS quando a central eletrônica de controle reconhece falha no TPS, ativa a função de emergência/segurança, defeito na primeira pista do potenciômetro- a central aplica um tempo de injeção para controle M.L. Deito na 2º pista ela só aplica um tempo de injeção e um avanço de ignição de segurança. Obs.: não lavar o motor quando estiver quente problemas lenta irregular e oscilando para o motor.
Sensor de detonação motor grila, verificar fixação do parafuso, terra do motor, mal contacto, ponto e correia dentada ou corrente etc. defeito veiculo não tem força fica amarrado, não desenvolve consumo alto de combustível ,afoga, m.l. irregular, representa que esta com excesso de combustível.. Obs.: verificar se o bico injetor esta certa, medir a pressão da bomba de combustível
Veiculo a álcool quando esta difícil de pegar verificar se o motorzinho esta injetando gasolina , se não estiver verificar se tem gasolina , mangueira furada ,entupida, verificar o rele da marcha lenta a frio, fuzil queimado ou mal contato chicote fiação elétrica,válvula que retêm o combustível se o motor não esta afogado,válvula termos tática queimada ou sem válvula sensor de temperatura queimado, fazer um teste com o motorzinho do limpador do parabriso ver se esta jogando combustível se estiver troque o motorzinho de gasolina a frio.
Falha de cilindro verificar cabos de velas, supressores, velas ,tampa do distribuidor, junta queimada, válvula pressa ,regulagem, pistão do motor, tucho ou vareta de válvulas no cabeçote, junta queimada, bloco trincado,super aquecimento etc.
Consumo de combustível verificar as velas, mistura de combustível,cheiro do catalisador,se o veiculo não esta desenvolvendo bem, regulagem geral,cut off função reduzir o consumo e a poluição..
Atuador do motor de passo IAC difícil de pegar com o motor frio, pega falhando, com o motor quente fica bom. Ele comanda a marcha lenta do motor esta fixado no na TBI fazer limpeza
Válvula de injeção defeitos: afoga o motor, não da aceleração, falha o cilindro, falta de combustível no cilindro, marcha lenta irregular,afogando o motor quando em excesso, sujeira necessitando de limpeza trocar os reparos queimada fora de especificações
Luz de norma lia do Kadet acendendo, o veiculo não esta falhando defeito mangueira do MAP embaixo do filtro desligada ou entupida teste de piscada códico 15 e33 no map voltagem alta no cts.
Sintoma de fazível queimado da bomba elétrica de combustível: não da aceleração em baixa rpm, em alta vai bem,
Sintoma da bobina queimada :motor não quer pegar, não da sinal, carros antigos esquenta muito, colocando um pano molhado em volta sai a falha.etc

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